12ª Bienal do Mercosul: ressignificando o espaço expositivo de artes visuais durante a pandemia do Covid-19
Resumo
A descoberta de casos de coronavírus (SARS-CoV-2) em Wuhan, no fim de 2019, ocasionou a adoção de medidas coletivas em todo o mundo, parâmetros de isolamento e distanciamento social recomendados pela comunidade científica. Dada a necessidade de considerar novas configurações de exposição e divulgação artística, pois o mercado de produção cultural foi dos mais afetados pela pandemia, este artigo analisa a Bienal 12 Online, em sua primeira edição totalmente on-line, com o intuito de verificar como ocorreram as ações da Fundação Bienal do Mercosul para ressignificar a relação entre público e arte através das redes.
Palavras-chave: Bienal do Mercosul; pandemia; arte contemporânea; experiência; virtualidade.
Abstract
Coronavirus cases Discovery in Wuhan, at the end of 2019, has caused collective measures adoption worldwide, self-isolation and social distance parameters recommended by scientific community. Given the to consider exhibition and artistic dissemination new configurations, since the cultural production market was among the most effected by the pandemic, this article analyzes the Bienal 12 Online, in its first fully online edition, to verify how Bienal do Mercosul Foundation actions occurred to resignify the relation between public and arts through the networks.
Keywords: Mercosul Biennial; pandemic; contemporary art; experience; virtuality.
Resumen
La detección de casos de coronavirus (SARS-CoV-2) en Wuhan, a finales de 2019, obligó la adopción de medidas colectivas en todo el mundo, parámetros de aislamiento y alejamiento social recomendados por la comunidad científica. Dada la necesidad de considerar nuevas configuraciones para exposiciones y divulgación artística, por cuanto el mercado de producción cultural fue uno de los más afectados por la pandemia, este artículo analiza la Bienal 12 Online, en su primera edición totalmente online, con el propósito de verificar cómo se dieron las acciones de la Fundación Bienal del Mercosur para resignificar la relación entre público y arte a través de las redes.
Palabras-clave: Bienal del Mercosur; pandemia; arte contemporáneo; experiencia; virtualidad.
Downloads
Referências
AGUIAR, M. A.; AGUIAR, L. A. A pandemia da Covid-19 e seus impactos no setor cultural brasileiro. Sociedade e Cultura: Revista de Pesquisas e Debates em Ciências Sociais, Goiás, v. 24, p. 1-33, 2021.
AUGUSTO, C. P. A fruição da arte nas novas mídias. 2014. 18 f. TCC (Pós-graduação em Mídia, Informação e Cultura) — Escola de Comunicação e Artes, São Paulo, 2014. Disponível em: http://celacc.eca.usp.br/sites/default/files/media/tcc/artigo_carolina_pera_augusto.pdf. Acesso em: 13 maio 2022.
BIENAL MERCOSUL. Site oficial. Porto Alegre, 15 abr. 2020. Instagram: @bienalmercosul. Instagram: @bienalmercosul. Disponível em: https://www.instagram.com/bienalmercosul/. Acesso em: 22 abr. 2022.
BIENAL MERCOSUL. Site oficial. Porto Alegre, 15 abr. 2020. Facebook: @bienalmercosul. Disponível em: https://www.facebook.com/bienalmercosul/. Acesso em: 22 abr. 2022.
CATÁLOGO Digital da Bienal 12 – Feminismo(s): visualidades, ações e afetos. Bienal do Mercosul, Porto Alegre, 22 abr. 2022. Disponível em: https://www.bienalmercosul.art.br/materiais?pgid=k4ecfgaf-catlogo-digital-da-bienal-12-feminismos-visualidades-aes-e-afetos_0. Acesso em: 22 abr. 2022.
CHAVES, R.; MORIGI, V. Os impactos dos usos das mídias sociais em museus. In: VII ENCONTRO REGIONAL SUL DE HISTÓRIA DA MÍDIA – ALCAR SUL, 7., 2018, Santa Maria. Anais [...] Santa Maria: Alcar Sul 7, 2018.
EDUCATIVO Bienal 12. Bienal do Mercosul, Porto Alegre, 18 de mai. de 2022. Disponível em: https://www.bienalmercosul.art.br/educativo-bienal12. Acesso em: 18 mai. 2022.
GILBERTO Schwartzmann – Depoimento 26 maio 2020 | BIENAL 12. [S. l.: s. n.], 26 maio 2020. 1 vídeo (1 min). Publicado pelo canal Bienal do Mercosul. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=89F-qW4sWSE. Acesso em: 24 fev. 2023.
GOMES, J. C.; CARMO, M. B.; CLÁUDIO, A. P. Construção Interactiva de Exposições Virtuais. In: INFORUM 2010 — II SIMPÓSIO DE INFORMÁTICA, 2., 2010, Braga. Anais [...] Braga: INForum, 2010. p. 305-316.
GONÇALVES, L. R. Bienal 12: um espaço de intercâmbios. Revista USP, São Paulo, n. 126, p. 112-124, jul./ago./set. 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/176404/163948. Acesso em: 27 fev. 2023.
HENRIQUES, R. M. N. Os museus virtuais: conceito e configurações. Cadernos de Sociomuseologia, Lisboa, v. 56, n. 12, p. 53-70, 2018.
JORNAL Bienal 12 Porto Alegre. Bienal do Mercosul, Porto Alegre, 18 mai. 2022. Disponível em: https://en.bienalmercosul.art.br/bienal-12-jornal. Acesso em: 18 mai. 2022.
LEITE, E.; MEIRA, S. M. Apontamentos sobre curadoria de arte na contemporaneidade. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília, Brasília, v. 7, n. 14, p. 188-195, jul./dez. 2018.
MUCHACHO, R. Museus virtuais: a importância da usabilidade na mediação entre o público e o objecto museológico. Livro de Actas – 4º Congresso SOPCOM. Aveiro, 2005. p. 1540-1547.
RICHARD, N. Masculino/Femenino: Prácticas de la diferencia y cultura democrática. Santiago de Chile: Francisco Zegers Editor, 1993. 93.
PAUL, C. Os museus no passado e no futuro no pós-digital: materiais, mediação, modelos. In: GOBIRA, Pablo (org.). A memória do digital e outras questões das artes e museologia. Belo Horizonte: EDUEMG, 2019. p. 51-67.
PEREIRA, P. J. F. A mediação cultural através das mídias digitais: o papel do intelectual mediador na produção e compartilhamento de conteúdos na Internet. Revista Faces de Clio, Juíz de Fora, v. 8, n. 15, p. 92-111, 2022.
PEREIRA, V. C.; SILVA, M. B.; CRUZ, O. O. Arte e cultura na pandemia – Convergências e inovações de espaços artísticos culturais com espaços virtuais. Revista Internacional de Folkcomunicação, Ponta Grossa, v. 19, n. 43, p. 79-96, jul./dez. 2021.
SANTOS, P. L. V. A. C.; LIMA, F. R. B. Museu e suas tipologias: o webmuseu em destaque. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 24, n. 2, p. 57-68, 2014.
SCUDELLER, P. A. P. Curadoria Remix: reflexões sobre circulação e consumo de arte na 33ª Bienal de São Paulo. 2020. 216 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) — Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo, 2020.
VOMMARO, Pablo. O mundo em tempos de pandemia. Rev. Direito e Práx., Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 1095-1115, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)
- Wilson César T. Pinto, Paulo Yutaka Toyoshima Girata, Regiane Moreira Silva, Volta Redonda (RJ) e suas narrativas imagéticas para o Ensino das Artes , Caderno Intersaberes: v. 12 n. 38 (2023): Ciência e formação em Linguagens: cenários, perspectivas e desafios
- Regiane Moreira Silva, Wilson César T. Pinto, O espaço urbano como sala de exposição sensorial e representação simbólica , Caderno Intersaberes: v. 12 n. 38 (2023): Ciência e formação em Linguagens: cenários, perspectivas e desafios
- Jeferson Schoffen Cardoso, Larissa Priscila Bredow Hilgemberg, Rosana Paulino: costuras da memória na 12ª Bienal do Mercosul , Caderno Intersaberes: v. 12 n. 44 (2023): Práticas Contemporâneas no Ensino de Física, Química e Matemática