As percepções do usuário referente aos serviços ofertados no âmbito do Creas: perspectiva de garantia de direitos ou de assistencialismo?
Resumo
Este estudo objetiva apresentar os principais resultados obtidos a partir da pesquisa de campo que compôs a avaliação do projeto de intervenção, aplicado no âmbito do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) — espaço onde foi desenvolvido o estágio supervisionado. O projeto procurou identificar e avaliar as apreensões dos usuários em relação aos serviços ofertados, com o intuito de desvelar as experiências apreendidas pelos usuários nesse equipamento. Diante dos dados obtidos, foi possível vislumbrar os limites e possibilidades postos neste espaço socioinstitucional. Com a socialização dessas informações, mesmo não sendo uniforme, espera-se contribuir com as reflexões a respeito da relação entre o profissional assistente social, os usuários dos serviços e o espaço institucional. Partindo da hipótese de que os sujeitos desconheciam as atribuições desse espaço socio-ocupacional, levantou-se o seguinte questionamento: qual a percepção do usuário para com os serviços ofertados no CREAS? A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Os resultados apontaram para divergências quanto à compreensão entre a oferta dos serviços e as representações expressadas pelos usuários.
Palavras-chave: Projeto de Intervenção. Estágio supervisionado. Serviço Social.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em virtude de aparecerem neste caderno de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons (https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)