ÉTICA NO EXERCÍCIO DA MAGISTRATURA: PODER JUDICIÁRIO OU PODER DE JUÍZES?

Autores

  • Daniella Lameira UNINTER E PUCPR
  • Katlhen Vidal de Barros UNINTER

Resumo

O presente estudo destina-se a refletir acerca dos princípios éticos que devem ser observados pelo juiz de direito, como a imparcialidade, a discricionariedade e a moralidade, porquanto sujeito incumbido de solucionar os conflitos da sociedade. Frequentemente observamos notícias da mídia a respeito de juízes, desembargadores, promotores e até ministros envolvidos em escândalos de corrupção, o que faz com que a sociedade nutra um preocupante questionamento de descrédito pelo Poder Judiciário, de muito já abalado devido às corriqueiras disfunções no processo e da moralidade na resolução das lides. O magistrado, como protagonista da mantença do Estado Democrático de Direito, precisa ser respeitado pela coletividade, e para tanto, haverá de ser virtuoso, pessoal e profissionalmente, devendo ter em si internalizados os valores e os princípios éticos imprescindíveis ao exercício de seu trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniella Lameira, UNINTER E PUCPR

Doutoranda da PUCPR  e Professora de Direito da UNINTER

Katlhen Vidal de Barros, UNINTER

Bacharel em Direito da UNINTER

Referências

BARROSO, Luís Roberto. Neoconstitucionalismo e constitucionalização do Direito. Disponível em https://jus.com.br/artigos/7547/neoconstitucionalismo-e- constitucionalizacao-do-direito Acessado em 31 maio 2017.

BECHTOLD, Alan P. A. M.; MARTINS, Marcos Antônio M. de M.. Ativismo Judicial. Revistas Eletrônicas. Revista FMU Direito. São Paulo, 2006.Acesso em: março, 2017.

BITTAR, Eduardo. Ética profissional. In. Curso de étIca jurídica: ética geral e profissional. 10ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

BULOS, Uadi Lammêgo. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 2011.

DIAS, Ronaldo Brêtas de Carvalho. A fundamentação das decisões jurisdicionais no Estado Democrático de Direito. In. Processo e Constituição: estudos em homenagem ao professor José Carlos Barbosa Moreira. FUX, Luiz; NERY JR., Nelson; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim (Coord.). São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.

DWORKIN, Ronald. O Império do Direito. 2ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FALCÃO, Joaquim. Separação de Poderes e a Independência do Poder Judiciário. 2006 Disponível em http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rda/article/view/42568/41434.

Acessado em 15 jun 2017

FERNANDES, Paulo Sergio Leite. Moro e a delação premiada, segundo decano dos criminalistas de São Paulo. Disponível em http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-juiz-moro-convicto-de-praticar-o- bem-e-um-homem-perigoso-o-decano-dos-criminalistas-de-sp-fala-ao-dcm/ Diário do Centro do Mundo, 2015. Acesso em: março, 2017.

GALIO, Morgana Henicka. História e formação dos sistemas Civil Law e Common Law: a influencia do direito romano e a aproximação dos sistemas. Disponível em http://publicadireito.com.br/artigos/?cod=c79d3508e2dc8fe8 Acessado em 13 jun. 2017.

JORGE JÚNIOR, Nelson. O princípio da motivação das decisões judiciais. Revista Eletrônica da Faculdade de Direito a PUC – SP. PUC – SP: São Paulo, 2008. Acesso em: março, 2017.

KELSEN, Hans. Teoria pura do direito [tradução João Baptista Machado. 6ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MACIEL, José Fábio Rodrigues. Ordenações Filipinas – considerável influencia no direito brasileiro. 2005. Disponível em http://www.cartaforense.com.br/conteudo/colunas/ordenacoes-filipinas-- consideravel-influencia-no-direito-brasileiro/484 Acessado em 24 abril de 2017.

MARCATO, Antônio Carlos. A imparcialidade do juiz e a validade do processo.

São Paulo: Revista de Direito Mackenzie, 2000.

MARINONI, Luiz Guilherme. A Transformação do Civil Law e a Oportunidade de um Sistema Presidencialista para o Brasil. Revista Jurídica, Porto Alegre, junho 2009, p.46.

MARIQUITO, Carla da Silva. Fundamentação das decisões judiciais: sua importância para o processo justo e seu ‘desprezo’ numa sociedade que tem pressa. Revista Eletrônica de Direito Processual: 2011. Disponível em https://livros-e-revistas.vlex.com.br/vid/judicias-import-ncia-desprezo-pressa- 417359850 Acessado em 31 jun. 2017

MAXIMILIANO, Carlos. Hermenêutica e Aplicação do Direito. 20ª Ed. Rio de Janeiro: Forense. 2011.

MITIDIERO, Daniel Francisco. Elementos para uma teoria contemporânea do processo civil brasileiro. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005.

MOREIRA, Eder de Oliveira. A jurisdição e as Espécies de Tutela Jurisdicional. Disponível em http://www.temasatuaisprocessocivil.com.br/edicoes- anteriores/50-v1-n3-setembro-de-2011/147-a-jurisdicao-e-as-especies-de- tutela-jurisdicional Acessado em: novembro de 2016.

NETO, Moreira, FIGUEIDERO, Diogo de. Ética na Administração pública; moralidade administrativa: do conceito à efetivação. In: Ives Gandra da Silva Martins (coord.), Ética no Direito e na Economia, 1999.

NOJORI, Sérgio. O dever de fundamentar as decisões judiciais. 2ª Ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2000.

OLIVEIRA, Bruno Augusto Santos. A erosão do juiz como símbolo nas sociedades contemporâneas e a necessidade de formação ética e crítica do individuo-magistrado. Acessado em: fevereiro, 2017.

PENNA, Bernardo. O perigo do julgamento pela “consciência”. Jusbrasil, 2015. Acesso em: março, 2017.

STRECK, Lênio Luiz. Verdade e Consenso: constituição, hermenêutica e teorias discursivas. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006. p.135.

STRECK, Lênio Luiz. O que é isto – Decido conforme minha consciência?.

Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010.

TORRES, Ricardo Lobo. Tratado de direito constitucional, financeiro e tributário: Valores e princípios constitucionais tributários. 2005, p. 41

Downloads

Publicado

2019-11-25