Educação ambiental: a questão do lixo na agrovila Princesa do Xngu, zona rural da cidade de Altamira-PA.

Autores

  • Patricia Barbosa Nunes Centro Universitário Internacional - UNINTER
  • Bruno Alves dos Santos Centro Universitário Internacional - UNINTER
  • Rafael Lopes Ferreira Centro Universitário Internacional - UNINTER

Resumo

RESUMO

 

O presente trabalho visa fazer um estudo de caso sobre a importância do lixo como pratica de educação ambiental na agrovila Princesa do Xingu, zona rural da cidade de Altamira-PA. Com objetivos de identificar que tipo de lixo é mais produzido, as formas de descartes, verificar se fazem a separação do lixo e de levantar se reciclam ou reutilizam o lixo. O método de analise foi o estudo de caso, no qual serve para responder questionamentos que o pesquisador não tem muito controle sobre o fenômeno estudado, ou seja, é um método de pesquisa de natureza empírica que investiga um fenômeno. O estudo descrito neste artigo tem como escopo discutir a Educação Ambiental no contexto do lixo produzido pelos moradores da Agrovila Princesa do Xingu, indicando caminhos e alternativas que oportunizem intervir e transformar a realidade. É indiscutível a necessidade de se adotar medidas eficazes para alterar o rumo da destruição do meio ambiente. A educação ambiental tem o importante papel de transformar a realidade, formando cidadãos críticos, conscientes em relação ao meio em que vivem. O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de campo que evidencia a responsabilidade dos pesquisados na busca de alternativas de ação possíveis de serem aplicadas na realidade de nosso cotidiano e que transformem a realidade através da conscientização ambiental dos todos.

 

Palavras-chaves: Agrovila Princesa do Xingu. Educação Ambiental. Lixo.

 

 

ABSTRACT

The following paper intends to display ways of minimizing environmental impacts through an Environmental Management System (EMS) implemented by companies that cause such impacts as well as the importance of the environmental auditing process following up such management. Knowing the EMS dynamics is going to bring significant advantages for the environment, for the company that develops it, and for the people who, directly or indirectly, interacts with such initiative. Thus, the study is going to describe the concept of environmental impact and its consequences, how an EMS works, and the execution and advantages of an environmental auditing. It is a theoretical research that has gone through articles, books, thesis, dissertations, as well as the pertinent legislation to the proposed theme and it was observed that the benefits a company has, when it has its EMS running efficiently. Finally, the paper initiates a discussion on the importance of the implementation of an EMS for companies to solidify themselves within the market they belong.

Keywords: Environmental Impact. Environmental Management System. Environmental Auditing.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Barbosa Nunes, Centro Universitário Internacional - UNINTER

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Pará, especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentavel pelo Centro Universitário Internacional. Atualemnte sou professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa do Xingu em Altamira/PA e curso pós-graduação em Metodologia do Ensino de História e Geografia pelo Centro Universitário Internacional.

Bruno Alves dos Santos, Centro Universitário Internacional - UNINTER

Graduado em Geografia pela Univsersidade Federal do Pará, estudande do curso de graduação em Pedagogia e de pós-graduação em Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER

Rafael Lopes Ferreira, Centro Universitário Internacional - UNINTER

Gestor Ambiental pela Faculdades Integradas Camões/PR, Especialista em Biotecnologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)), orientador de TCC do Centro Universitário Internacional-UNINTER.

Referências

CARVALHO, I. C. de M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

DIAS, Genebaldo Freire. Subsídios para a prática da educação ambiental. In: Educação Ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004. 551p. 30-35.

FADINI, Paulo S; FADINI, Almerinda A.B. Lixo: desafios e compromissos. In Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola. Edição especial, maio 2001.

FALCADE, Noelí T. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: possibilidades e atitudes de preservação. Acadêmica do Curso Normal Superior com habilitação em Séries Iniciais da Faculdade de Itupiranga - FAI. S. d.

JUNIOR, Arlindo Philippi. E PELICIONI, Maria. Educação Ambiental e Sustentabilidade. 1ª ed. Barueri-SP. Manolie, 2005.

LOUREIRO, Carlos Frederico; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza (org.). Repensar a educação ambiental: um olhar critico. São Paulo: Cortez, 2009.

MARODIN, V. S, MORAIS, G. A. Educação Ambiental com os temas geradores lixo e água e a confecção de papel reciclável artesanal. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte. UEMS.

MARTINS, Jacqueline C. de V. A formação de atitudes e o comportamento público do brasileiro em relação ao lixo que produz. In: Revista Holos, Ano 20, dezembro de 2004.

MOURA, Antônio M; Ribeiro, João C. Altamira no Contexto Geográfico. 1. Ed. Belém: Autor, 2009,119 p.

ROCHA, G. M. Ocupação Planejada da Terra e Cidades na Região de Integração do Xingu: da colonização oficial aos assentamentos rurais, estado do Pará. Movendo Ideias (UNAMA), v. 1, p. 8-30, 2010.

TELLES, M.Q. et al. Vivências integradas com o meio ambiente. São Paulo: Sá, 2002.

UMBUZEIRO. A.U.B; UMBUBUZEIRO. Ubirajara Marques. Altamira e sua História: 4 ed. Belém: ponto press,2012.

YIN, Robert K. Estudo de caso: Planejamento e Método. São Paulo: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

2017-04-12

Edição

Seção

Artigos