O sistema carcerário no Brasil e sua ineficiência

Autores

  • Patrícia Ramaldes Ferreira da Silva Moreira
  • Solange Maria Pimentel

Resumo

RESUMO

Este artigo analisará de forma crítica o que tem sido vivenciado dentro do Sistema Prisional Brasileiro. Abordará a ineficácia do sistema carcerário principalmente no que tange à integridade física e moral do cidadão preso, bem como à reestruturação do detento a fim de viver de forma digna e produtiva em sociedade. O objetivo é trazer a população à consciência de que tratar este cidadão apenas como um instrumento para aplicação de pena, não contribui para a sua real regeneração uma vez que continua a ser um risco ou até pior quando do retorno ao convívio social. Para alcançar os objetivos estabelecidos, procedeu-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Este artigo não tem a intenção de trazer pensamentos demagógicos, mas sim uma reflexão humanista e a busca do Estado Democrático de Direito. O cidadão brasileiro precisa compreender o quanto antes que o que vem acontecendo dentro desses estabelecimentos não tem nada a ver com justiça, mas sim com mais um descaso da sociedade para com mais uma parte da população.

Palavras-Chave: Detento; Ineficácia; Sistema Prisional Brasileiro.

ABSTRACT

The following paper is going to do a critical analysis of what has been happening within the Brazilian Correction System. It is going to focus on the correctional system ineffectiveness, especially when it comes to the moral and bodily integrity of the convicts as well as their resocialization, aiming a more productive and dignified way to live in society. The objective is to make people aware that treating convicts as mere instruments to inflict sentences does not help in their rehabilitation, which is a risk when they return to society. In order to reach the established goals the authors performed a qualitative bibliographical research. The following paper does not intend to elaborate demagogical issues, but a humanist reflection and to seek a democratic state that abides by the rule of law. Brazilians need to understand, as soon as possible, that what has been happening within correctional facilities is not justice, but a disregard from society towards part of the population.

Keywords: Convict; ineffectiveness; Brazilian Correction System.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Ramaldes Ferreira da Silva Moreira

Assitente Social, especialista em Política Social e Fundamentos e Competências Profissionais, atuou no Conselho Municipal de Diretitos da Criança e do Adolescente e no I Conselho Tutelar, ambos na cidade de Duque de Caxias/RJ, foi Técnica da Comissão do Processo de Escolha de Conselheiros Tutelares 2012 e Técnica responsável pela Comissão de Políticas Públicas em 2013.

Solange Maria Pimentel

Assistente Social (Faculdades Integradas Espirita), Mestre em Tecnologia e Trabalho (UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

Downloads

Publicado

2019-04-22

Edição

Seção

Artigos