O Estado e a política pública de saúde mental

Autores

  • Franciele Saldanha de Lacerda Centro Universitário Uninter
  • Andréia Almeida
  • Selma Ávila
  • Cleci Elisa Albiero

Resumo

RESUMO

O presente artigo tem como tema central realizar uma breve discussão sobre a política pública de saúde mental. A pesquisa se iniciou através de contato com pessoas que dependem da política da saúde mental e pelo interesse em compreender a ação do Estado e da Rede Intersetorial que envolve a política de saúde mental. Neste sentido, elencou-se como objetivo central demostrar a importância da rede para o alcance da intersetorialidade e as ações do assistente social na política de saúde mental. Conhecer também a história da saúde mental e a reforma psiquiátrica a partir de pesquisas em livros, documentários, jornal, pesquisa cientifica e pesquisa de campo semiestruturada e exploratória com profissional responsável. Destaca ainda, o processo de trabalho e aponta os principais limites enfrentados pelos assistentes sociais na política de saúde mental. Por fim, a pesquisa possibilitou-nos conhecer a dinâmica do trabalho da assistente social nas intervenções no tratamento do usuário da rede psiquiátrica e a dificuldade na prática da intersetorialidade.

Palavras-chave: Saúde Mental; Intersetorialidade; Políticas Públicas.

ABSTRACT

The objective of the following paper is to briefly discuss mental illness public policy. The study first step was to contact people who depend on the mental illness public policy as well to understand how the State and the Intersectorial Network related to the mental illness public policy work. Thus, the main objective is to display the importance of the network for the intersectoriality range and the social worker activities towards the mental illness public policy. In addition, it is necessary to know the mental illness history and the psychiatry reformation through books, documentaries, newspapers, scientific research and an exploratory and semi structured field research led by a professional. It also highlights the working process and mentions the main limits faced by social workers regarding the mental illness public policy. Finally, the study makes possible to understand how social workers act towards the treatment of the psychiatric network user and the intersectoriality practice downside.

Keywords: Mental Health; Intersectoriality; Public Policies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciele Saldanha de Lacerda, Centro Universitário Uninter

O presente artigo traz para discussão do Estado e a política pública na saúde mental.Destaca ainda, o processo de trabalho e a maior dificuldade do assistente social na politica de saúde mental. A pesquisa vai apresentar o inicio da história da saúde mental no país, suas redes de apoio sócio assistencial, primeiras instituições psiquiatrias e suas histórias ao decorrer dos anos, a intersetorialidade e a reforma psiquiátrica, consequências e benefícios que a reforma trouxe para os usuários da rede da saúde mental. Segundo a profissional entrevistada, ela explana as dificuldades na atualidade da saúde mental nos hospitais psiquiátricos, relata o triste debate da volta do eletrochoque. Nesta pesquisa conhecemos o desenvolvimento do trabalho da assistente social nas intervenções, tratamento do usuário da rede psiquiátrica e a dificuldade na pratica da intersetorialidade.

Andréia Almeida

Graduação no curso Serviço Social no Centro Universitário Uninter

Selma Ávila

Graduação no curso Serviço Social no Centro Universitário Uninter

Cleci Elisa Albiero

Assistente Social, Mestre em Serviço Social e Professora do Curso de Serviço Social da Uninter. Pesquisadora do GETF – linha de pesquisa: Formação, Práticas e Identidade Profissional.

Downloads

Publicado

2019-04-22

Edição

Seção

Artigos