Mangá e Anime no ensino das Artes Visuais: o desenho nipônico como ferramenta didática de formação pessoal e social

Autores

  • Flavia de Morais Centro Universitário Internacional UNINTER
  • Maikon André Lima da Silva

Resumo

Resumo

O presente trabalho aborda a utilização do mangá no processo de ensino-aprendizagem, tanto na prática pedagógica formal quanto na informal. Investiga-se o ensino das técnicas de desenho como uma prática mediadora dos conteúdos apresentados, capaz de auxiliar na expressão pessoal — ao traçar paralelos com a realidade dos estudantes. Expõe-se, também, os desafios e o papel do professor de artes, diante do contexto social atual. Versaremos sobre a cultura nipônica, sua história e os motivos pelos quais ela exerce fascínio sobre os jovens. A partir de um processo identitário, essa admiração pode contribuir para a formação dos educandos, por intermédio do consumo de animes e mangás; ademais, examina-se como essas mídias influenciam suas vidas. Através dessas formas de arte, objetiva-se discutir futuros projetos que possam contribuir para o crescimento pessoal da população jovem, ao desenvolver sua autonomia e capacidade de transformar seu meio social. Além disso, analisaremos os animes (animações nipônicas) e suas transposições para o cinema. A pesquisa será pautada nos estudos de autores como: Macwilliams (2008), Luyten (2012), Hallawel (1994), Edwards (2000), entre outros.

Palavras-chave: Artes Visuais. Mangás. Anime. Cultura japonesa. Identidade.

Abstract

The present work addresses the use of manga in the teaching-learning process, both in formal and informal pedagogical practice. The teaching of this drawing technique is investigated as a mediating practice for the content presented, capable of assisting in personal expression, by drawing parallels with the students' reality. It also exposes the challenges and the role of the art teacher, given the current social context. We will talk about Japanese culture, its history and the reasons why it fascinates young people. From an identity process, this admiration can contribute to the education of students through the consumption of anime and manga; it also examines how these media influence their lives. Through these art forms, the aim is to discuss future projects that can contribute to the personal growth of the young population, by developing their autonomy and the ability to transform their social environment. In addition, we will analyze animes (Japanese animations) and their transposition to the cinema. The research will be based on the studies of authors such as: Macwilliams (2008), Luyten (2012), Hallawel (1994), Edwards (2000), among others.

Keywords: Visual art. Manga. Anime. Japonese Culture. Identity.

Resumen

El presente trabajo trata la utilización del manga en el proceso de enseñanza-aprendizaje, tanto en la práctica pedagógica formal cuanto en la informal. Se estudia la enseñanza de las técnicas de dibujo como práctica mediadora de los contenidos presentados, capaz de ayudar en la expresión personal — al establecer paralelos con la realidad de los estudiantes. Se exponen, también, los retos y el rol del profesor de artes en el actual contexto social. Discurriremos sobre la cultura japonesa, su historia y las razones por las cuales ella resulta fascinante para los jóvenes. A partir de un proceso de identificación, esa admiración puede contribuir para la formación de los educandos, por intermedio del uso de animes y mangas; además, se examina cómo esos medios influenciaron sus vidas. Con esas formas de arte, se pretende discutir futuros proyectos que puedan contribuir para el crecimiento personal de la población joven, al desarrollar su autonomía y capacidad de transformar el entorno social. Además, analizaremos los animes (animaciones japonesas) y sus adaptaciones para el cine. La investigación se apoyará en los estudios de autores como: Macwilliams (2008), Luyten (2012), Hallawel (1994), Edwards (2000), entre otros.

Palabras-clave: Artes Visuales. Mangas. Anime. Cultura japonesa. Identidad.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia de Morais, Centro Universitário Internacional UNINTER

Artes Visuais - Licenciatura

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Arte. Brasília, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf. Acesso em: 30 Ago. 2020.

BRASIL. Planalto. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 2 de maio de 2016. Seção 1, n.p. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 30 Ago. 2020.

DIAZ, M. Metodologia do ensino das artes visuais. In: ZAGONEL. B (Org). Metodologia do ensino de arte. Curitiba: InterSaberes, 2013. p. 217-272.

EDWARDS. Betty. Desenhando com o lado direto do cérebro. 4ª ed. Editora: Ediouro. Rio de Janeiro. 2000.

GOMES, K. B.; NOGUEIRA, S. M. A. Ensino da Arte na escola pública e aspectos da política educacional: contexto e perspectivas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ. Rio de Janeiro, v. 16, n. 61, p. 583-596, out./dez. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v16n61/v16n61a06.pdf. Acesso em: 29 Ago. 2020

HALLAWELL. P.C. A mão livre 2: técnicas de desenho. São Paulo: Melhoramentos, 1994.

LUYTEN, S. B. Mangá: o poder dos quadrinhos japoneses. São Paulo: Hedra, 2012.

MACWILLIAMS. M. W. Japanese visual culture: explorations in the world of manga and anime. Nova York: M.E. Sharpe, 2008.

ROCHA, M. M. A arte da animação japonesa: em busca de gerativos de sentidos. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. SP, 2008. Disponível em: https://cutt.ly/puc-tese-rocha2008. Acesso em: 26 Ago. 2020.

SANTONI, P. R. Animês e mangás: a identidade dos adolescentes. 2017. 167 f. Dissertação (Pós-Graduação) - Universidade de Brasília - DF. 2017. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/24480/1/2017_PabloRodrigoSantoni.pdf. Acesso em: 30 Ago. 2020.

SCOVILLE, A. L.; ALVES, B. O. Laboratório de Artes Visuais: fotografia digital e quadrinhos. Curitiba: InterSaberes, 2018.

VIEIRA, D. Jornada do Herói: as 12 etapas de Christopher Vogler e Joseph Campbell para contar uma história impecável. Comunidade Rock Content. 2019. Disponível em: https://comunidade.rockcontent.com/jornada-do-heroi/. Acesso em: 30 Ago. 2020.

VERGUEIRO, W. et al. Como usar as histórias em quadrinho na sala de aula. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2005. p.9-22

ZUCON, O.; BRAGA, G. G. Introdução às culturas populares no Brasil. Curitiba: InterSaberes, 2013.

Downloads

Publicado

2021-03-15