EDITAL DE CHAMADA PERMANENTE DE ARTIGOS

2021-02-18
OS CADERNOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO PÚBLICA, POLÍTICA, JURÍDICA E SEGURANÇA TORNA PRESENTE O EDITAL PERMANANTE DE CHAMA DE ARTIGOS (FLUXO CONTÍNUO)  

Os Cadernos (acesso disponível em: <https://www.cadernosuninter.com/index.php/ESGPPJS>), com periodicidade semestral, recebe, em fluxo contínuo, artigos e TCC's, bem como, artigos e pesquisas resultantes de grupos de estudo, com anuência prévia do orientador.

Diretrizes para Autores

Tratam-se OS CADERNOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO PÚBLICA, POLÍTICA, JURÍDICA E DE SEGURANÇA de periódico semestral ligado institucionalmente à Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e de Segurança do UNINTER, de caráter interdisciplinar, e sua linha editorial recebe artigos inéditos e originais, mediante a avaliação dupla e cega por pares, sobre temas de Relações Internacionais, Ciência Política, Sociologia, Filosofia, História, Direito etc. O foco central deve se preocupar com os estudos e artigos científicos que reflitam a preocupação com a agenda nacional e internacional. Recebe, também, artigos e TCCs realizados nos cursos de graduação da ESGPPJS, seja por estudantes de graduação (nas modalidades presencial e a distância), seja de pesquisadores vinculados a pós-graduação, e também os trabalhos desenvolvidos nos grupos de iniciação científica da UNINTER.

Os trabalhos deverão ser redigidos em linguagem técnica, com extensão mínima de 12 e máxima de 25 laudas. Todos os textos terão avaliação prévia de pertinência temática e forma feita pelo Editor-Chefe ou por Conselheiro por este indicado. Depois disso, daí sim virá a avaliação no sistema double-blind-review.

Os artigos que não observarem o limite máximo de páginas serão arquivados e/ou rejeitados pelo Editor.

O Conselho Editorial se reserva o direito de não publicar os trabalhos que não observem os referidos parâmetros.

As Resenhas de Livros não poderão exceder o limite de 5 páginas.

Os trabalhos serão submetidos à apreciação dos Conselhos Editorial e Consultivo da revista que, mediante prévio parecer do Editor-Chefe, acatará ou não a publicação, por meio do sistema de avaliação por pares, double-blind-review, avaliação dupla-cega.  A decisão será comunicada, via e-mail aos autores, sem o compromisso de devolução dos originais.

Os artigos serão examinados pelos Conselheiros levando-se em consideração os seguintes critérios:

a) a pertinência temática com as áreas da Escola;

b) a originalidade do trabalho;

c) a fundamentação teórica;

d) a precisão técnico-científica do conteúdo apresentado;

e) a observância rigorosa das regras da língua em que o texto for escrito.

Cada texto receberá dois pareceres de dois Conselheiros (do Conselho Editorial ou do Conselho Consultivo) contendo as seguintes recomendações:

a) indicar para publicação;

b) indicar para publicação, desde que efetuadas as revisões indicadas pelos Conselheiros;

c) negar a publicação;

d) justificar, sempre, no campo próprio, a indicação ou negação de publicação, bem como as sugestões de modificações.

*Observação: as informações, opiniões e conceitos emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.

Entrega dos Artigos e Resenhas

Os trabalhos deverão ser entregues, exclusivamente, em via eletrônica, no campo específico do site, sob pena de o trabalho não ser aceito para análise.

Normas para a Apresentação dos Trabalhos

Apresentação dos originais: deverão ser submetidos por meio do sistema de editoração online (editor de texto Word), nas seguintes normas:

Formato: A4, posição vertical; conforme instruções especificadas em edital próprio.

Em cada texto, o(a) autor(a), obrigatoriamente, observará as seguintes regras adicionais:

1ª) ABNT;

2ª) Arial;

3ª) Espaçamento 1,5;

4º) Sistema autor-data-página (exemplo: KELSEN, 1921, p. 13);

5º) Tamanho da fonte: 12;

6º) Título (title) do artigo, palavras chave (keywords) e resumo (abstract) sempre deverão constar como aqui se demonstra, também em inglês. Caso o(a) autor(a) prefira outro idioma, mesmo assim o inglês será obrigatório para o título, as palavras chave e o resumo. Por exemplo, se algum autor(a) preferir o espanhol para o título, as palavras chave e o resumo, poderá usar tal idioma, mas não ficam dispensadas as traduções para o inglês aqui determinadas; neste caso hipotético, daquele que prefere o espanhol, o artigo deverá ter título, palavras chave e resumo em português, em inglês e em espanhol. Observação: em caso de artigos publicados integralmente em idioma estrangeiro, o Editor-Chefe fica autorizado a traduzir, ele próprio, para o português e para o inglês o título, as palavras chave e o resumo do texto;

7º) Ao final do artigo, em nova lauda, inserir as Referências (antigo campo que era chamado de Bibliografia).

Os artigos, resenhas e ensaios deverão conter os elementos abaixo:

Cabeçalho: título, subtítulo, nome do(s) autor(es) – o número máximo de autores é três;

Título: deve ser claro e objetivo, podendo ser complementado por um subtítulo separado por dois pontos, em fonte maiúscula e minúscula, em negrito e centralizado;

Nome do(s) autor(es): indicação por extenso depois do título, alinhado à esquerda;

Créditos: qualificação e endereço eletrônico do(s) autor(es), em nota de rodapé;

Resumo: O resumo deverá estar de acordo com a norma NBR 6028:2003 e deverá conter uma apresentação sucinta dos pontos relevantes do artigo e fornecer elementos suficientes para que o leitor possa decidir sobre a conveniência da leitura do texto. O resumo, em sua estrutura, deverá ser traduzido para o inglês (abstract), assim como o título do artigo (title) e as palavras chave (key words). O resumo deve conter entre 100 e 250 palavras;

Resumo em outra língua: nos textos em português e espanhol, será apresentado um resumo em inglês. O Editor Responsável providenciará, caso os autores não encaminhem, a tradução do resumo, título e palavras-chave, bem como a correção gramatical e ortográfica;

Palavras-chave: até 3 (três) palavras significativas que expressem o conteúdo do artigo, escritas em negrito, alinhamento à esquerda, separados por ponto e vírgula ou ponto;

Palavras-chave em outra língua: nos textos em português e espanhol, serão apresentadas palavras-chave em inglês.

Sumário: informação das seções que compõem o artigo, numeradas progressivamente em algarismo arábico;

Texto do artigo: deverá apresentar como partes uma introdução, desenvolvimento e conclusão, antecedida pelo resumo, resumo em outra língua (português e espanhol), palavras-chave e palavras-chave em outra língua (português e espanhol);

Citação, notas de rodapé e referências bibliográficas: deve-se seguir a ABNT – NBR 10520. As referências bibliográficas completas devem ser apresentadas no final do texto;

Anexo: material complementar ao texto, incluído ao final apenas quando indispensável;

Tabelas ou gráficos: devem ser adotadas as “normas de apresentação tabular” publicadas pelo IBGE. O corpo editorial pode alterar a estrutura formal do texto para adequá-lo às regras editoriais da Revista.

Identificação dos autores

Os autores devem se identificar inscrevendo seu nome completo logo abaixo do título do artigo. Cada nome deve ocupar uma linha e possuir nota de rodapé com a qualificação completa do autor. A qualificação do autor deve obrigatoriamente conter: o vínculo institucional (instituição, cidade e estado) do autor e dados para contato (obrigatoriamente e-mail).

Declaração de Direito Autoral

Declaração de  direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos são do autor e do periódico, com os direitos de primeira publicação. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais e sem derivações, de acordo com o creative commons, licença CC-BY-NC-ND.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Ao submeter o artigo para análise, caso aprovado, o autor está ciente que a publicação é online e cede os direitos autorais gratuitamente, na medida acima exposta. A inclusão da publicação dos artigos nas edições subsequentes ficará a critério dos Editores.