AS PUNIÇÕES PREVISTAS NA LEGISLAÇÃO INIBEM A PRÁTICA DE ILÍCITOS CONTRA AS FINANÇASPÚBLICAS
Resumo
Este artigo tem por objetivo estudar as punições previstas na legislação contra a prática de ilícitos contra as finanças públicas cometidas pelos gestores públicos que temporariamente prestam serviços na administração pública. Nos dias de hoje apesar de existir legislações que responsabilizam os gestores públicos por uma má gestão financeira, dificilmente é vista a efetiva punição deles e/ou dos funcionários públicos envolvidos nos crimes contra o erário. É por meio da revisão bibliográfica de livros, da leitura de revistas e consulta a internet que este tema será abordado dando suporte a um estudo mais detalhado. O resultado esperado deste trabalho é informar aos leitores que o ótimo aproveitamento dos recursos públicos somente ocorrerá por meio do controle desses recursos por meio do uso adequado da legislação e de efetivos treinamentos das pessoas envolvidas nos processos de licitações e contratos administrativos e também dos ordenadores de despesa que muitas das vezes são agentes políticos sem o mínimo de compreensão dos procedimentos legais.
Palavras-Chave: Responsabilidade penal. Responsabilidade administrativa. Ética. Eficácia. Gestores públicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do(s) autor(es) e do periódico, com os direitos de primeira publicação para a Revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com o creative commons.
Os nomes e endereços informados neste periódico serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.