A representação do espiritismo nos filmes Nosso Lar, Chico Xavier e Divaldo - O Mensageiro da Paz
Resumo
Este trabalho analisa como o espiritismo é representado nos filmes Nosso Lar, Chico Xavier e Divaldo - o mensageiro da paz. Os objetivos específicos são: (a) conceituar espiritismo; (b) discutir sobre filmes religiosos; (c) investigar a presença do espiritismo na cinematografia brasileira; (d) examinar se filmes espíritas podem ser classificados como religiosos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada por meio de livros, artigos acadêmicos, dissertações e teses sobre o tópico. Os resultados demonstraram que as três obras utilizaram elementos do imaginário bíblico, o que permite classificá-las como filmes religiosos.
Palavras-chave: espiritismo; filme religioso; cinema; melodrama.
Abstract
This work analyzes how spiritualism is represented in the movies Nosso Lar, Chico Xavier, and Divaldo – o mensageiro da paz. The specific objectives are: (a) to contextualize spiritualism; (b) to discuss religious films; (c) to investigate the presence of spiritism in Brazilian cinematography; (d) to examine whether spiritist movies can be classified as religious films. It is bibliographical research, performed through books, academic articles, dissertations, and theses on the topic. The results showed that the three films used elements of the biblical imaginary, which allows classifying them as religious films.
Keywords: spiritualism; religious movie; cinema; melodrama.
Resumen
Este trabajo analiza cómo el espiritismo es representado en las películas Nosso Lar, Chico Xavier e Divaldo - o mensageiro da paz. Los objetivos específicos son: (a) definir espiritismo; (b) discurrir sobre películas religiosas; (c) investigar la presencia del espiritismo en la cinematografía brasileña; (d) examinar si películas espiritistas pueden ser clasificadas como religiosas. Se trata de una investigación bibliográfica, realizada en libros, artículos académicos y tesis de maestría y doctorado sobre el tópico. Los resultados demuestran que las tres obras utilizaron elementos del imaginario bíblico, lo que permite clasificarlas como películas religiosas.
Palabras-clave: espiritismo; película religiosa; cine; melodrama.
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Referências
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