LEVANTAMENTO QUALITATIVO-QUANTITATIVO DE INDIVÍDUOS ARBÓREOS PRESENTES EM CALÇADA E QUE FORAM SUPRIMIDOS NO MUNICÍPIO DE SALTO - SP / QUALITATIVE-QUANTITATIVE SURVEY OF ARBOREAL INDIVIDUALS PRESENTIN SUPPRESSED SIDEWALK IN THE CITY OF SALTO - SP
Resumo
O tema arborização urbana, no Brasil, é relativamente recente e no qual deve haver um envolvimento por parte do Poder Público e da sociedade civil, onde cada um cumpra seu papel. A salubridade ambiental proporcionada pela vegetação urbana ocorre devido sua função ecológica e influência direta sobre o bem estar humano. Este trabalho tem por objetivo apresentar um levantamento qualitativo-quantitativo dos indivíduos arbóreos presentes em calçada que foram suprimidos no município de Salto no ano de 2012, avaliando os aspectos que implicaram na necessidade de supressão dos mesmos. Do total de solicitações para supressão de indivíduos arbóreos em calçada no período avaliado verificou-se a autorização para supressão de 63 deles, dentro do total de 157 indivíduos arbóreos vistoriados. O dano estrutural foi a justificativa técnica para a maior parte das supressões de árvores executadas no município e o Ficus (Ficus benjamina) foi a espécie arbórea mais problemática, visto que a mesma não é adequada para utilização na arborização urbana.
Palavras-chave: arborização. supressão. Ficus benjamina. dano estrutural
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do(s) autor(es) e do periódico, com os direitos de primeira publicação para a Revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com o creative commons.
Os nomes e endereços informados neste periódico serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.