CINEMA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS: ISRAEL E A PALESTINA NO CONTEÚDO NETFLIX
Resumo
O presente artigo busca analisar o conteúdo da representação de Israel e Palestina nas series e filmes disponíveis no site privado Netflix no ano de 2017. O intuito da pesquisa é identificar como é construída a imagem do palestino e do israelense, bem como suas culturas e ideologias na visão ocidental. Dada amplitude do tema limita-se à coleta de dados aos: diretores; roteiristas; patrocinadores; sinopses; e da análise assistida integral do material final. Tornando-se assim, uma pesquisa qualitativa e empírica. A orientação da interpretação dos dados advém das teorias construtivistas e pós-colonialistas, na medida em que a produção cinematográfica pode manter ou alterar a percepção do público sobre a realidade local tratada. Como resultados observa-se que o conteúdo analisado com a concepção ocidentalizada, com foco na percepção brasileira, tem duas faces apresentadas sobre Palestina e foca principalmente na apresentação do povo israelense.
Downloads
Referências
APKON, Stephen; YOUNG, Andrew. DISTURBING THE PEACE. NY: Abramorama Films, Documentário 2016.
ATTAL, Yvan. EM TODA PARTE. France: La Petit Reine, Comédia, 2016.
CHEVIGNY, Katy; KAUFFMAN, Ross. E-TEAM. Netflix, Documentário, 2014
CYMERMAN, Henrique; MILLER, Erez. EAST JERUSALEM WEST JERUSALEM. NY: Film Moviment, Documentário, 2014.
ELÍBIO JR, Antônio Manoel; ALMEIDA, Carolina Soccio di Mano; LIMA, Marcos Costa. Edward Said e o Pós-Colonialismo. Saeculum Revista de História, Universidade Federal da Paraíba – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – Programa de Pós-Graduação em História, Departamento de História n° 29 – jul./ dez. 2013 – DOSSIÊ HISTORIA E HISTÓRIA ECONÔMICA. Disponível em <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh/about/editorialPolicies#custom0>. Acesso 20 nov. 2017.
G1 GLOBO, Shimon Peres teve maior trajetória política na história de Israel. Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/09/shimon-peres-teve-a-maior-trajetoria-politica-na-historia-de-israel.html>. Acesso 17/11/2017.
GLIKSBERG, Naftaly. I AM. SHIMON PERES. Glikscom Production, Documentário, 2014.
GURNDELMAN, Yotam; PINES, Ari; TIMOR, Mika. SOMBRAS DA VERDADE. Serie, 2016.
Human Rights Watch. Sobre a Human Rights Watch. Disponível em: <https://www.hrw.org/pt/sobre-human-rights-watch>. Acesso em 15/11/2017
ISSACHAROFF, Avi; RAZ, Lior. FAUDA. Tender Productions, Série, 2015.
MAGALHÃES, Julio. EDWARD SAÏD: ACADÉMICO E ENSAÍSTA NOTÁVEL, ACTIVO DEFENSOR DA CAUSA PALESTINA. Disponível em: <http://www.mppm-palestina.org/index.php/cultura-palestina/128-edward-said-academico-ensaista-e-defensor-da-causa-palestina>. Acesso em 28/11/2017.
PAZ, Doron; PAZ, Yoav. JERUZALEM. Epic Pictures, Terror, 2016.
PORTMAN, Natalie; OZ, Amos. De Amor e Trevas. CA: Voltage Pictures, Filme, 2015.
Redación BBC Mundo, Muere Shimon Peres, el expresidente de Israel que pensó que los palestinos podrían llegar a ser sus "amigos más cercanos". Disponível em: <http://www.bbc.com/mundo/noticias-internacional-37492063>. Acesso 17/11/2017.
SALOMÓN, Mónica. Teorias e enfoques das relações internacionais: uma introdução. [livro eletrônico]/ Mónica Salomón. Curitiba: InterSaberes, 2016;
SCHIRMAN, Nadav. YOUSEF, Mosab Hassen. THE GREEN PRINCE. Red Box Film, Documentario, 2014.
SHAMIR, Rotem; GIVON, Omri. HOSTAGES. The Jerusalem Film e Television Fund, Série, 2013.
SHAUL, Dror. FALAFEL ATOMICO. Israel Film Fund, Comédia, 2015.
WITZENFELD, Jake. ORIENTED. Conch Studio Pictured, Documentário, 2015.
ZINSHTEIN, Maya. FOREVER PURE. Inside Out Films, Documentário, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob modalidade de licença Creative Commons (Atribuição- Não Comercial- Sem Derivações 2.0 Brasil (CC BY-NC-ND 2.0 BR))
(https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.0/br/),
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.