O cristianismo como religião do Império Romano e a sociedade contemporânea

Autores

  • Marli Turetti Rabelo Andrade Centro Universit
  • Adriana Rodrigues Barbosa Noroefé

Resumo

O cristianismo, constituído pela filosofia cristã derivada dos preceitos de Jesus Cristo, foi difundido pelo apóstolo Paulo após a morte de Jesus durante o Império Romano. No ano 313, o imperador Constantino concedeu liberdade de culto aos cristãos, então perseguidos e torturados por sua crença. O cristianismo tornou-se a religião oficial do Império Romano através de ato instituído por Teodósio. Para evitar a decadência de seu império, Constantino dividiu-o em ocidental, cuja capital era Roma, e oriental, mais conhecido como Império Bizantino, do qual Constantinopla era a capital. As diferenças culturais entre oriente e ocidente conduziram a divergências em relação ao chefe da igreja, ao culto às imagens, aos rituais, aos dias santificados e aos inúmeros direitos do clero. A igreja aliou-se aos bárbaros invasores do território ocidental, catequizou também os francos do Império Germânico de Carlos Magno, de modo que se tornou uma das maiores instituições religiosas e políticas do mundo ocidental. Dito isto, o objetivo desta pesquisa é suscitar as circunstâncias que contribuíram para elevar à Igreja à posição máxima de autoridade a partir do Império Romano.

Palavras-chave: império romano; cristianismo; sociedade contemporânea.

Abstract

Christianity, the Christian philosophy derived from Jesus Christ’s precepts, was spread by the apostle Paul after Jesus’ death during the Roman Empire. In the year 313, Emperor Constantine granted worship freedom to Christians, who were then persecuted and tortured for their belief. Christianity became the official religion of the Roman Empire through an act instituted by Theodosius. To prevent the decay of his empire, Constantine divided it into a Western Empire, whose capital was Rome, and an Eastern Empire, better known as the Byzantine Empire, of which Constantinople was the capital. The cultural differences between east and west led to disagreements over the head of the church, image worship, rituals, holy days, and clergy numerous rights. The church allied itself with Western territory’s barbarian invaders, catechized also the Franks of Charlemagne's Germanic Empire, so that it became one of the largest religious and political institutions of the Western world. This being said, this research objective is to raise the circumstances that contributed to elevate the Church to the highest position of authority from the Roman Empire on.

Keywords: Roman Empire; Christianity; contemporary society.

Resumen

El cristianismo constituido por la filosofía cristiana derivada de los preceptos de Jesucristo fue difundido por el apóstol Pablo luego de la muerte de Jesús durante el Imperio Romano. En el año 313, el emperador Constantino les concedió libertad de culto a los cristianos, en ese entonces perseguidos y torturados por su creencia. El cristianismo se volvió la religión oficial del Imperio Romano por medio de acto instituido por Teodosio. Para evitar la decadencia de su imperio, Constantino lo dividió en occidental, cuya capital era Roma, y oriental, más conocido como Imperio Bizantino, del cual Constantinopla era la capital. Las diferencias culturales entre oriente y occidente condujeron a divergencias respecto al jefe de la iglesia, al culto de imágenes, a los rituales, a los días santificados y a los muchos derechos del clero. La iglesia se alió a los bárbaros invasores del territorio occidental, catequizó también a los francos del Imperio Germánico de Carlos Magno, de modo que se volvió una de las instituciones religiosas y políticas más grandes del mundo occidental. Eso dicho, el objetivo de esta investigación es estudiar las circunstancias que contribuyeron para elevar a la Iglesia a la posición máxima de autoridad a partir del Imperio Romano.

Palabras-clave: imperio romano; cristianismo; sociedad contemporánea.

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Biografia do Autor

Marli Turetti Rabelo Andrade , Centro Universit

Projeto de Pesquisa: teologia, sociologia e filosofia: diálogos orgânicos - Grupo de Pesquisa: EAD, PRESENCIAL E O HÍBRIDO: vários cenários de docência, de aprendizagem e políticas públicas (UNINTER).

Adriana Rodrigues Barbosa Noroefé

Licenciando em Ciências da Religião do Centro Universitário Internacional UNINTER – Programa de iniciação científica (PIC/2022) – Área de Humanidades.

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Publicado

2022-11-09