IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS NA IMPLANTAÇÃO DE LINHAS DE TRANSMISSÃO NO BRASIL / ENVIRONMENTAL IMPACTS CAUSED THE ESTABLISHMENT OF TRANSMISSION LINES IN BRAZIL
Resumo
As obras de Linhas de Transmissão (LTs) devem ser acompanhadas de análise consubstanciada dos fatores ambientais físicos, bióticos, abióticos, socioeconômicos e suas interações, na condição de configurar com realismo a influência exercida quando da implantação do empreendimento e sua respectiva capacidade de suporte do meio físico frente às intervenções realizadas, sem que a qualidade ambiental seja demasiadamente afetada. Neste artigo, foram abordados os impactos mais comumente observados em Linhas de Transmissão cuja tensão seja de 500 Kv ou superior, por ser empreendimento de maior proporção e de maior consequência ambiental, apresentados por concessionárias em cumprimento das leis ambientais brasileiras em nível federal, estadual e municipal. Os impactos foram divididos em três grandes grupos: meio biótico, meio socioeconômico e meio físico. No grupo dos impactos ambientais no meio biótico citou-se a perda de área e remoção de indivíduos de espécies de flora, fragmentação de áreas de vegetação nativa, acidentes com a fauna alada, alteração do número de indivíduos da fauna no entorno da LT, acidentes com a fauna terrestre e interferências sobre unidades de conservação. No segundo grupo, abordou-se a melhoria/Implantação do fornecimento de energia elétrica, dinamização da economia, criação de expectativas favoráveis na população, aumento da oferta de trabalho, interferência no cotidiano da população, aumento do tráfego de veículos / embarcações, pressão sobre a infraestrutura de serviços essenciais, interferência no uso e ocupação da terra e, por fim, alteração da paisagem local. Nos impactos do meio físico, foram citados o inicio e/ou aceleração de processo erosivo, a interferência com área de patrimônio paleontológico e a alteração da rede de drenagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-04-12
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do(s) autor(es) e do periódico, com os direitos de primeira publicação para a Revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com o creative commons.
Os nomes e endereços informados neste periódico serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.