A IMPORTÂNCIA DO PROJETO TARECO E MARIOLA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E AMBIENTAL NA CIDADE DO BELO JARDIM - PE
Resumo
O Projeto Tareco e Mariola foi criado com o objetivo de fazer com que a educação ambiental acontecesse de fato, por meio de ações integralistas, que a partir de 2010 ganharam uma nova identidade visual com o objetivo de agrupar todos os seguimentos do trabalho social da empresa de baterias Moura, que é a mantenedora do Projeto Tareco e Mariola. O Projeto integra ainda a ARAS (Associação dos Recicladores e Artesãos) que participam direta e indiretamente do processo de coleta seletiva e artesanato, e o GQTE (Gestão da Qualidade Total na Educação) mais conhecido como programa 5S que envolve a empresa Moura e as escolas que o adotaram. O programa 5S desenvolvido nas escolas é transmitido também à população através de eventos elaborados pelas escolas em conjunto com o Tareco e Mariola. Foi utilizada a revisão de literatura, a aplicação de questionários estratégicos por meio de entrevistas abertas junto ao gestor e funcionários como: os artesãos, os catadores formais, os coordenadores do GQTE. Segundo os resultados obtidos o Projeto vem contribuindo para a ampliação de uma consciência ecológica e sustentável, vinculando ao ambiente escolar através do programa de Gestão da Qualidade Total na Educação com os 5S; envolvendo escola e comunidade por meio de seminários, apresentações, encontros e exposições que muito tem contribuído para a mudança de hábitos e práticas errôneos que degradam o meio ambiente, também no desenvolvimento social por meio da geração de emprego e renda através das atividades de reciclagem e artesanato desenvolvidos pela ARAS.
Palavras-chave: Educação ambiental. Trabalho social. Artesanato.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do(s) autor(es) e do periódico, com os direitos de primeira publicação para a Revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com o creative commons.
Os nomes e endereços informados neste periódico serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.