Elementos narrativos LGBTQIA+ nos games: uma leitura Queer de The Last Of Us Part II

Autores

  • Rangel Luiz dos Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o game The Last of Us Part II sob a perspectiva da teoria queer, a partir de uma reflexão sobre a possibilidade de construção de narrativas de valor artístico e estético nos jogos eletrônicos interativos, observando tais mídias por seu aspecto narratológico, em contraste às tradicionais abordagens ludológicas. Para tanto, através dos textos de Michel Foucault e Judith Butler, apresentam-se os pressupostos históricos que moldaram a concepção mais comum de gênero e sexualidade, e como foi problematizada e desconstruída ao longo do tempo, de modo que mulheres, pessoas LGBTQIA+ e outras minorias levantassem uma voz de resistência em meio a uma sociedade machista e heteronormativa. Por fim, apresenta-se uma análise dos personagens e da história do jogo para entender como o universo ficcional de The Last of Us pode ampliar o debate entre seus jogadores e espectadores sobre redução binária entre homem e mulher, ou hétero e homossexual. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com revisão qualitativa de literatura sobre a relação entre games, narrativa/literatura e universo queer.

Palavras-chave: game; The Last of Us Part II; teoria queer; LGBTQIA+.

Abstract

This paper purpose is to analyze the game The Last of Us Part II from the queer theory perspective, as of a reflection on the possibility of constructing artistic and aesthetic value narratives in interactive electronic games, observing such media by its narratological aspect, in contrast to traditional ludological approaches. To this end, through Michel Foucault and Judith Butler texts, it presents the historical assumptions that shaped the most common gender and sexuality conceptions, and how it was problematized and deconstructed over time, so that women, LGBTQIA+ people and other minorities raised a resistance voice amidst a macho and heteronormative society. Finally, an analysis of the game's characters and story is presented to understand how the fictional universe of The Last of Us can broaden the debate among its players and viewers about binary reduction between men and women, or straight and gay. The methodology used was bibliographic research with qualitative literature review on the relationship between games, narrative/literature and queer universe.

Keywords: game; The Last of Us Part II; queer theory; LGBTQIA+.

Resumen

El objetivo de este trabajo es analizar el game The Last of Us Part II desde la perspectiva de la teoría queer, a partir de una reflexión sobre la posibilidad de construcción de narrativas de valor artístico y estético en los juegos electrónicos interactivos, evaluando esos medios por su vertiente narratológica, en contraposición a los enfoques ludológicos. Para ello, por medio de los textos de Michel Foucault y Judith Butler, se presentan los presupuestos teóricos que delinearon la concepción más común de género y sexualidad y como ella se ha problematizado y deconstruido a lo largo del tiempo, de modo que mujeres, personas LGBTQIA+ y otras minorías elevasen una voz de resistencia en una sociedad machista y heteronormativa. Por último, se presenta un análisis de los personajes y de la historia del juego para entender cómo el universo ficcional de The Last of US puede ampliar el debate entre sus jugadores y espectadores sobre la reducción binaria entre hombre y mujer, u hetero y homosexual.  La metodología utilizada fue la investigación bibliográfica con revisión cualitativa de literatura sobre la relación entre games, narrativa/literatura y universo queer.

Palabras-clave: game; The Last of Us Part II; teoría queer; LGBTQIA+.

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Biografia do Autor

Rangel Luiz dos Santos, CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER

Licenciado em Letras pelo Centro Universitário Internacional — Uninter.

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Publicado

2022-07-26