Ensino de artes visuais na Abordagem Triangular e Freiriana em diferentes contextos
Resumo
O presente artigo se propõe a refletir acerca da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa e da Pedagogia da Conscientização/Libertação de Paulo Freire na perspectiva do ensino de artes visuais em diferentes contextos. Objetiva-se investigar como essas duas abordagens podem ser combinadas e refletir sobre os benefícios potenciais dessa integração no ensino-aprendizagem em diferentes contextos de artes visuais, de maneira a promover a aprendizagem crítica e significativa dos aprendentes. No que diz respeito a esse ensino em diferentes contextos, haverá a reflexão sobre quais os ambientes que contemplam esse referido ensino externo ao espaço formal da sala de aula na instituição escolar. Em relação aos fundamentos da Abordagem Triangular, ela contempla a leitura da imagem, da obra ou do campo de sentido da arte, a contextualização e o fazer/produção. No que tange aos princípios da pedagogia freiriana, são destacados o diálogo e a interação/participação, a inserção na realidade dos aprendentes, a formação de um espírito crítico e de uma intervenção social, além de uma aprendizagem questionadora por parte dos aprendentes e um ensino democrático, multicultural e interdisciplinar. Dessa forma, pretende-se integrar os fundamentos e princípios das duas abordagens ao ensino de artes visuais nesses contextos não formais de ensino. Em relação à natureza da metodologia utilizada na pesquisa, trata-se de uma abordagem qualitativa e quanto aos seus objetivos é exploratória e descritiva. Já no que diz respeito aos procedimentos técnicos é bibliográfica. Constata-se que há similaridades e complementaridades entre as duas abordagens no ensino de artes visuais, uma vez que se apresenta possível a aplicação de forma conjunta de maneira a aprimorar o ensino de artes visuais e ultrapassar a limitação de uma abordagem rígida tradicional e meramente tecnicista e atuar como relevante meio de transformação da educação nacional em espaços externos à escola.
Palavras-chave: artes visuais; ensino; diferentes contextos; Ana Mae Barbosa; Paulo Freire.
Abstract
This article seeks to examine the Triangular Approach as espoused by Ana Mae Barbosa and the Pedagogy of Awareness/Liberation as developed by Paulo Freire. The objective is to gain insight into how these theoretical frameworks can be applied in the context of teaching visual arts. The objective is to examine the potential benefits of integrating these two approaches in teaching and learning in different visual arts contexts, with a view to promoting learners' critical and meaningful learning. In consideration of teaching in diverse contexts, this article will examine which environments accommodate this pedagogical approach beyond the conventional classroom setting within the school institution. With regard to the foundations of the triangular approach, it encompasses the following elements: reading the image, the work, or the field of meaning of art; contextualization; and making/production. In terms of the tenets of Freirian pedagogy, we underscore the significance of dialogue and interaction/participation, contextualization, the formation of a critical spirit, social intervention, and the questioning of learning on the part of the learners. Additionally, we highlight the value of democratic, multicultural, and interdisciplinary teaching. The objective is to integrate the foundational principles and tenets of the two approaches to visual arts education within these non-formal learning environments. In terms of the methodology employed in the research, it is a qualitative approach, with exploratory and descriptive objectives. In regard to the technical procedures employed, this is a bibliographical approach. It can be observed that the two approaches to teaching visual arts exhibit similarities and complementarities. The combination of these approaches has the potential to enhance the quality of visual arts education and address the limitations of a conventional, technically oriented approach. Furthermore, it can serve as a valuable instrument for transforming national education in non-formal settings.
Keywords: visual arts; teaching; different contexts; Ana Mae Barbosa; Paulo Freire.
Resumen
El presente artículo se propone reflexionar sobre el enfoque triangular de Ana Mae Barbosa y la Pedagogía de la Concientización/Liberación de Paulo Freire en la perspectiva de la enseñanza de las artes visuales en diferentes contextos. Se busca investigar cómo esos dos enfoques pueden combinarse y reflexionar sobre los beneficios potenciales de esa integración en la enseñanza y aprendizaje en diferentes contextos de artes visuales, a fin de promover el aprendizaje crítico y significativo de los alumnos. En ese sentido, a esa enseñanza en diferentes contextos, habrá una reflexión sobre los ambientes que contemplan dicha enseñanza externa al espacio formal de la clase en la institución escolar. En relación con los fundamentos del Enfoque Triangular, contempla la lectura de la imagen, de la obra o del campo de sentido del arte, la contextualización y el hacer/producción. A lo que se refiere a los principios de la pedagogía freiriana, se destacan el diálogo y la interacción/participación, la inserción en la realidad de los aprendices, la formación de un espíritu crítico y una intervención social, además de un aprendizaje cuestionador por parte de los alumnos y una enseñanza democrática, multicultural e interdisciplinaria. De esa manera, se pretende integrar los fundamentos y principios de los dos enfoques a la enseñanza de las artes visuales en esos contextos no formales de enseñanza. En relación con la naturaleza de la metodología utilizada en la investigación, se trata de un enfoque cualitativo y, en cuanto a sus objetivos, es exploratorio y descriptivo. Ya en lo que se refiere a los procedimientos técnicos, es bibliográfica. Se observa que hay similitudes y complementariedades entre los dos enfoques en la enseñanza de las artes visuales, ya que se presenta posible la aplicación conjunta de manera a mejorar la enseñanza de artes visuales y superar la limitación de un enfoque rígido tradicional y meramente técnico para actuar como medio relevante de transformación de la educación nacional en espacios externos a escuela.
Palabras clave: artes visuales; enseñanza; diferentes contextos; Ana Mae Barbosa; Paulo Freire.
Downloads
Referências
BANDEIRA, D. Ensino das Artes Visuais em Diferentes Contextos: experiências educativas, culturais e formativas. Curitiba: InterSaberes, 2017.
BARBOSA, A. M. A Imagem no Ensino da Arte: anos 1980 e novos tempos. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.
BARBOSA, A. M. Educação e Desenvolvimento Cultural e Artístico. Educação & Liberdade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 9-17, jul./dez. 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71713. Acesso em: 03 maio. 2024.
BARBOSA, A. M; CUNHA, F. P. (Org.). A Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
BERTOLETTI, A.; CAMARGO, P. Gravura: História, Técnicas e Contemporaneidade. Curitiba: InterSaberes, 2016.
BERTRAND, Y. Teorias Contemporâneas da Educação. 2. ed. Lisboa – Portugal: Instituto Piaget, 2001.
CAMARGO, F. M. B.; MIRANDA, M. R. O sentido das teorias pedagógicas no ensino da arte em escolas do campo: diálogo entre Paulo Freire e Ana Mae Barbosa. Ideação, v. 23, n. 2, p. 202–216, 2021. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/26093. Acesso em: 13 set. 2023.
CARVALHO, E. Q. A promoção da acessibilidade na educação profissional e tecnológica: reflexões sobre cultura surda e libras por meio da oferta de um minicurso a estudantes do ensino médio integrado. 2021. 225 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) — Instituto Federal de Alagoas, Campus Avançado Benedito Bentes, Maceió, 2021.
CONCEIÇÃO, S. R.; PILLAR, A. D. Leitura e apreensão da visualidade: um desafio contemporâneo. In: SANTANA, W.; SILVEIRA, É. L. (Org.). Educação: Entre Saberes, Poderes e Resistências v. 1. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.
DÓRIA, L. F.; ONUKI, G.; DIAZ, M.; ZAGONEL, B. (Org.). Metodologia do Ensino de Arte. Curitiba: InterSaberes, 2013.
FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. 45. ed. São Paulo: Paz e
Terra, 2019a.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática docente. 62. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019b.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 71. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra,
c.
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e Ousadia: O Cotidiano do Professor. 13. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
KESTER, G. H. Conversation Pieces: Community and Comunication in Modern Art. Oakland: University of California Press, 2004.
MACHADO, R. S. Sobre mapas e bússolas: apontamentos a respeito da abordagem triangula. In: BARBOSA, A. M.; CUNHA, F. P. (Org.). A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
MÈRCHER, L. Projetos culturais e de ensino das artes visuais em diferentes contextos. Curitiba: Intersaberes, 2018.
PILLAR, A. D. A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Medicação, 2001.
PILLAR, A. D. A leitura da imagem. In: PILLAR, A. D. et al. Pesquisas em Artes Plásticas. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS/ Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), 1993.
SIMÃO, S. M. O ensino de artes visuais e a formação no contexto contemporâneo. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 358-384, 2020. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15813. Acesso em: 20 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)
- Daiana Camargo de Oliveira Rizzi, Regiane Moreira Silva, Intervenções urbanas e coletivos artísticos: dos murais de Poty Lazzarotto aos painéis do coletivo muda , Caderno Intersaberes: v. 8 n. 13 (2019): Perspectivas de ensino e aprendizagem nas Artes Visuais