INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS: ESTRATÉGIAS E PROCESSOS UTILIZADOS PELA EMPRESA AUDACES PARA ALCANÇAR NOVOS MERCADOS
Palavras-chave:
Internacionalização, Tecnologia, Born-globalsResumo
Este artigo aborda os conceitos de internacionalização de empresas sob a égide de duas teorias: Teoria Uppsala de Internacionalização e Teoria do Paradigma Eclético de Dunning. Uma análise da pesquisa realizada com a empresa Audaces, apresenta os resultados obtidos através de escolhas baseadas nas teorias citadas. O método de pesquisa utilizado é a abordagem qualitativa, onde foram usadas as técnicas de coleta de dados, entrevista e análise documental do ano 2019. Essas técnicas servem para obter dados descritivos que expressam resposta aos fenômenos e teorias abordados neste artigo. Os resultados obtidos foram satisfatórios em todos quesitos e etapas descritas por ambas teorias. Isto mostra que as teorias de Uppsala e Dunning são eficazes desde que somadas com as habilidades gerenciais internacionais do empreendedor. Portanto esta pesquisa contribui para a discussão do processo de internacionalização de empresas de base tecnológica (EBT’s).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob modalidade de licença Creative Commons (Atribuição- Não Comercial- Sem Derivações 2.0 Brasil (CC BY-NC-ND 2.0 BR))
(https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.0/br/),
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.