Desenhando a anatomia na escola pública: aplicativo Poseit e história da arte no ensino médio do Estado de São Paulo

Autores

  • Kaue Alves Ferreira

Resumo

Este trabalho investiga o ensino de anatomia humana no contexto da história da arte e o uso de aplicativos na educação artística para estudantes do ensino médio no Estado de São Paulo. Pesquisas revelam que o currículo paulista não incorpora plenamente a Abordagem Triangular proposta por Barbosa (2014). Ao comparar os conteúdos presentes no Referencial Curricular do Estado do Paraná com o Currículo Paulista, especificamente em relação aos fundamentos da linguagem visual, constatou-se uma ausência desses conceitos nos documentos do Estado de São Paulo. A inclusão dos fundamentos da linguagem visual no currículo proporciona aos estudantes uma melhor compreensão espacial e os capacita a utilizar o desenho como uma forma expressiva que reflete sua realidade. Essa abordagem valida a disciplina de arte, integrando-a a um contexto histórico, político, cultural e imagético. Portanto, acredita-se que os estudantes não apenas reproduzirão, mas também contribuirão para a valorização do ensino de arte nas escolas públicas. Diante dessa questão, surge a problemática central: até que ponto os documentos legais que orientam o trabalho do docente na disciplina de arte no ensino médio, incluindo a LDBEN, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo Paulista e o Referencial Curricular do Estado do Paraná, permitem o ensino de desenho anatômico? O objetivo geral deste trabalho é realizar uma análise documental para verificar as possibilidades de abordagem do desenho anatômico pelo professor em sala de aula, quando respaldado pelos documentos legais mencionados, em especial a Lei n° 9.394/1996, a BNCC, o Currículo Paulista e o Referencial Curricular do Estado do Paraná. A metodologia adotada considera a natureza básica da pesquisa, empregando uma abordagem qualitativa com objetivos descritivos e exploratórios, além de análise documental e revisão bibliográfica.

Palavras-chave: desenho anatômico; educação em arte; documentos legais.

Abstract

 

This study investigates the integration of human anatomy education within the context of art history and its application in art education for high school students in the state of São Paulo. Research suggests that the São Paulo curriculum lacks full implementation of the Triangular Approach proposed by Barbosa (2014). A comparative analysis between the content outlined in the Paraná State Curriculum Framework and the São Paulo Curriculum, particularly regarding fundamentals of visual language, reveals the absence of these concepts in São Paulo's documents. Incorporating the fundamentals of visual language equips students with enhanced spatial understanding and empowers them to utilize drawing as an expressive tool reflecting their reality. This approach strengthens the value of art education by integrating it within a historical, political, cultural, and visual context. Consequently, it is expected that students will not only replicate existing works but also actively contribute to the appreciation of art education in public schools. Stemming from this concern, the central research question emerges: to what degree do the legal documents guiding art teachers in high school, including the LDBEN, BNCC, São Paulo Curriculum, and the Paraná State Curriculum Framework, allow for the teaching of anatomical drawing? The overarching objective of this study is to conduct a documentary analysis to explore the possibilities of incorporating anatomical drawing into classroom instruction, supported by the legal documents, particularly the Law No. 9.394/1996, the National Common Curricular Base (BNCC), the São Paulo Curriculum, and the Paraná State Curriculum Framework. The chosen methodology aligns with the research's fundamental nature, employing a qualitative approach with descriptive and exploratory aims, complemented by documentary analysis and a comprehensive literature review.

Keywords: anatomical drawing; art education; legal documents.

Resumen

Este trabajo investiga la enseñanza de anatomía humana en el contexto de la historia del arte y el uso de aplicaciones en la educación artística para estudiantes de la enseñanza secundaria en el estado de Sao Paulo. Investigaciones revelan que el plan curricular paulista no incorpora plenamente el abordaje triangular propuesto por Barbosa (2014). Al comparar los contenidos presentes en el plan curricular del estado de Paraná con el paulista, específicamente con relación a los fundamentos del lenguaje visual, se constató una ausencia de esos conceptos en los documentos del estado de Sao Paulo. La inclusión de los fundamentos del lenguaje visual en el plan curricular proporciona a los estudiantes una mejor comprensión espacial y los capacita a utilizar el dibujo como una forma expresiva que refleja su realidad. Ese enfoque valida la asignatura de arte, integrándola a un contexto histórico, político, cultural e imagético. Por lo tanto, se cree que los estudiantes no solo reproducirán, sino también contribuirán para la valoración de la enseñanza de arte en las escuelas públicas. Frente a esa cuestión, surge la problemática central: ¿hasta qué punto los documentos legales que orientan el trabajo del docente en la asignatura de arte en la secundaria, incluyendo la LDBEN, la BNCC y los planes curriculares de Sao Paulo y Paraná permiten la enseñanza de dibujo anatómico? El objetivo general de este trabajo es realizar un análisis documental para verificar las posibilidades de enfoque del dibujo anatómico por el profesor en aula, cuando respaldado por los documentos legales mencionados, en especial la Ley no. 9.394/1996), la Base Nacional Común Curricular y los planes curriculares de Sao Paulo y de Paraná. La metodología adoptada considera la naturaleza básica de la investigación, empleando un enfoque cualitativo con objetivos descriptivos y exploratorios, además de análisis documental y revisión bibliográfica.

Palabras clave: dibujo anatómico; educación en arte; documentos legales.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaue Alves Ferreira

Acadêmico no Curso de Licenciatura em Artes Visuais no Centro Universitário Internacional (UNINTER).

Referências

ANJOS, A. M.; SILVA, G. E. G. Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) na Educação. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, Secretaria de Tecnologia Educacional, 2018. Disponível em: educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/433309/2/TDIC%20na%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20_%20compilado_19_06-atualizado.pdf. Acesso em: 11 nov. 2023.

BARBOSA, A. M. A imagem no ensino de arte: 1980 e os novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2014. p. 25-34.

BARBOSA, A. M. Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras. Tradução de Sofia Fan. Estudos Avançados, São Paulo, v. 3, n. 7, p. 170-182, set. 1989. Disponível em: scielo.br/pdf/ea/v3n7/v3n7a10.pdf. Acesso em: 16 ago. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/593336/LDB_5ed.pdf. Acesso em: 23 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

CAPOBIANCO, L. Comunicação e Literacia Digital na Internet: Estudo etnográfico e análise exploratória de dados do Programa de Inclusão Digital Acessa SP - PONLINE. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) — Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

EDWARDS, B. Desenhando com o Lado Direito do Cérebro: um curso para estimular a criatividade e a confiança artística. Sumaré: Nversus, 2021.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

FURTADO, W.; WINTER, E. M. Didática e os caminhos da docência. Curitiba: Intersaberes, 2017.

JUBRAN, A. Elementos para compreensão do desenho anatômico: uma metodologia do ensino do desenho dinâmico da figura humana para estudantes de artes visuais. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) — Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.

LOYOLA, F. G. Me Adiciona.com: Ensino de Arte + Tecnologias Contemporâneas + Escola Pública. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes) — Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2009.

MENEGAIS, D. A. F. N.; FAGUNDES, L. C.; SAUER, L. Z. A análise do impacto da integração da plataforma khan academy na prática docente de professores de matemática. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: doi.org/10.22456/1679-1916.57666. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57666. Acesso em: 10 dez. 2023.

MORAN, J. M. Ensino e Aprendizagem Inovadores com Tecnologias. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2000. DOI: 10.22456/1982-1654.6474. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6474. Acesso em: 10 dez. 2023.

NITTI, M. Google Play Store. Disponível em: play.google.com/store/apps/details?id=com.OneManBand.PoseIt. Acesso em: 8 nov. 2023.

PARANÁ (Estado) Secretaria da Educação. Referencial Curricular do Estado do Paraná - Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná. Curitiba, SEED 2021. p.111-113.

RAMOS, M. R. V. 2012. O uso de tecnologias em sala de aula. LENPES – PIBID de ciências sociais, Londrina, n. 2 v. 1, jul./dez. 2012. Disponível em: uel.br/revistas/lenpes-pibid/pages/arquivos/2%20Edicao/MARCIO%20RAMOS%20-%20ORIENT%20PROF%20ANGELA.pdf. Acesso em: 13 mar. 2024.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo - UNDIME. Coordenadoria Pedagógica Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019.

TARDIVO, M. C.; PARREIRA JÚNIOR, W. M. Tecnologia e Arte: O Uso de Ferramentas Digitais Simples como Possibilidade Didática na Disciplina de Educação Artística. In: SEMINÁRIO NACIONAL O UNO E O DIVERSO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR, 13., 2016, Uberlândia. Anais […]. Uberlândia: EdUFU, 2016. p. 1912-1924.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martin Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

2024-03-28