A LIDERANÇA COMO FATOR DE TRANSFORMAÇÃO NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Autores

  • Jodson Ferreira Dantas UESPI.
  • Luciano Silva Figueiredo UESPI, UFPI, FURG, UFRGS, MEC & CNPq.
  • Jeisy dos Santos Holanda UESPI & CNPq.

Resumo

A liderança é um tema recorrente na área da administração. Atualmente, ela é considerada essencial, além de bastante discutida nas organizações. Por esta razão, o presente estudo tem como recorte a liderança como fator de transformação no ambiente organizacional. Pretende-se examinar se a liderança e a ação do líder, consonantes com seus princípios e valores pessoais, atendem a missão de uma organização — visando a qualidade no desenvolvimento de seus colaboradores. A investigação teve como objetivo geral analisar a conexão entre a nova tendência da liderança com a dinâmica de crescimento, devido às transformações no ambiente organizacional. Como metodologia, o artigo utiliza a pesquisa bibliográfica, com o intuito do aprofundamento da temática em questão; ademais, realizou-se uma pesquisa de campo desenvolvida em três empresas localizadas em Fortaleza/CE. Conclui-se que os líderes, no contexto analisado, são indivíduos com uma autoconfiança influenciada por: experiências obtidas, alto nível de exigência e pelo senso de responsabilidade. O novo desafio dos líderes será desenvolver pessoas e equipes, ao alavancar a competitividade. É necessário compreender, também, que o papel do gestor está cada vez mais atrelado às pessoas, resultados, inovação e no conhecimento do ambiente de trabalho, com foco na capacidade de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jodson Ferreira Dantas, UESPI.

Bacharelado em Administração.

Luciano Silva Figueiredo, UESPI, UFPI, FURG, UFRGS, MEC & CNPq.

Doutor em Ciências. Integrante do Grupo de Pesquisa Dinâmicas Socioambientais, Cultura e Desenvolvimento no Semiárido (CNPq) - UESPI, Picos, Piauí, Brasil.

Jeisy dos Santos Holanda, UESPI & CNPq.

Integrante do Grupo de Pesquisa Dinâmicas Socioambientais, Cultura e Desenvolvimento no Semiárido (CNPq) - UESPI, Picos, Piauí, Brasil.

Referências

BENNIS, Warren. A formação do líder. São Paulo: Atlas, 2006.

BENNIS, Warren; NANUS, Burt. Líderes: estratégias para assumir a verdadeira liderança. São Paulo: Harbra, 2008.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a teoria geral de administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

DeCRANE, Alfred C. Jr. Um modelo constitucional de liderança. In: HESSELBEIN, F.; GOLDSMITH, M.; BECKHARD, R. O líder do futuro. São Paulo: Futura, 1996.

FERREIRA, Patrícia Ítala; RAMAL, Andrea. Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HALL, Richard H. Organizações: estruturas, processos e resultados. 8. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

HERNANDES JUNIOR, Gilberto. O Líder na transformação. 2017. Disponível em: https://br.linkedin.com/in/gilberto-hernandes-junior-98869629. Acesso em: 22 jul. 2017.

HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.

KUCZMARSKI, Susan Smith; KUCZMARSKI, Tomas D. Liderança baseada em valores. São Paulo: Educator, 1999.

MAXWELL, John C. Liderar e influenciar. São Paulo: Thomas Nelson Brasil, 2012.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

MOTTA, Paulo Roberto. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. Rio de Janeiro: Record, 2008.

MOTTA, Paulo Roberto. Transformação organizacional: a teoria e a prática de inovar. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2010.

NEWSLETTER. GSW investe em programas de qualidade de vida para colaboradores. Revista GSW, São Paulo, v. 9, 2010. Disponível em: http://www.gsw.com.br/sobre-a-gsw/artigos/127-ed4m1. Acesso em: 17 jul. 2017.

VERGARA, Sylvia Constant; BRANCO, Paulo Durval. Em busca da visão de totalidade. Revista de administração de empresas, São Paulo, v. 33, n. 6, p. 20-31, 1993. Disponível em: https://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_S0034-75901993000600003.pdf. Acesso em: 17 jun. 2017.

Downloads

Publicado

2020-10-16