CINEMA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS: ISRAEL E A PALESTINA NO CONTEÚDO NETFLIX

  • Anaíse Costa Pereira França Centro Universitário Internacional – UNINTER

Resumo

O presente artigo busca analisar o conteúdo da representação de Israel e Palestina nas series e filmes disponíveis no site privado Netflix no ano de 2017. O intuito da pesquisa é identificar como é construída a imagem do palestino e do israelense, bem como suas culturas e ideologias na visão ocidental. Dada amplitude do tema limita-se à coleta de dados aos: diretores; roteiristas; patrocinadores; sinopses; e da análise assistida integral do material final. Tornando-se assim, uma pesquisa qualitativa e empírica. A orientação da interpretação dos dados advém das teorias construtivistas e pós-colonialistas, na medida em que a produção cinematográfica pode manter ou alterar a percepção do público sobre a realidade local tratada. Como resultados observa-se que o conteúdo analisado com a concepção ocidentalizada, com foco na percepção brasileira, tem duas faces apresentadas sobre Palestina e foca principalmente na apresentação do povo israelense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anaíse Costa Pereira França, Centro Universitário Internacional – UNINTER
Bacharela em Relações Internacionais - Conclusão 2017.

Referências

APKON, Stephen; YOUNG, Andrew. DISTURBING THE PEACE. NY: Abramorama Films, Documentário 2016.

ATTAL, Yvan. EM TODA PARTE. France: La Petit Reine, Comédia, 2016.

CHEVIGNY, Katy; KAUFFMAN, Ross. E-TEAM. Netflix, Documentário, 2014

CYMERMAN, Henrique; MILLER, Erez. EAST JERUSALEM WEST JERUSALEM. NY: Film Moviment, Documentário, 2014.

ELÍBIO JR, Antônio Manoel; ALMEIDA, Carolina Soccio di Mano; LIMA, Marcos Costa. Edward Said e o Pós-Colonialismo. Saeculum Revista de História, Universidade Federal da Paraíba – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – Programa de Pós-Graduação em História, Departamento de História n° 29 – jul./ dez. 2013 – DOSSIÊ HISTORIA E HISTÓRIA ECONÔMICA. Disponível em <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh/about/editorialPolicies#custom0>. Acesso 20 nov. 2017.

G1 GLOBO, Shimon Peres teve maior trajetória política na história de Israel. Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/09/shimon-peres-teve-a-maior-trajetoria-politica-na-historia-de-israel.html>. Acesso 17/11/2017.

GLIKSBERG, Naftaly. I AM. SHIMON PERES. Glikscom Production, Documentário, 2014.

GURNDELMAN, Yotam; PINES, Ari; TIMOR, Mika. SOMBRAS DA VERDADE. Serie, 2016.

Human Rights Watch. Sobre a Human Rights Watch. Disponível em: <https://www.hrw.org/pt/sobre-human-rights-watch>. Acesso em 15/11/2017

ISSACHAROFF, Avi; RAZ, Lior. FAUDA. Tender Productions, Série, 2015.

MAGALHÃES, Julio. EDWARD SAÏD: ACADÉMICO E ENSAÍSTA NOTÁVEL, ACTIVO DEFENSOR DA CAUSA PALESTINA. Disponível em: <http://www.mppm-palestina.org/index.php/cultura-palestina/128-edward-said-academico-ensaista-e-defensor-da-causa-palestina>. Acesso em 28/11/2017.

PAZ, Doron; PAZ, Yoav. JERUZALEM. Epic Pictures, Terror, 2016.

PORTMAN, Natalie; OZ, Amos. De Amor e Trevas. CA: Voltage Pictures, Filme, 2015.

Redación BBC Mundo, Muere Shimon Peres, el expresidente de Israel que pensó que los palestinos podrían llegar a ser sus "amigos más cercanos". Disponível em: <http://www.bbc.com/mundo/noticias-internacional-37492063>. Acesso 17/11/2017.

SALOMÓN, Mónica. Teorias e enfoques das relações internacionais: uma introdução. [livro eletrônico]/ Mónica Salomón. Curitiba: InterSaberes, 2016;

SCHIRMAN, Nadav. YOUSEF, Mosab Hassen. THE GREEN PRINCE. Red Box Film, Documentario, 2014.

SHAMIR, Rotem; GIVON, Omri. HOSTAGES. The Jerusalem Film e Television Fund, Série, 2013.

SHAUL, Dror. FALAFEL ATOMICO. Israel Film Fund, Comédia, 2015.

WITZENFELD, Jake. ORIENTED. Conch Studio Pictured, Documentário, 2015.

ZINSHTEIN, Maya. FOREVER PURE. Inside Out Films, Documentário, 2016.

Publicado
2018-07-03
Seção
Artigos de Acadêmicos da Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança