Por uma dramaturgia cabralina
Resumo
Este artigo defende a necessidade de investigação dos aspectos dramatúrgicos do texto Morte e Vida Severina — um auto de Natal pernambucano, de João Cabral de Melo Neto, obra frequentemente analisada como parte do universo poético do autor, mas sem exame dos elementos teatrais que a caracterizam e constituem, como entendemos, uma dramaturgia cabralina. Este estudo se compõe de um levantamento do estado da arte com breves descrições de pesquisas sobre o texto dramático do “poeta da pedra”. Portanto, a partir de revisão bibliográfica, recorremos a Escorel (1973), Kowzan (1988), Moura (2003) e Secchin (2020) para demonstrar que a dramaturgia de João Cabral de Melo Neto é subvalorizada em comparação à poesia dele. Há necessidade de estudos que revelem os traços da escrita dramatúrgica do poeta que tão bem soube cantar a dramaticidade presente no flamenco e nas touradas, como na morte e vida dos habitantes de sua terra natal.
Palavras-chave: João Cabral de Melo Neto; Morte e Vida Severina; poema dramático cabralino; dramaturgia cabralina.
Abstract
This paper defends the need to investigate the dramaturgical aspects of the text Morte e Vida Severina — um auto de Natal pernambucano, by João Cabral de Melo Neto, a work often analyzed as part of the author’s poetic universe, but without examining the theatrical elements that characterize it and constitute, as we understand, a Cabral’s dramaturgy. This study is composed of a survey of the state of the art with brief descriptions of research on the “poet of stone” dramatic text. Therefore, based on literature review, we resort to Escorel (1973), Kowzan (1988), Moura (2003) and Secchin (2020) to demonstrate that João Cabral de Melo Neto’s dramaturgy is undervalued in comparison to his poetry. There is a need for studies revealing the dramaturgical writing traits of the poet who so well knew how to sing the dramaticity present in flamenco and bullfights, as in the death and life of his homeland inhabitants.
Keywords: João Cabral de Melo Neto; Morte e Vida Severina; Cabral’s dramatic poem; Cabral’s dramaturgy.
Resumen
Este artículo defiende la necesidad de estudiar los aspectos dramatúrgicos del texto Morte e Vida Severina — um auto de Natal pernambucano, de João Cabral de Melo Neto, obra frecuentemente analizada como parte del universo poético del autor, pero sin el estudio de los elementos teatrales que la caracterizan y que constituyen, como entendemos, la dramaturgia de João Cabral. Este estudio se compone de una recopilación del estado del arte con breves descripciones de investigaciones sobre el texto dramático del “poeta de la piedra”. Por lo tanto, a partir de revisión bibliográfica, recurrimos a Escorel (1973), Kowzan (1988), Moura (2003) y Secchin (2020) para demostrar que la dramaturgia de João Cabral de Melo Neto es subvalorada respecto a su poesía. Se requieren estudios que develen rasgos de la escrita dramatúrgica del poeta que tan bien supo cantar la dramaticidad del flamenco y de las corridas de toro, como la de la muerte y vida de los habitantes de su tierra natal.
Palabras-clave: João Cabral de Melo Neto; Morte e Vida Severina; el poema dramático de João Cabral; la dramaturgia de João Cabral.
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