60 anos de MPB – das músicas de protesto à nova geração

Autores

  • Nataly Moletta Guimarães Diogo Uninter
  • Larissa Priscila Bredow Hilgemberg Uninter

Resumo

Resumo

O presente estudo pretende traçar uma linha do tempo da Música Popular Brasileira desde os anos 1960 até os dias atuais. O seu propósito é entender de que forma a MPB, suas canções e letras traduziram e traduzem a voz do povo e seus anseios, medos e sonhos. Assim, objetivamos relacionar a música — em especial a Música Popular Brasileira — e a sociedade, de forma a entender esta relação como de troca, em que a música inspira e é inspirada pela sociedade. Ainda, veremos a MPB, na época da ditadura militar, mostrando-se como ferramenta política e de engajamento e, no pós-ditadura, estudaremos quais foram os caminhos trilhados até a contemporaneidade. Como embasamento, traremos canções de diferentes décadas como Carcará, Mama África, Vilarejo, entre outras.

Palavras-chave: MPB. Música. Sociedade. Regime militar.

Abstract

The present study intends to trace a timeline of Brazilian Popular Music from the 1960s to the present day. Its purpose is to understand how MPB, its songs and lyrics, translated and translate the people's voice and their desires, fears and dreams. Thus, we aim to relate music - especially Brazilian Popular Music - and society to understand this relationship as an exchange in which music inspires and is inspired by society. Still, we will see MPB, at the time of the military dictatorship, showing itself as a political and engagement tool and, in the post-dictatorship, we will study the paths taken until contemporary times. As a basis, we will bring songs from different decades such as Carcará, Mama Africa, Village, among others.

Keywords: MPB. Music. Society. Military regime.

Resumen

Este estudio pretende elaborar una línea de tiempo de la Música Popular Brasileña desde los años 60 hasta el presente. Su propósito es entender de qué forma la MPB, sus canciones y letras, han traducido y traducen la voz del pueblo y sus anhelos, miedos y sueños. Así, tenemos la intención de relacionar la música — en especial la Música Popular Brasileña —, y la sociedad, de manera a entender esa relación como de intercambio, en la que la música inspira y es inspirada por la sociedad. También veremos la MPB, en la época de la dictadura militar, como herramienta política y de compromiso y, en la post-dictadura, estudiaremos cuáles fueron los caminos recorridos hasta la contemporaneidad. Como base, trataremos canciones como Carcará, Mama África, Vilarejo, entre otras.

Palabras-clave: MPB. Música. Sociedad. Régimen militar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROSO, A. Isto aqui o que é?. 1942. Disponível em: https://www.letras.mus.br/ary-barroso/322003/ Acesso em 14/12/2020

BOAL, Augusto. Hamlet e o filho do padeiro: memórias imaginadas. Rio de Janeiro: Record, 2000

BOULOS, Alfredo. História e Sociedade & cidadania: 3º ano. 1ª Ed. São Paulo: FTD, 2013.

BUARQUE, C. Chico Buarque (1978).[S.I.]: Philips, 2010. 1 CD.

CAMPOS, C. A letra brasileira de Paulo Cesar Pinheiro: uma jornada musical. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2009.

CÉSAR, C. Mama Africa. 1995. Disponível em: https://www.letras.mus.br/chico-cesar/45197/ Acesso em 14/12/2020

CONTIER, A.D. Edu Lobo e Carlos Lyra: O Nacional e o Popular na Canção de Protesto (Os Anos 60). Rev. bras. Hist., São Paulo, v. 18, n. 35, p. 13- 52,1998. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881998000100002&lng=pt&tlng=pt Acesso em 14/12/2020

FRANCISCO, EL HOMBRE. Triste, louca ou má. 2016. Disponível em: https://www.letras.mus.br/francisco-el-hombre/triste-louca-ou-ma/ Acesso em 14/12/2020

FREIRE, V.L.B; AUGUSTO, E.S. Sobre flores e canhões: canções de protesto em festivais de música popular. Per musi, Belo Horizonte, n. 29, p. 220-230, jun. 2014 .

GIL, G. Pela Internet. 1996. Disponível em: https://www.letras.mus.br/gilberto-gil/68924/ Acesso em 14/12/2020

IKEDA, A. Mas, afinal, que gênero é esse a que chamam de MPB?. [Entrevista concedida a] Carolina Fioratti. Jornal da USP, agosto de 2019. Disponível em https://jornal.usp.br/atualidades/mas-afinal-que-genero-e-esse-a-que-chamam-de-mpb/ Acesso em 14/12/2020

MERRIAM, A. O. The anthropology of music. Evanston: Northwestern University Press, 1964.

MONTE, M. Vilarejo. 1997. Disponível em: https://www.letras.mus.br/marisa-monte/441705/ Acesso em 14/12/2020

NAVES, S.C. RUMOS DA MPB. Revista cult, 2006. Disponível em <https://revistacult.uol.com.br/home/rumos-da-mpb/> . Acesso em: 14/12/2020

SÁ, GUARABYRA. Sobradinho. 1977. Disponível em: https://www.letras.mus.br/sa-guarabyra/356676/ Acesso em 14/12/2020

VALE, J. do. Coleção nova música popular brasileira: João do Vale. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Abril Cultural, 1977. 1 LP

VELOSO, C. Alegria, alegria. 1968 Disponível em: https://www.letras.mus.br/caetano-veloso/43867/ Acesso em 14/12/2020

Downloads

Publicado

2021-03-15

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)