A violência policial e a segregação das classes populares nos contos de Ferréz: quando a literatura imita a vida
Resumo
A literatura marginal periférica tem traços de realidade; muitas vezes os autores, em suas expressões artísticas, parecem relatar uma rotina vivida por moradores de favela. Sendo assim, este artigo estuda a relação entre a Literatura Marginal e a realidade, a partir de dois contos de Ferréz, A fábrica de fazer vilão e Zé, cujo tema principal é a violência policial nas favelas. Trata-se de uma comparação desses contos com matérias de jornais locais, em que policiais usam violência em suas abordagens. A pesquisa revela pontos comuns entre ficção e realidade, pois a arte parece imitar a vida. Tanto os contos como as reportagens mostram que a violência tem um alvo — os pobres e os negros. A metodologia é qualitativa, bibliográfica e utiliza recursos como artigos científicos, contos, livros e reportagens extraídas de jornais locais. Uma característica principal da literatura marginal periférica é que os autores são moradores de favelas que, através de sua arte, dão voz às suas lutas e causas sociais. No decorrer da pesquisa comprovou-se que a arte é porta-voz de uma causa maior — a denúncia e o grito por justiça pelo abandono social da população que vive à margem da sociedade. A literatura marginal periférica pode ser considerada um retrato da realidade brasileira.
Palavras-chave: literatura marginal periférica; violência policial; Ferréz; segregação de classes populares; a arte imita a vida.
Abstract
Peripheral marginal literature has traces of reality; often, authors in their artistic expressions seem to depict the daily lives of residents in favelas. This article studies the relationship between marginal literature and reality, based on two short stories by Ferréz, A fábrica de fazer vilão and Zé, whose main theme is police violence in the favelas. It involves a comparison of these stories with local newspaper articles in which police use violence in their encounters. The research reveals commonalities between fiction and reality, as art appears to imitate life. Both the stories and the news reports show that violence has a target — the poor and the black population. The methodology used is qualitative and bibliographic, utilizing resources such as scientific articles, short stories, books, and newspaper reports extracted from local publications. A key characteristic of peripheral marginal literature is that the authors are favela residents who, through their art, give voice to their struggles and social causes. Throughout the research, it was confirmed that art is a spokesperson for a greater cause — the denouncement and outcry for justice due to the social abandonment of the population living on the margins of society. Peripheral marginal literature can be considered a reflection of Brazilian reality.
Keywords: peripheral marginal literature; police violence; Ferréz; segregation of lower classes; art imitates life.
Resumen
La literatura marginal periférica tiene rasgos de realidad; a menudo los autores, en sus expresiones artísticas, parecen reportar una rutina vivida por los habitantes de las favelas. Por ello, este artículo estudia la relación entre la Literatura Marginal y la realidad, a partir de dos cuentos de Ferréz, La fábrica de villanos y Zé, cuyo tema principal es la violencia policial en las favelas. Se trata de una comparación de eses cuentos con artículos de periódicos locales, en los que los policías utilizan la violencia en sus operativos. La investigación revela puntos en común entre la ficción y la realidad, ya que el arte parece imitar a la vida. Tanto los cuentos como las noticias muestran que la violencia tiene un objetivo: los pobres y los negros. La metodología es cualitativa, bibliográfica y utiliza recursos como artículos científicos, cuentos, libros y reportajes extraídos de periódicos locales. Una característica principal de la Literatura Marginal periférica es que los autores son habitantes de favelas que, a través de su arte, dan voz a sus luchas y causas sociales. Durante la investigación se comprobó que el arte es el vocero de una causa mayor, la denuncia y el clamor de justicia por el abandono social de la población que vive al margen de la sociedad. La literatura marginal periférica puede ser considerada un retrato de la realidad brasileña.
Palabras-clave: literatura marginal periférica; violencia policial; Férrez; segregación de clases populares; el arte imita a la vida.
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Referências
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