Os desafios do professor contemporâneo com o uso das plataformas educacionais

Autores

  • Marilia Lenz
  • Giselly Otto Luciano

Resumo

As plataformas educacionais invadiram as escolas, começando pelo ensino superior e especialização, e atualmente estão presente em todas as etapas de ensino, seja na forma de registro do antigo livro de classe ou diretamente para os estudantes, com jogos e conteúdo que os professores usam em sala de aula ou alimentam conforme o que foi trabalhado presencialmente, de modo que os estudantes realizem em casa como tarefa. Geralmente, as plataformas de jogos, de uma forma lúdica, tornam-se aliadas aos objetos de conhecimento. Apresentam alguns desafios para os docentes, como a mudança que deve se ter em sua didática, a qual é inerente ao domínio básico dos equipamentos necessários e sobre conhecer as plataformas e suas funcionalidades. Assim, faz-se necessária uma redefinição do papel do professor, que agora é mediador da construção do conhecimento e não mais detentor como há muitos anos era visto. As publicações mais antigas abordam e alertam sobre o uso da internet nas escolas, porém, ao longo dos anos, as tecnologias vêm fazendo mais parte da sala aula, com plataformas e jogos que os estudantes podem realizar tanto na escola como em casa, para elaborar pesquisas, assistir vídeos e fazer uso do computador para elaboração de atividades específicas. As práticas pedagógicas atuais exigem um profissional dinâmico, que acompanha essas mudanças, percebendo que o estudante não aprende apenas dentro da sala de aula com a aula expositiva, hoje há inúmeras possibilidades, a tecnologia pode alcançar, desenvolver habilidades no aluno que às vezes o professor sozinho não conseguiria.

Palavras-chave: plataformas educacionais; desafios; professor.

Abstract

Educational platforms have become a ubiquitous feature of the modern educational landscape, initially emerging in higher education and specialization, and subsequently permeating all levels of education. These platforms manifest in various forms, including as a digital record of traditional textbooks or as a direct resource for students, offering engaging games and content that educators utilize in the classroom or provide as assignments for students to complete at home. In general, gaming platforms serve as allies to knowledge objects in a playful manner. Such platforms present certain challenges for educators, including the need to adapt their teaching methods to accommodate the use of these new tools. This involves not only acquiring the necessary technical proficiency and knowledge of the platforms and their functionalities but also integrating them into the existing pedagogical framework. Consequently, it is imperative to redefine the role of the teacher, who now serves as a mediator in the construction of knowledge and is no longer the sole holder of it, as was observed many years ago. Earlier publications addressed and cautioned against the use of the internet in schools. However, over time, technologies have become increasingly integrated into the classroom, with the advent of platforms and games that students can utilize both at school and at home to conduct research, view videos, and utilize computers for specific tasks. In the current educational landscape, pedagogical practices necessitate a dynamic professional who is able to adapt to the evolving landscape of learning. It is no longer sufficient for students to learn solely through traditional lecture-based methods. The advent of technology has opened up a myriad of possibilities for skill development, many of which may not be achievable through traditional teacher-student interactions.

Keywords: educational platforms; challenges; teacher.

Resumen

Las plataformas educativas han invadido las escuelas, comenzando por la educación superior y especialización, y actualmente están presentes en todas las etapas de la enseñanza, sea en forma de registro del antiguo libro de clase o directamente para los estudiantes, con juegos y contenidos que los profesores usan en clase o alimentan según lo que se ha trabajado presencialmente, de modo que los estudiantes realicen en casa como tarea. Generalmente, las plataformas de juegos, de una forma lúdica, se convierten en aliados a los objetos de conocimiento. Presentan algunos desafíos para los docentes, como el cambio que se debe tener en su didáctica, la cual es inherente al dominio básico de los equipos necesarios y sobre conocer las plataformas y sus funcionalidades. Así, se hace necesaria una redefinición del papel del profesor, que ahora es mediador de la construcción del conocimiento y no más el poseedor como por muchos años era visto. Las publicaciones más antiguas trabajan y alertan sobre el uso de la internet en las escuelas, pero, a lo largo de los años, las tecnologías empezaron a formar parte del aula, con plataformas y juegos que los estudiantes pueden realizar, tanto en la escuela como en casa, para elaborar investigaciones, ver vídeos y hacer uso del ordenador para elaborar actividades específicas. Las prácticas pedagógicas actuales requieren un profesional dinámico, que acompaña esos cambios, al darse cuenta de que el estudiante no solo aprende dentro del aula con la clase expositiva, hoy en día hay innumerables posibilidades y la tecnología puede alcanzar y desarrollar habilidades en el alumno que a veces el profesor no podría hacer solo.

Palabras clave: plataformas educativas; desafíos; profesor.

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Biografia do Autor

Marilia Lenz

[1] Licencianda no curso de Pedagogia no Centro Universitário Internacional - Uninter.

Giselly Otto Luciano

Professora no Centro Universitário Internacional - Uninter.

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Publicado

2024-12-11