Imunidade tributária nos jogos eletrônicos: uma reflexão com base na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal
Resumo
Não há dúvida de que os jogos eletrônicos possuem uma alta tributação no Brasil, o que evidentemente causa impacto no desenvolvimento econômico desse mercado e prejudica os consumidores. Diante das últimas decisões do Supremo Tribunal Federal envolvendo a aplicação da imunidade tributária para livros, jornais, periódicos e o papel destinado à sua impressão, prevista na Constituição, cogita-se a possibilidade de se aplicar tal imunidade para os jogos eletrônicos. Sendo assim, este trabalho busca analisar o entendimento e fundamentação da chamada imunidade cultural perante o STF e a possibilidade de aplicá-la aos jogos eletrônicos. Para tanto, procede-se à análise da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, da legislação, doutrina, artigos científicos e notícias. Desse modo, observa-se que é possível a aplicação da imunidade tributária para os jogos eletrônicos, haja vista que os games são capazes de estimular a leitura, a criatividade, a disseminação cultural, a liberdade de expressão, dentre outras questões pertinentes. Contudo, tal questão dependerá de uma análise do poder judiciário ou de alterações legislativas apresentadas pelo Congresso Nacional.
Palavras-chave: jogos eletrônicos; imunidade tributária; Supremo Tribunal Federal.
Abstract
Heavy taxation of electronic games in Brazil undoubtedly hinders market growth and harms consumers. Recent Supremo Tribunal Federal rulings granting tax immunity to books, newspapers, and their printing paper (as per the Constitution) have sparked debate about extending this immunity to electronic games. This work analyzes the Supreme Court's interpretation and justification of the "Cultural Immunity" and its potential applicability to games. Through meticulous examination of relevant case law, legislation, legal scholarship, academic articles, and news reports, this study concludes that games' ability to foster reading, creativity, cultural dissemination, and freedom of expression makes them potential beneficiaries of tax immunity. However, the actualization of this possibility hinges on judicial action or legislative amendments enacted by the National Congress.
Keywords: Electronic games; Tax immunity; Cultural immunity.
Resumen
No hay dudas de que los juegos electrónicos poseen una alta tributación en Brasil, lo que evidentemente causa impacto em el desarrollo económico de ese mercado y perjudica a los consumidores. Ante las últimas decisiones del Supremo Tribunal Federal cuanto a la aplicación de la inmunidad tributaria para libros, diarios, periódicos y el rol destinado a su impresión, prevista en la Constitución, se medita la posibilidad de aplicarse tal inmunidad para los juegos electrónicos. Por lo tanto, este trabajo busca analizar el entendimiento y fundamentación de la inmunidad cultural ante el STF y la posibilidad de aplicarla a los juegos electrónicos. Para tanto, se efectúa el análisis de la jurisprudencia del Supremo Tribunal Federal, de la legislación, doctrina, artículos científicos y noticias. De ese modo, se observa que es posible la aplicación de la inmunidad tributaria para los juegos electrónicos, dado que los games son capaces de estimular la lectura, la creatividad, la diseminación cultural, la libertad de expresión, entre otras cuestiones pertinentes. Sin embargo, tal cuestión dependerá de un análisis del poder judicial o de alteraciones legislativas presentadas por el Congreso Nacional.
Palabras clave: juegos electrónicos; inmunidad tributaria; Supremo Tribunal Federal.
Downloads
Referências
ATALIBA, Geraldo. Hipótese de Incidência Tributária. 6. ed. São Paulo: Malheiros, 2001.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2024]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/
ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 4 jan. 2024.
BRASIL. Lei nº 5.172, de 25 de Outubro de 1966. Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios. Brasília: Presidência da República, 1966. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5172compilado.htm. Acesso em: 4 jan. 2024.
BRASIL. Senado Federal. Proposta de Emenda à Constituição nº 51, de 2017.
Acrescenta a alínea f ao inciso VI do art. 150 da Constituição Federal, instituindo
imunidade tributária sobre os consoles e jogos para videogames produzidos no Brasil. Brasília: Senado Federal, 2017a.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal (2. Turma). Agravo Interno no Recurso Extraordinário 1108541/SP. Agravo Interno em Recurso Extraordinário. Direito tributário. Imunidade tributária. Cards da série Magic The Gathering. Acesso à informação e disseminação cultural. Art. 150, VI, “D”, da Constituição Federal. Interpretação extensiva. Acórdão recorrido em desconformidade com o entendimento firmado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal no julgamento do RE 330.817. Relator: Min. Nunes Marques, 5 de setembro 2022. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/processos/
downloadPeca.asp?id=15353490182&ext=.pdf. Acesso em: 4 jan. 2024.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Recurso Extraordinário 330817/RJ. Recurso extraordinário. Repercussão geral. Tributário. Imunidade objetiva constante do art. 150, VI, d, da CF/88. Teleologia multifacetada. Aplicabilidade. Livro eletrônico ou digital. Suportes. Interpretação evolutiva. Avanços tecnológicos, sociais e culturais. Projeção. Aparelhos leitores de livros eletrônicos (ou e-readers). Relator: Min. Dias Toffoli, 8 de março de 2017b. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/processos/downloadPeca.asp?id=312597387&ext=.pdf. Acesso em: 4 jan. 2024.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Recurso Extraordinário com Agravo 1253322/SP. Recurso Extraordinário com Agravo da União e Recurso Extraordinário com Agravo de Centro da Indústria do Estado do Amazonas. Tributário e processual civil. Imunidade do inc. vi do art. 150 da Constituição da República. Álbum de figurinhas. Livros ilustrados. Extensão aos respectivos cards. Recursos Extraordinários com Agravos aos quais se nega provimento. Relatora: Min. Cármen Lúcia, 3 de abril 2020. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/
processos/downloadPeca.asp?id=15342832391&ext=.pdf. Acesso em: 4 jan. 2024.
COELHO, Daniel. Indústria dos games: a mais lucrativa no mundo do entretenimento. Gazeta do Povo, 19 ago. 2022. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/gazz-conecta/papo-raiz/industria-dos-games-mais-lucrativa-mundo-do-entretenimento/. Acesso em: 10 jul. 2023.
GRECO, M. A. Contribuições: uma figura sui generis. São Paulo: Dialética, 2000.
MACHADO SEGUNDO, Hugo de Brito. Manual de Direito Tributário. 10. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Atlas, 2018.
MCDONALD, Emma. Newzoo’s video games market size estimates and forecasts for 2022. Newzoo, May 2023. Disponível em: https://newzoo.com/resources/blog/the-latest-games-market-size-estimates-and-forecastst. Acesso em: 17 jul. 2023.
OLIVON, Beatriz. STF garante imunidade de ICMS a cartas de jogo. Valor Econômico, 6 set. 2022. Disponível em: https://valor.globo.com/legislacao/noticia/2022/09/06/stf-garante-imunidade-de-icms-a-cartas-de-jogo.ghtml. Acesso em: 17 jul. 2023.
RIBAS, Tiago. Pesquisa Game Brasil mostra queda no número de jogadores de videogame. Folha de S.Paulo, 4 abr. 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2023/04/pesquisa-game-brasil-mostra-queda-no-numero-de-jogadores-de-videogame.shtml. Acesso em: 7 jul. 2023.
PAULSEN, Leandro. Curso de Direito Tributário completo. 11. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.
SILVA, Emanuele. Como funciona a tributação de jogos eletrônicos e consoles no Brasil?. Bona Moreira Advocacia e Consultoria, 2020. Disponível em: https://bmsadvassociados.com.br/noticia/como-funciona-a-tributa-o-de-jogos-eletr-nicos-e-consoles-no-brasil. Acesso em: 17 jul. 2023.
SOMMADOSSI, Guilherme. Pesquisa revela perfil do gamer brasileiro. Forbes, 2019. Disponível em: https://forbes.com.br/colunas/2019/05/datafolha-revela-perfil-do-gamer-brasileiro/. Acesso em: 7 jul. 2023.
WIJMAN, Tom. Newzoo’s 2018 Report: Insights Into the $137.9 Billion Global Games Market. Newzoo, June 2018. Disponível em: https://newzoo.com/insights/articles/newzoos-2018-report-insights-into-the-137-9-billion-global-games-market/. Acesso em: 17 jul. 2023.
WIJMAN, Tom. The Global Games Market Will Generate $152.1 Billion in 2019 as the U.S. Overtakes China as the Biggest Market. Newzoo, June 2019. Disponível em: https://newzoo.com/insights/articles/the-global-games-market-will-generate-152-1-billion-in-2019-as-the-u-s-overtakes-china-as-the-biggest-market. Acesso em: 17 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob modalidade de licença Creative Commons (Atribuição- Não Comercial- Sem Derivações 2.0 Brasil (CC BY-NC-ND 2.0 BR))
(https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.0/br/),
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.