Rosana Paulino: costuras da memória na 12ª Bienal do Mercosul

Autores

  • Jeferson Schoffen Cardoso UNINTER
  • Larissa Priscila Bredow Hilgemberg Centro Universitário Internacional Uninter

Resumo

O presente artigo aborda a participação da artista e pesquisadora brasileira Rosana Paulino na 12ª Bienal do Mercosul, cujo eixo principal é o debate do lugar feminino e das minorias no contexto da atual sociedade. Sendo a artista homenageada desta Bienal, o artigo propõe a interpretação de duas de suas oito obras presentes na mostra: Parede da Memória (1994-2015) e História Natural (2016). Nelas, a artista incorpora a valorização das poéticas afro-brasileiras e tece manifestações contra o racismo, resgatando o papel da mulher negra na história do Brasil. Por meio de seu trabalho como educadora e pesquisadora, Rosana denuncia o abuso racial e trata de forma direta das ideias contrárias ao discurso da pseudociência que coloca a “raça branca” como superior. A Bienal, nesse contexto, estimula a reflexão ao abraçar as pluralidades existentes, trazendo propostas de mulheres e todas as sensibilidades relacionadas ao gênero, convidando o público a pensar criticamente sobre temas urgentes, como as desigualdades de raça e gênero, fortalecendo a democracia e ampliando os contornos da cidadania.

Palavras-chave: Rosana Paulino; Bienal do Mercosul; arte contemporânea.

Abstract

This article explores the participation of acclaimed Brazilian artist and researcher Rosana Paulino in the 12th Mercosul Biennial, which centered on the crucial debate surrounding the place of women and minorities within contemporary society. The article focuses on interpreting two of her eight exhibited works: Parede da Memória (1994-2015) and História Natural (2016). Through these pieces, Paulino incorporates and celebrates Afro-Brazilian poetics, weaving powerful artistic expressions that denounce racial injustice and reclaim the significant role of Black women in Brazilian history. Drawing upon her background as an educator and researcher, she directly confronts the harmful ideologies of racial superiority perpetuated by pseudoscientific discourse. The Biennial, in embracing such diverse perspectives, serves as a platform for critical reflection, amplifying the voices of women and promoting thoughtful consideration of urgent societal issues such as racial and gender inequalities. By fostering this dialogue, the Biennial strengthens the foundations of democracy and expands the boundaries of citizenship.

Keywords: Rosana Paulino; Mercosul Biennial; contemporary art.

Resumen

El presente artículo aborda la participación de la artista e investigadora brasileña Rosana Paulino en la 12ª Bienal del Mercosur, cuyo eje principal es el debate del lugar femenino y de las minorías en el contexto de la actual sociedad. Siendo la artista homenajeada de esta Bienal, el artículo propone la interpretación de dos de las ocho obras presentes en la muestra: Pared de la Memoria (1994-2015) e Historia Natural (2016). Em ellas, la artista incorpora la valorización de las poéticas afrobrasileñas y teje manifestaciones contra el racismo, rescatando el papel de la mujer negra en la historia de Brasil. Por medio de su trabajo como educadora e investigadora, Rosana denuncia el abuso racial y trata de forma directa de las ideas contrarias al discurso de la pseudociencia que pone a la “raza blanca” como superior. La Bienal, en ese contexto, estimula la reflexión al abarcar las pluralidades existentes, trayendo propuestas de mujeres y todas las sensibilidades relacionadas al género, invitando el público a pensar críticamente sobre temas urgentes, como las desigualdades de raza y género, fortaleciendo la democracia y ampliando los contornos de la ciudadanía.

Palabras clave: Rosana Paulino; Bienal del Mercosur; arte contemporánea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson Schoffen Cardoso, UNINTER

Acadêmico no curso de Licenciatura em Artes Visuais no Centro Universitário Internacional (UNINTER). 

Larissa Priscila Bredow Hilgemberg, Centro Universitário Internacional Uninter

Docente no Centro Universitário Internacional (UNINTER).

Referências

AMARAL, Diego Granja. Rasurando o retrato, reconfigurando os corpos: A rasura como gesto político-estético nas obras de Rosana Paulino e Elian Almeida. Contracampo, Niterói, v. 41, n. 1, p. 1-19, jan./abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.22409/contracampo.v41i1.52838. Disponível em: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/52838/31979. Acesso em: 7 dez. 2023.

BEVILACQUA, Juliana Ribeiro da Silva. O vazio na obra de Rosana Paulino. In: PICCOLI, V.; NERY, P. (org.). Rosana Paulino: a costura da memória. São Paulo, Pinacoteca de São Paulo, 2018. p. 149-161. Disponível em: http://biblioteca.pinacoteca.org.br:9090/bases/biblioteca/12191.pdf. Acesso em: 7 dez. 2023.

BIENAL MERCOSUL. Educativo Bienal 12. Disponível em: https://www.bienalmercosul.art.br/educativo-bienal12. Acesso em: jul. 2023.

BIENAL MERCOSUL, Site da Bienal. Disponível em: https://www.bienalmercosul.art.br/online. Acesso em: jul. 2023.

BIENAL MERCOSUL, Sítio de Internet. Catálogo Digital da Bienal 12 – Feminismo(s): visualidades, ações e afetos. Disponível em: https://www.bienalmercosul.art.br/materiais?pgid=k4ecfgaf-catlogo-digital-da-bienal-12-feminismos-visualidades-aes-e-afetos_0. Acesso em: jul. 2023.

DIONÍSIO, Gustavo; SUGAWARA, Gisele. Rosana Paulino: Arte, crítica, subjetividade. Revista GÊNERO, Niterói, v. 19, 1, p. 148-167, 2. sem. 2018. DOI: https://doi.org/10.22409/rg.v19i1.1193. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31296/18385. Acesso em: 7 dez. 2023.

GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Bienal 12: um espaço de intercâmbios. Revista USP, São Paulo, n. 126, p. 112-124, jul./set. 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i126p111-124; Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/176404/163948. Acesso em: ago. 2023.

LIVE #00 com Andrea Giunta e Gilberto Schwartsmann | BIENAL 12. [S. I.: s.n.], 2020a. 1 vídeo (1h09min). Publicado pelo canal Bienal do Mercosul. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AtajWkKNuNg. Acesso em: 7 dez. 2023.

LIVE #01 com Rosana Paulino e Igor Simões - editado | BIENAL 12. [S. I.: s.n.], 2020b. 1 vídeo (1h11min). Publicado pelo canal Bienal do Mercosul. Disponível em: https://youtu.be/yTeC7YYmOok. Acesso em: jul. 2023.

OLIVEIRA, A. M. de. Memórias e afetos – Afrocentricidade na 12 Bienal do Mercosul. In: SUZUKI, J. C.; NEPOMUCENO, M. M. C.; ARAÚJO, G. C. C. de (org.). Organismos Internacionais nas Políticas Culturais para a América Latina. São Paulo: FFLCH/USP; PROLAM/USP, 2021. p. 36-45. DOI: https://doi.org/10.11606/9786587621869. Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/743/660/2451. Acesso em: 7 dez. 2023.

ORTEGA, Anna. “Somos muito ingênuos em relação ao poder da imagem”, afirma Rosana Paulino. Jornal da Universidade, UFRGS, Porto Alegre, 24 de junho de 2021. Disponível em: https://www.ufrgs.br/jornal/somos-muito-ingenuos-em-relacao-ao-poder-da-imagem-afirma-rosana-paulino. Acesso em: ago. 2023.

SIMÕES, Igor Moraes; LOPONTE, Luciana Gruppelli. Uma Bienal em tempos de pandemia e a centralidade da curadoria educativa. Kult-ur, Castellón de la Plana, Espanha, v. 8, n. 16, p. 139-154, 2021. DOI: https://doi.org/10.6035/kult-ur.6123. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8466281.pdf. Acesso em: 7 dez. 2023.

SIMÕES, Eduardo. Ancestralidade, território e ciência. ARTE!BRASILEIROS, 17 de outubro de 2022. Disponível em: https://artebrasileiros.com.br/arte/artista/rosana-paulino. Acesso em: jul. 2023.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Rosana Paulino: a arte como resistência aos apagamentos da violência colonial. Crisol, Nanterre, França, n. 21, 2022. Disponível em: https://crisol.parisnanterre.fr/index.php/crisol/article/view/415/486. Acesso em: 7 dez. 2023.

TRINDADE, Denise. Narrativas da memória: suturas silenciosas em Rosana Paulino. In: CABRAL, Eula Dantas Taveira (org.). Comunicação, Cultura e Informação em perspectiva. Divinópolis-MG: Meus Ritmos Editora, 2020. p. 242-252.

Downloads

Publicado

2023-12-12