CORRE ALICE; CORRE ALICE: O PAPEL DOS CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA EM PROL DA SEGURANÇA PÚBLICA EM UM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITOS
Palavras-chave:
direitos humanos, segurança pública, democracia, polícia comunitária, cidadania, mobilização socialCarlos SimioniResumo
O presente artigo reflete acerca do papel dos conselhos comunitários de segurança nas políticas públicas de mobilização comunitária, destinadas à interação entre a polícia e a comunidade. O estudo se realiza na perspectiva da garantia dos direitos humanos, sob a luz da filosofia de uma polícia comunitária e da construção de uma relação de afeto e confiança. Isso, com vistas a uma ação pedagógica direta e eficaz ― não só eficiente ―, na prevenção da conduta criminosa, observando-se o caso da atuação da Polícia Militar em Criciúma/SC. Com essa mobilização social, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal pretende somar-se e apoiar as comunidades nas ações de segurança pública. A presente pesquisa justifica-se por buscar entender o papel do ativismo e da cidadania em prol da segurança pública, na superação das ações reativas e repressivas das agências policiais. Outra ação que justifica a presente pesquisa é a compreensão da participação comunitária na gestão da segurança pública para além dos estados, na garantia do exercício da democracia e da cidadania. É justamente na interação social entre polícia e comunidade que investigamos a definição do papel pedagógico e construtor da “Cultura da Paz” do agente de segurança pública, em um Estado Democrático de Direitos.
Downloads
Referências
BALESTRERI, Ricardo Brisolla. Direitos Humanos: coisa de polícia. 3. ed. Passo Fundo: CAPEC, 2003.
BAYLEY, David H. Padrões de policiamento: uma análise comparativa internacional. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2006.
BAYLEY, David H.; SKOLNICK, Jerome H. Nova polícia: inovações nas polícias de seis cidades norte-americanas. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2006.
BERAS, Cesar. Democracia, cidadania e sociedade civil. Curitiba: Intersaberes, 2013. (Série Temas Sociais Contemporâneos).
BONDARUK, Roberson Luiz; SOUZA, César Alberto. Polícia comunitária: polícia cidadã para um povo cidadão. Curitiba: Comunicare, 2007.
BONONI, José Carlos. Conselhos comunitários de segurança e o policiamento comunitário. Revista Direito Militar, São Paulo, v. 1, n. 15, jan./fev., 1999.
BRUNATTO, Angélica. Rede de Vizinhos: Projeto Traz Segurança ao Laranjinha – parceria entre comunidade e Polícia Militar gera redução da criminalidade. Jornal Diário De Notícias, Criciúma, n. 5, Edição. 1767, p. 2-15, 2017.
DIAS NETO, Theodomiro. Policiamento comunitário e controle sobre a polícia: a experiência norte-americana. São Paulo: IBCCRIM, 2000.
FREITAS, Talise. Rede de Vizinhos: Em Criciúma, redução de furtos, em residências ou veículos, chega a 30% - Interação que dá certo. Jornal a Tribuna. Criciúma, n. 62, p. 4, 2017.
HENRIQUES, Márcio Simeone. Comunicação e mobilização social na prática de polícia comunitária. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
LAZZARINI, Álvaro. Direito Administrativo da ordem pública. Rio de Janeiro: Forense, 1987.
MARCINEIRO, Nazareno. Polícia comunitária: construindo segurança nas comunidades. Florianópolis: Insular, 2009.
MARCINEIRO, Nazareno; PACHECO, Giovani C. Polícia comunitária: evoluindo para a polícia do séc. XXI. Florianópolis: Insular, 2005.
MATOS, Márcio Giani Rosa de. Redes sociais e a polícia comunitária: estudo de caso dos CONSEGs do vale do Araranguá. 2015. 118 f. Monografia (TCC em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Segurança Pública e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Araranguá, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/179822/TCC-marcio.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 25 abr. 2018.
MONET, Jean-Claude. Polícias e sociedade na Europa. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2006.
MÜLLER, Cíntia Beatriz. Teoria dos movimentos sociais. Curitiba: Intersaberes, 2013. (Série Temas Sociais Contemporâneos).
ROLIM, Marcos. A síndrome da rainha vermelha: policiamento e segurança pública no século XXI. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
SILVEIRA, Rosinei da. Inteligenciabilidade na gestão de polícia comunitária: informação e conhecimento a serviço do cidadão. 2010. 32 f. Monografia (TCC Grau de Especialista em Gestão de Polícia Comunitária) - Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Florianópolis, 2010.
TROJANOWICZ, Robert; BOCQUEROUX, Bonnie. Policiamento comunitário: como começar. Rio de Janeiro: Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob modalidade de licença Creative Commons (Atribuição- Não Comercial- Sem Derivações 2.0 Brasil (CC BY-NC-ND 2.0 BR))
(https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.0/br/),
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.