A dependência institucional de crianças e adolescentes
Resumo
Este trabalho é resultado de um debate realizado pelo autor Roberto da Silva e sua obra Os Filhos do Governo (1992), intrínseco ao projeto Pesquisar as vivências de sujeitos egressos dos serviços de acolhimento institucional e familiar (Paraná, Santa Catarina e São Paulo) no que tange à sua convivência familiar e comunitária; teve como objetivo discutir a dependência institucional de crianças e adolescentes. Concomitantemente, o problema de pesquisa es compreender a preparação do/a adolescente para o egresso do acolhimento institucional e familiar pela maioridade civil e verificar se há rupturas acíclicas neste novo ciclo de convivência. Inicialmente apresenta-se a linha histórica desse serviço, posteriormente o planejamento da saída por maioridade civil de adolescentes destas instituições, na perspectiva de uma nova realidade. O caminho metodológico definido para este trabalho é a pesquisa bibliográfica, com revisão de livros e artigos científicos relacionados ao tema. Consideramos que há possível dependência, em alguns casos, respeito à permanência em algum modelo de instituição de acolhimento, devido à impossibilidade de restabelecimento de vínculo familiar ou comunitário, ocasionado pela vulnerabilidade das políticas sociais.
Palavras-chave: Criança e adolescente. Egressos do acolhimento institucional e familiar. Atuação profissional. Dependência institucional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em virtude de aparecerem neste caderno de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons (https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)