A LIDERANÇA COMO FATOR DE TRANSFORMAÇÃO NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL
Resumo
A liderança é um tema recorrente na área da administração. Atualmente, ela é considerada essencial, além de bastante discutida nas organizações. Por esta razão, o presente estudo tem como recorte a liderança como fator de transformação no ambiente organizacional. Pretende-se examinar se a liderança e a ação do líder, consonantes com seus princípios e valores pessoais, atendem a missão de uma organização — visando a qualidade no desenvolvimento de seus colaboradores. A investigação teve como objetivo geral analisar a conexão entre a nova tendência da liderança com a dinâmica de crescimento, devido às transformações no ambiente organizacional. Como metodologia, o artigo utiliza a pesquisa bibliográfica, com o intuito do aprofundamento da temática em questão; ademais, realizou-se uma pesquisa de campo desenvolvida em três empresas localizadas em Fortaleza/CE. Conclui-se que os líderes, no contexto analisado, são indivíduos com uma autoconfiança influenciada por: experiências obtidas, alto nível de exigência e pelo senso de responsabilidade. O novo desafio dos líderes será desenvolver pessoas e equipes, ao alavancar a competitividade. É necessário compreender, também, que o papel do gestor está cada vez mais atrelado às pessoas, resultados, inovação e no conhecimento do ambiente de trabalho, com foco na capacidade de decisão.
Downloads
Referências
BENNIS, Warren. A formação do líder. São Paulo: Atlas, 2006.
BENNIS, Warren; NANUS, Burt. Líderes: estratégias para assumir a verdadeira liderança. São Paulo: Harbra, 2008.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a teoria geral de administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
DeCRANE, Alfred C. Jr. Um modelo constitucional de liderança. In: HESSELBEIN, F.; GOLDSMITH, M.; BECKHARD, R. O líder do futuro. São Paulo: Futura, 1996.
FERREIRA, Patrícia Ítala; RAMAL, Andrea. Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
HALL, Richard H. Organizações: estruturas, processos e resultados. 8. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
HERNANDES JUNIOR, Gilberto. O Líder na transformação. 2017. Disponível em: https://br.linkedin.com/in/gilberto-hernandes-junior-98869629. Acesso em: 22 jul. 2017.
HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.
KUCZMARSKI, Susan Smith; KUCZMARSKI, Tomas D. Liderança baseada em valores. São Paulo: Educator, 1999.
MAXWELL, John C. Liderar e influenciar. São Paulo: Thomas Nelson Brasil, 2012.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
MOTTA, Paulo Roberto. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. Rio de Janeiro: Record, 2008.
MOTTA, Paulo Roberto. Transformação organizacional: a teoria e a prática de inovar. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2010.
NEWSLETTER. GSW investe em programas de qualidade de vida para colaboradores. Revista GSW, São Paulo, v. 9, 2010. Disponível em: http://www.gsw.com.br/sobre-a-gsw/artigos/127-ed4m1. Acesso em: 17 jul. 2017.
VERGARA, Sylvia Constant; BRANCO, Paulo Durval. Em busca da visão de totalidade. Revista de administração de empresas, São Paulo, v. 33, n. 6, p. 20-31, 1993. Disponível em: https://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_S0034-75901993000600003.pdf. Acesso em: 17 jun. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob modalidade de licença Creative Commons (Atribuição- Não Comercial- Sem Derivações 2.0 Brasil (CC BY-NC-ND 2.0 BR))
(https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.0/br/),
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.