Arte abstrata no Paraná: um olhar sobre a poética de Helena Wong

  • Danielly Dias Sandy Centro Universitário Internacional Uninter
  • Elaine de Araújo Souza Centro Universitário Internacional Uninter

Resumo

Este artigo é resultado parcial de uma pesquisa de graduação em artes visuais, cujo tema é a arte abstrata no estado do Paraná, focada na obra da artista chinesa Helena Wong, naturalizada brasileira. Wong chegou ao Brasil na década de 1950, foi pintora, desenhista, gravadora e aluna da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Este texto apresenta o surgimento e aspectos teóricos da arte abstrata no início do século XX, mostrando como se difundiu e influenciou produções artísticas em Curitiba, onde residiu Wong, a partir do envolvimento de artistas que fomentavam a chegada de movimentos vanguardistas com discussões e debates. Evidencia-se a linguagem e a poética da obra artística abstrata de Helena Wong, que reunia características da arte oriental com atributos da arte ocidental.

Palavras-chave: arte abstrata; arte abstrata no Paraná; Helena Wong.

Abstract

This article is a partial result of undergraduate research in visual arts, whose theme is abstract art in the state of Paraná, focusing on the work of Chinese artist Helena Wong, naturalized Brazilian. Wong arrived in Brazil in the 1950s, was a painter, draftsman, printmaker, and student at the School of Music and Fine Arts of Paraná. This text presents the emergence and theoretical aspects of abstract art in the early twentieth century, showing how it spread and influenced artistic production in Curitiba, where Wong lived, from the involvement of artists who encouraged avant-garde movements arrival with discussions and debates. The language and poetics of Helena Wong's abstract artwork, which brought together characteristics of oriental art with attributes of western art, are evident.

Keywords: abstract art; abstract art in Paraná; Helena Wong.

Resumen

 Este artículo es resultado parcial de una investigación de pregrado en artes visuales, cuyo tema es el arte abstracto en el estado de Paraná, centrada en la obra de la artista china Helena Wong, naturalizada brasileña. Wong llegó al Brasil en la década de 1950, fue pintora, dibujante, grabadora y alumna de la Escuela de Música y Bellas Artes de Paraná. Este texto presenta el surgimiento y aspectos teóricos del arte abstracto en el inicio del siglo XX; muestra cómo se difundió y ejerció influencia sobre la producción artística en Curitiba, en donde vivió Wong, a partir del compromiso de artistas que estimulaban la llegada de movimientos de vanguardia con discusiones y debates. Se destaca el lenguaje y la poética de la obra artística abstracta de Helena Wong, que reunía características del arte oriental con atributos del occidental.

Palabras-clave: arte abstracto; arte abstracto en Paraná; Helena Wong.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielly Dias Sandy, Centro Universitário Internacional Uninter

Professora dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Bacharel em Pintura /Mestre em Museologia.

Elaine de Araújo Souza , Centro Universitário Internacional Uninter

Licenciada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Internacional Uninter.

Referências

ABSTRACIONISMO. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo347/abstracionismo. Acesso em: 2 mar. 2022.

AIDAR, Laura. Abstracionismo. Toda Matéria, [S.l.], 2019. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/abstracionismo/. Acesso em: 2 mar. 2022.

ARCHER, Renan. Conhecendo a arte moderna paranaense através dos museus e ruas curitibanos. Escotilha, Curitiba, 28 set. 2018. Zero Pila. Disponível em: http://www.aescotilha.com.br/colunas/zero-pila/arte-moderna-paranaense-museus-curitiba/. Acesso em: 2 mar. 2022.

CAMARGO, Geraldo Leão Veiga de. Escolhas abstratas: arte e política no Paraná (1950-1962). 2002. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2002.

CUNHA, Amanda S. Torres. Caminhos em poéticas visuais bidimensionais. Curitiba: Intersaberes, 2017.

DÓRIA, Lílian Freury et al. (orgs.). Metodologia do ensino de arte. Curitiba: Intersaberes, 2013.

FERNANDES, M. G.; PUGLIESE, V. Notas sobre a abstração informal na historiografia da arte no Brasil. Porto Artes: Revista de Artes Visuais, Porto Alegre, v. 25, n. 44, p. 1-20, 2020.

FERREIRA, H. M. D. Ivan Serpa. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2004.

FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA. Praça do Japão vai receber escultura de Tomie Ohtake. 18 jul. 2018. Notícias. Disponível em: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/noticias/praca-do-japao-vai-receber-escultura-de-tomie-ohtake/. Acesso em: 2 mar. 2022.

GOWING, L. (dir.). História da arte: do simbolismo ao surrealismo. Barcelona: Folio, 2008.

HELENA Wong. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa9472/helena-wong. Acesso em: 2 mar. 2021.

JUSTINO, Maria José; CASILLO, Regina de Barros Correia (orgs.). Por que pintura? Curitiba: Solar do Rosário, 2009.

OLIVEIRA, L. H. C. de. A “validade” da “arte paranaense” na crítica de Adalice Araújo. Revista do Colóquio, Vitória, v. 1, n. 19, p. 100-118, 2020.

VAZ, Adriana. Fundamentos da linguagem visual. Curitiba: Intersaberes, 2016.

Museus Paraná. Disponível em: http://www.memoria.pr.gov.br/biblioteca/index.php?id_biblioteca=22. Acesso em: 2 mar. 2022.

Publicado
2022-03-09