Diferencial estético entre comics e mangas: por que o mangá parece mais próximo da realidade?
Resumo
Este artigo realiza uma análise comparativa entre as histórias em quadrinhos norte-americanas (comics) e as japonesas (mangás) para verificar por que percebemos os personagens japoneses como mais humanos. Essa questão é importante pois temas sociais que remetem à humanização e à inclusão têm sido sensíveis na sociedade contemporânea, em prol da representatividade social. Para o prosseguimento do trabalho foram utilizados materiais de leitura de especialistas na matéria, tais como Nobu Chinen e obras dos quadrinistas Stan Lee e Eiichiro Oda, que contribuíram com a análise e a comparação estética entre os textos selecionados. Foi possível identificar nos mangás muito mais momentos voltados para interior do personagem, utilizando-se da expressão facial/corporal para refletir os sentimentos abordados e também uma diferenciação muito maior entre os personagens, tanto nos trajes quando em questões étnicas, enquanto nas histórias em quadrinhos norte-americanas os personagens — com exceção do protagonista — causam a impressão de terem “surgido do mesmo molde” e sofrido apenas pequenas alterações, como cor de cabelo e roupas. A análise evidenciou que a característica humana é muito mais explorada nos quadrinhos japoneses, que buscam maior representatividade estética e social em suas obras.
Palavras-chave: quadrinhos; comics; mangás; estética.
Abstract
This article comparatively analyze North-American comic books and Japanese manga to verify why we perceive Japanese characters as more humans. This question is important since social themes referring to humanization and inclusion have been sensitive in contemporary society, in favor of representativeness. The reading material to conduct such research includes specialists as Nobu Chinen, and works by artists as Stan Lee and Eiichiro Oda, which contributed to the analysis and aesthetic comparison between the compiled texts. We identify in the mangas many more moments of characters’ introspection, using body/facial expressions to represent the addressed feelings, also to mark a much greater differentiation between the characters, both in costumes and in ethnic issues, while in American comic books the characters — except the protagonist — leave an impression that they are fitting default behavior and appearance, just slightly different from each other in some aspects, such as clothes and hairstyles. The analysis showed that the human characteristic is much more explored in Japanese comics, which seek greater aesthetic and social representativeness in their works.
Keywords: comic books; mangas; aesthetic.
Resumen
Este artículo realiza un análisis comparativo entre las historietas norteamericanas (cómics) y las japonesas (mangas) para verificar por qué percibimos a los personajes japoneses como más humanos. Esta cuestión es importante por cuanto temas sociales relativos a la humanización y a la inclusión son sensibles en la sociedad contemporánea, en favor de la representatividad social. Para la secuencia del trabajo, se usaron materiales de lectura de especialistas en el tema, como Nobu Chinen, y obras de historietistas como Stan Lee y Eiichiro Oda, que contribuyeron para el análisis y comparación estética entre los textos seleccionados. Fue posible identificar, en los mangas, mayor cantidad de momentos dirigidos hacia el interior de los personajes; en ellos se utilizaron expresiones corporales y faciales para reflejar los sentimientos y también una distinción mayor entre los personajes, tanto en los trajes como en cuestiones étnicas, mientras que en los cómics norteamericanos los personajes — a excepción de los protagonistas — parecen haber “salido del mismo molde” y sufrido solo algunos cambios, como color del pelo y vestimentas. El análisis demostró que la característica humana es mucho más explorada en los tebeos japoneses, que buscan mayor representatividad estética y social en sus obras.
Palabras-clave: tebeos; cómics; mangas; estética.
Downloads
Referências
CHINEN, N. Linguagem HQ: conceitos básicos. 1. ed. São Paulo: Editora Criativo, 2011.
CHINEN, N. Linguagem mangá: conceitos básicos. 1. ed. São Paulo: Editora Criativo, 2013.
LEE, S.; BUSCEMA, J. Como desenhar quadrinhos no estilo Marvel. 1. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.
LEE, S.; BUSCEMA, J. O espetacular homem aranha: desmascarado. 1. ed. Barueri: Panini Comics, 2022.
ODA, E. One Piece. 1. ed. Barueri: Panini Comics — Planet Manga, 2005. v. 1.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)
- Jomar Villanova, Fotografia digital na educação a distância , Caderno Intersaberes: v. 12 n. 38 (2023): Ciência e formação em Linguagens: cenários, perspectivas e desafios
- Etienne Henklein, Jomar Villanova, Multiculturalismo na educação a distância (EAD) , Caderno Intersaberes: v. 11 n. 31 (2022): Competências, tecnologia e inovação
- Elaine Leal, Jomar Villanova, A caneta esferográfica como instrumento de produção artística , Caderno Intersaberes: v. 13 n. 45 (2024): Artes, cultura e movimento: pesquisa e prática
- Jomar Villanova, As histórias em quadrinhos no ensino das artes visuais , Caderno Intersaberes: v. 13 n. 45 (2024): Artes, cultura e movimento: pesquisa e prática