Realidade x ficção em consonância com a linguagem cinematográfica nos trabalhos da artista Claudia Briza
Resumo
Resumo
O senso comum em relação ao artista omite o processo de criação necessário para que ele se expresse. Este processo, por vezes, é árduo e requer destemor — o que se opõe ao imaginário do espectador. Este artigo aborda o tema realidade x ficção nas obras da artista Claudia Briza. O objetivo é enfatizar o contraponto entre a imagem construída do artista (ficção) e como o processo criativo (realidade) realmente acontece. Será analisado como a artista Claudia Briza versa sobre ficção e realidade, através dos seus trabalhos realizados entre 2011 e 2017. Realizou-se, também, uma comparação com a abordagem feita pelo diretor Ingmar Bergman, a respeito do mesmo assunto; além disso, investigou-se a vida e obra da atriz Carmem Miranda.
Palavras-chave: Claudia Briza. Ficção x Realidade. Ingmar Bergman. Carmem Miranda. Arte Contemporânea Brasileira. Videoarte.
Abstract
Common sense about the artists’ image omits the necessary creative process to express themselves. This process is sometimes arduous and requires fearlessness — which is opposed to the spectator's imagination. This article addresses the reality x fiction theme in the works of the artist Claudia Briza. The objective is to emphasize the counterpoint between the artist's constructed image (fiction) and how really the creative process (reality) occurs. An analysis will be carried out an analysis of how the artist Claudia Briza dialogues about fiction and reality through her works carried out between 2011 and 2017. A comparison was made with the approach taken by director Ingmar Bergman regarding the same subject; in addition, the life and work of actress Carmen Miranda were investigated.
Keywords: Claudia Briza. Fiction x Reality. Ingmar Bergman. Carmen Miranda. Brazilian Contemporary Art. Video art.
Resumen
El sentido común respecto al artista omite el proceso creativo necesario para que él se exprese. Ese proceso, muchas veces, es arduo y requiere de valor — lo que contrasta con el imaginario del espectador. Este artículo aborda el tema realidad vs ficción en las obras de la artista Claudia Briza. El objetivo es enfatizar el contrapunto entre la imagen construida del artista (ficción) y cómo el proceso creativo (realidad) realmente se da. Se analizará cómo la artista Claudia Briza trabaja ficción y realidad, por medio de sus trabajos producidos entre 2011 y 2017. Se hace también una comparación con la óptica del director Ingmar Bergman respecto al mismo tema; además, se estudia la vida y obra de Carmen Miranda.
Palabras-clave: Claudia Briza. Ficción vs Realidad. Ingmar Bergman. Carmen Miranda. Arte Contemporáneo Brasileño. Videoarte.
Downloads
Referências
REINA, A. Teorias do Cinema. Curitiba: Intersaberes,
DA COSTA GARCIA, T. O It verde e amarelo de Carmem Miranda 1930...1946) - São Paulo: Annablume: Fapesp, 2004
FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia, Rio de Janeiro: Sinergia Relume Dumará, 2009
MELLO, C. Video Instalação e poéticas contemporâneas, São Paulo: ARS-S.P.vol.5 n.10, 2007
BERTOLETI, A. e DE CAMARGO, P., Ensino das artes visuais na era das tecnologias digitais. Curitiba: Intersaberes, 2016 (Serie Teoria e a Pratica das Artes Visuais)
ARDUI, O. Quando caem as máscaras o que resta da ficção? Entrevista com Claudia Briza por Olivia Ardui, Rio de Janeiro: 7# Monográfica Saracura, 2016
BRIZA, C. Quando caem as máscaras o que resta da ficção? Entrevista com Claudia Briza por Olivia Ardui, Rio de Janeiro: 7# Monográfica Saracura, 2016.
GOFFMAN, E. (1922-1982), A Representação do Eu na vida cotidiana, São Paulo: Editora Vozes,1959
ADRIANO, C. (2007), Caderno Sesc Videobrasil / SESC SP, -Vol.3 n.3, São Paulo: Edições SESC SP, Associação Cultural Videobrasil. 2007
VIDEOARTE . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020.Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3854/videoarte>.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)
- Flavia de Morais, Maikon André Lima da Silva, Mangá e Anime no ensino das Artes Visuais: o desenho nipônico como ferramenta didática de formação pessoal e social , Caderno Intersaberes: v. 10 n. 24 (2021): Práticas culturais e corporais em debate
- Juliana da Silva de Oliveira Sousa, Maikon André Lima da Silva, Artes Visuais e educação integral: as práticas artísticas como instrumento para o desenvolvimento humano global , Caderno Intersaberes: v. 10 n. 24 (2021): Práticas culturais e corporais em debate