ARTE-EDUCAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR EAD:
PERSPECTIVAS SOBRE A ARTE NÃO EUROPEIA E A DESCOLONIZAÇÃO NO CURRÍCULO
Resumo
Esta produção pretende explorar as contribuições sociais ao trabalhar a arte não europeia no curso de artes visuais no Ensino a Distancia (EaD) como forma de promover a descolonização curricular do ensino superior. O trabalho de pesquisa tem como objetivo geral identificar como a arte não europeia no currículo do ensino a distância de artes visuais impacta a vida do estudante e, além disso, como objetivo específico, o trabalho busca definir como surgiu o ensino de artes visuais no Brasil; identificar a origem da colonização curricular na arte-educação brasileira; refletir sobre o papel do currículo no ensino à distância; caracterizar o público a quem o ensino é destinado; investigar os fatores sociais, culturais e históricos que culminaram para um currículo de artes visuais no EaD que prioriza a classe dominante e a arte europeia em detrimento de outras. A metodologia utilizada possui caráter qualitativo, básico e exploratório. O referencial teórico foi desenvolvido por meio de levantamento bibliográfico, dados estatísticos e pesquisa documental. Os resultados apontam que a ausência ou pouco aprofundamento de determinados conteúdos em detrimento de outros acarretam em uma arte-educação ainda sob as amarras da dominação europeia. No entanto, a educação em artes visuais também é um ato político. O ensino-aprendizagem é uma luta contra o orientalismo, o racismo estrutural e os estigmas étnicos aos quais somos submetidos em sociedade. Assim, ao trazer a arte não europeia em um papel de protagonista, cria-se um verdadeiro espaço de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: arte; currículo; descolonização; orientalismo.
Abstract
This production seeks to examine the social implications of incorporating non-European art into distance learning visual arts courses as a means of advancing the decolonization of the higher education curriculum. The overarching objective of this research is to ascertain the impact of non-European art in the distance learning visual arts curriculum on students’ lives. Furthermore, the project aims to elucidate the genesis of visual arts education in Brazil, ascertain the provenance of curricular colonization in Brazilian art education, reflect on the role of the curriculum in distance learning, delineate the intended audience for the program, and investigate the social, cultural and historical factors that have led to a visual arts curriculum in distance learning that prioritizes the ruling class and European art to the detriment of others. The methodology employed is qualitative, fundamental, and exploratory. The theoretical framework was developed through a comprehensive review of existing literature, statistical data, and documentary research. The results demonstrate that the absence or lack of depth of certain content, to the detriment of others, results in an art education that remains subject to European domination. However, visual arts education is also a political act. Teaching and learning can be understood as a struggle against orientalism, structural racism and the ethnic stigmas to which we are subjected in society. Consequently, the introduction of non-European art into a country has the potential to effect significant change.
Keywords: art; curriculum; decolonization; orientalism.
Resumen
Esta producción pretende explorar las contribuciones sociales al trabajar el arte no europeo en el curso de artes visuales en la Enseñanza a Distancia (EAD) como una forma de promover la descolonización curricular de la educación superior. El trabajo de investigación tiene como objetivo general identificar cómo el arte no europeo en el currículo de la enseñanza a distancia de artes visuales impacta la vida del estudiante y, además, como objetivo específico, el trabajo busca definir cómo surgió la enseñanza de artes visuales en Brasil; identificar el origen de la colonización curricular en el arte-educación brasileña; reflexionar sobre el papel del currículo en la enseñanza a distancia; caracterizar al público al que se dirige la enseñanza; investigar los factores sociales, culturales e históricos que culminaron en un currículo de artes visuales en el EAD que prioriza la clase dominante y el arte europeo en detrimento de otros. La metodología utilizada es de carácter cualitativo, básico y exploratorio. El referencial teórico fue desarrollado por medio de un levantamiento bibliográfico, datos estadísticos y búsqueda documental. Los resultados indican que la ausencia o poca profundización de ciertos contenidos en detrimento de otros crea un arte-educación aun bajo las ataduras de la dominación europea. Sin embargo, la educación en artes visuales es también un acto político. La enseñanza-aprendizaje es una lucha contra el orientalismo, el racismo estructural y los estigmas étnicos a los que estamos sometidos en sociedad. Así, al traer el arte no europeo en un papel de protagonista, se crea un verdadero espacio de enseñanza-aprendizaje.
Palabras clave: arte; currículo; descolonización; orientalismo.
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