O diálogo no magistério de Francisco: uma reflexão a partir do capítulo 6 da Fratelli Tutti.

Autores

  • Isadora Maria Oliveira Souza Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (Cearp)
  • João Vitor da Costa Silva Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (Cearp)

Resumo

O diálogo é uma resposta para a sociedade que carece de pessoas, que verdadeiramente se encontram e respeitam-se mutuamente. O Papa Francisco fomenta a cultura do encontro, que, dentre outros elementos, se dá sobretudo por um diálogo sincero, em vista do bem comum e da verdade, tendo ponto culminante a amizade social. Assim, o objetivo desta pesquisa foi abordar a conceituação, implicações do diálogo a partir do magistério de Francisco. Para tanto, realizou-se uma investigação acerca do conceito e referente ao termo, através de uma revisão bibliográfica, e ainda, buscou-se conhecer a visão do Papa Francisco a respeito do diálogo, mediante o sexto capítulo da sua Encíclica, a Fratelli Tutti, intitulado Diálogo e Amizade Social. Conclui-se, que, o diálogo deve ser um constante      ouvir e amar, levando assim a uma esperança de um mundo melhor, mais pacífico, amoroso e unido. E ainda, dialogar, e, sobretudo, dialogar com amabilidade, é fazer misericórdia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Maria Oliveira Souza, Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (Cearp)

Mestra em Teologia Bíblica pela PUC PR, Pós Graduanda em Docência do Ensino Superior, Especialista em Docência do Ensino Religioso, Bacharel em Teologia pela Uninter, Bacharel em Comunicação Social. Professora no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (Cearp), no Convento Franciscano Masculino, no Curso de Teologia para leigos da Arquidiocese de Ribeirão Preto e na EE Prof. Jorge Faleiros. É membro do Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote.

João Vitor da Costa Silva, Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (Cearp)

Discente do curso de Graduação em Teologia do Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (Cearp).  Seminarista da Diocese de São João da Boa Vista.

Downloads

Publicado

2024-12-11