DESAFIOS NA GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA SAÚDE
Resumo
O Programa Bolsa Família na Saúde permite a inserção das famílias beneficiárias aos serviços de saúde, fator que contribui com a redução das taxas de desnutrição e mortalidade materna e infantil. Só no segundo semestre de 2010 mais de sete milhões de famílias foram acompanhadas na saúde de forma detalhada. Porém essa melhoria no aumento das famílias acompanhadas não é suficiente, pois, muitas famílias ainda não têm acesso a uma alimentação adequada, com qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Dentro dessa problemática surgem vários desafios para a gestão do Programa Bolsa Família na Saúde, principalmente o de materializar o direito dessas famílias aos serviços de saúde preventivos, envolvendo ações de alimentação, nutrição e vacinação. Nesse sentido, pretende-se analisar as principais características do programa bem como os desafios a ele impostos. Assim o artigo se desenvolveu dentro de uma pesquisa bibliográfica. Nota-se no decorrer do trabalho que muitos desafios precisam ser vencidos para que o programa cumpra com o objetivo para o qual foi criado, compreende-se que é uma tarefa que requer a intersetorialidade e interdisciplinaridade para garantia de êxito.
Palavras-Chave: Programa Bolsa Família na Saúde. Gestão. Famílias
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do(s) autor(es) e do periódico, com os direitos de primeira publicação para a Revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com o creative commons.
Os nomes e endereços informados neste periódico serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.