A EXTRAÇÃO DE MINERAIS E O ASSOREAMENTO DE IGARAPÉS EM RONDÔNIA / THE MINERAL EXTRACTION AND SILTING OF STREAMS IN RONDÔNIA
Resumo
O presente artigo apresenta uma breve cronologia acerca o povoamento do Estado de Rondônia, o qual obteve um grande e rápido crescimento populacional a partir da década de 70, tendo como principais fatores responsáveis a exploração de minerais e os Projetos de Colonização Oficial ofertados pelo Governo Federal, os quais deram origem ao atual Estado de Rondônia. Nesse cenário, a cidade de Ariquemes-RO ganha ênfase por abrigar em seu território três grandes áreas de garimpos: o Bom Futuro, Massangana e o Caladinho. O fato de ter ocorrido um rápido e desordenado povoamento, gerou muitos problemas ambientais. O artigo tem por objetivo identificar as causas do assoreamento de dois igarapés: Tabapuã e Amorim, localizados geograficamente em linhas pertencentes a Monte Negro-RO e Ariquemes-RO, uma vez que o Rio Amorim possui sua nascente em meio o garimpo Massangana. Os resultados da pesquisa foram obtidos através de sistemáticas observações de campo com registros de imagens e coleta de depoimentos de moradores das áreas próximas aos rios, e pesquisas bibliográficas que deram apoio e respaldo para o problema já citado. Dessa forma, pode-se ratificar que as atividades mineralógicas são as grandes responsáveis pelo assoreamento dos igarapés em foco.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do(s) autor(es) e do periódico, com os direitos de primeira publicação para a Revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com o creative commons.
Os nomes e endereços informados neste periódico serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.