Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO PARA O CADERNO INTERSABERES

 

Para submeter o seu artigo leia atentamente e em seguida siga os passos indicados listados a seguir. O Caderno publica textos interdisciplinares na área de Educação em diálogo com outras áreas de conhecimento.

 

Políticas de submissão O Caderno Intersaberes tem edição bimestral e aceita para publicação trabalhos de pesquisa originados em trabalhos de conclusão de curso, artigos acadêmicos e artigos de comunicação de resultado de pesquisa.

 

Por isso, entende-se que: O desenvolvimento do artigo deve ser consistente, embasado em princípios de construção científica do conhecimento; O texto deve ser embasado em um referencial teórico-conceitual; Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de responsabilidade dos autores.

 

Deverá constar, no final dos artigos, o endereço completo, afiliação institucional, telefone e e-mail, para encaminhamento de correspondências pela Comissão Editorial. Os artigos de desenvolvimento teórico são embasados em pesquisa bibliográfica, propondo novos modelos e interpretações de fatos relevantes para a comunidade acadêmica. Os trabalhos empíricos são embasados em pesquisas metodologicamente fundamentadas, criteriosamente conduzidas e adequadamente analisadas. Os artigos devem estar adequados as normas éticas de publicação CNPq - Ética e Integridade na Prática Científica - Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq http://www.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm#etica.

 

O processo de avaliação consta de duas etapas: Avaliação preliminar pelo Conselho Editorial, que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista e área temática; Revisão gramatical e ortográfica, bem como bibliográfica de responsabilidade dos avaliadores.

 

Critérios a serem considerados para avaliação: Qualidade da redação e domínio da língua; Qualidade no conteúdo apresentado: clareza na exposição das ideias, articulação entre as proposições, explicações claras para o leitor; Referencial teórico-conceitual: deve refletir o conhecimento na área determinada.

 

Estrutura do texto: título/ resumo/ palavras-chave/ introdução; fundamentação teórica e desenvolvimento; considerações finais; o Tema: deve ser relevante e pertinente ao contexto abordado, ao momento e à pesquisa desenvolvida; os artigos de desenvolvimento teórico e artigos baseados em pesquisas empíricas devem ter de 15 até 20 páginas.

 

 

APRESENTAÇÃO E FORMATAÇÃO Tipo de arquivo e formatação básica o Arquivo em formato A4; o Editor de texto Word for Windows; Margens superior e esquerda: 3 cm, margens inferior e direita: 2 cm; Fonte: Candara tamanho 12; Parágrafo: entre linhas: 1,5; Alinhamento justificado; Incluir, quando houver, todas as informações como tabelas, gráficos, ilustrações e referências consultadas. Ilustrações As ilustrações (gráficos, desenhos, etc.) devem ser limitados ao mínimo indispensável e enviadas separadamente do texto, identificadas e numeradas em algarismos arábicos (imagens digitalizadas devem ser enviadas em JPG, resolução 300 dpis), e com a fonte. Numeração de tabelas e quadros: As tabelas e quadros numerados consecutivamente em algarismos arábicos, com legenda.

 

Referências: As notas de rodapé serão indicadas por números arábicos e restritas ao mínimo indispensável. Referências devem ser citadas no corpo do texto com indicação do sobrenome, ano e página de publicação. As referências bibliográficas completas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, de acordo com as normas da ABNT (NBR-6023).

 

 

O artigo pode ser enviado pelo link de submissão da plataforma em Caderno Intersaberes: As submissões que não estiverem de acordo com as normas acima serão devolvidas aos autores. IMPORTANTE: os artigos que não incluírem as referências no corpo do texto conforme as normas da ABNT serão rejeitados.

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.