CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA DE FÉ E POLÍTICA – ESFEPOL, DA DIOCESE DE GUARAPUAVA, NOS ANOS 2000 A 2016
Resumo
As ações políticas repercutem no cotidiano da esfera pública nacional, regional e local e exercem diversas influências na vida privada de cada cidadão ou cidadã. Diante disso, o Artigo questionará: Como a Escola de Fé e Política vem influenciando a cultura política e o comportamento político no contexto do município de Guarapuava, PR., por meio do desenvolvimento de habilidades fundamentadas na ética cristã acrescidas de conhecimentos multidisciplinares direcionados à formação e ao aprimoramento de novas lideranças? Será enfocado o trabalho promovido pela Escola de Fé e Política, ESFEPOL, na cidade de Guarapuava e região, no período de 2000 a 2016, analisando o tipo de formação que a escola promove, visando à conscientização política e aprimoramento de um conjunto de habilidades e competências voltadas ao desempenho eficiente da liderança nos diversos setores da sociedade local, bem como, apresentar um breve histórico seguido das articulações da referida Escola em Guarapuava e região; elencando as principais conquistas e efeitos políticos da mesma sobre a Política local no período em questão. Foi adotada metodologia na modalidade qualitativa e quanto aos procedimentos técnicos de coleta de dados, optou-se pela pesquisa bibliográfica e documental. Espera-se, por meio da execução deste Artigo, obter maior visibilidade acerca da formação e participação dos leigos católicos e demais cidadãos interessados nos rumos e direcionamentos a serem tomados na esfera pública. Almeja-se contribuir para a devida e fundamental instrumentalização, valorização e organização de agentes políticos atuantes em âmbito local e regional, à luz dos valores universais herdados e promovidos pela Igreja Católica Apostólica Romana.
Palavras-chave: Escola de Fé e Política. Igreja Católica. Cultura Política.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob modalidade de licença Creative Commons (Atribuição- Não Comercial- Sem Derivações 2.0 Brasil (CC BY-NC-ND 2.0 BR))
(https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.0/br/),
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.