A administração pública como facilitadora do desenvolvimento social e econômico

Autores

  • Juliane Marise Barbosa Teixeira
  • Achiles Batista Ferreira Junior
  • Júlio César Cristoffer Vieira

Resumo

RESUMO

O presente trabalho aborda questões relacionadas ao Planejamento na esfera pública, concomitantemente associadas às áreas social e econômica, que exercem interação com a sustentabilidade ambiental e permitem que no âmbito da Administração Pública sejam desenvolvidas ações que proporcionem o aprimoramento almejado: o bem estar coletivo. A pesquisa, do tipo conclusiva-descritiva, foi desenvolvida com ênfase em busca de referenciais bibliográficos para a condução do contexto histórico e da influência da boa Administração Pública como facilitadora do desenvolvimento, vislumbrando os resultados qualitativos que isto gera para o aprimoramento em todas as suas vertentes que convergem para o indivíduo beneficiário das boas práticas dos gestores.

 

Palavras-chave: Administração Pública. Planejamento. Desenvolvimento.

 

ABSTRACT

This paper discusses topics related to planning in the public sphere, concomitantly associated with social and economic areas, which exert interaction with environmental sustainability and allow in Public Administration actions that provide the desired improvement be developed: the collective well-being. The research, from conclusive-descriptive type, was developed with an emphasis on search of bibliographic references for conducting historical context and influence of the good Public Administration as a facilitator of development, envisioning the qualitative results it generates for improvement in all its aspects which converge to the beneficiary of good practices of the individual managers.

 

Keywords: Public Administration. Planning. Development.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Marise Barbosa Teixeira

Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento do PPGTE na UTFPR; Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela PUCPR (2009); Graduada em Letras pela PUCPR (2006). Graduanda em Administração pela UNINTER. Atuou como coordenadora de Recursos Humanos em empresa de engenharia com aproximadamente 2 mil funcionários e cinco filiais pelo país ( Angola 2006 a 2010). Também atuou como professora especialista na área de Educação Especial de 2002 a 2006. Possui em experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Estratégica de Pessoas. Atualmente atua como coordenadora Adjunta do Curso Tecnólogo Superior em Gestão Publica, MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades e MBA em Marketing Político e Organização de Campanha Eleitoral da Escola de Gestão Pública, Políticae Jurídica no Centro Universitário Internacional UNINTER. Docente na área de Gestão de Pessoas no Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão - IBPEX. Professora Tutora convidada na Coordenação de Tecnologia na Educação - COTED da UTFPR.

Achiles Batista Ferreira Junior

Autor de 05 livros e 03 E-books na área de Marketing, Administração e Tecnologia, com vários artigos publicados área de marketing e administração. Mestre em Gestão de Negócios pela UFSC (2002); Bacharel em Tecnologia da Informática pela UTP - (1995), Especialista em Marketing Empresarial pela FESP (2001); Especialista em Metodologia do Ensino Superior - FESP (2000); Especialista em Educação Tecnológica - Fatec-PR (2007); Especialização em Formação de Docentes (em curso); Doutorando em Tecnologia & Sociedade como aluno externo na UTFPR. Em fase de conclusão graduação em Administração pelo Centro Universitário Internacional UNINTER; foi Coordenador da PÓS OPET, foi coordenador dos cursos de MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades, MBA em Marketing Político e Gerenciamento de Campanhas Eleitorais, Adjunto EAD Curso Superior Tecnológico em Gestão Pública e Comunicação no Centro Universitário Internacional UNINTER, atualmente atua como coordenador PÓS GRADUAÇÃO EAD área Empresarial, MBA em Marketing pelo Centro Universitário Internacional UNINTER; Coordenador do curso CST EAD Marketing UNINTER, Docente na graduação do curso de Publicidade e Propaganda pela UNIBRASIL; Professor docente no Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão - IBPEX; Experiência profissional e docente na área de Comunicação, Administração, com ênfase em Marketing e Planejamento. Professor convidado Pós Graduação em cursos na UNIARP / UP/ POSITIVO / UNICURITIBA.

Downloads

Publicado

2014-12-17

Edição

Seção

Artigos