O papel do regente na preparação de um coral litúrgico
Resumo
Este artigo busca apresentar, por meio de textos da ciência musical, as atividades atribuídas ao regente coral. Consiste em identificar o papel do regente na preparação de um coral litúrgico. Essa questão justifica-se pelo crescente interesse de religiosos por esse estudo, segundo Lorenzetti (2015), uma vez que a igreja é um ambiente inclusivo sem exigências de proficiência nesse contexto. De acordo com Geraldo, Fernandes e Rasslan (2021), o regente possui um papel muito complexo; é arranjador, psicólogo, dramaturgo, mediador de conflitos, professor, técnico vocal, produtor de cultura, entre outras características próprias de cada realidade. Esta pesquisa, realizada com procedimentos de revisão bibliográfica, demonstrou a sobrecarga e a complexidade da função do regente, que não se resume em reger, pois seu trabalho deve estar em consonância com o ambiente, neste caso o litúrgico, repleto de documentos normativos e orientativos.
Palavras-chave: regente; canto coral; música litúrgica.
Abstract
This article seeks to present, through texts of musical science, the activities attributed to the choir conductor. It consists in identifying the conductor’s role in the preparation of a liturgical choir. This issue is justified by the growing interest of religious people in this study, as reported by Lorenzetti (2015), since the church is an inclusive environment without proficiency requirements in this context. According to Geraldo, Fernandes, and Rasslan (2021), the conductors have a very complex role; they are arrangers, psychologists, playwrights, conflict mediators, teachers, vocal technicians, culture producers, among other characteristics of each reality. This research, carried out with bibliographic review procedures, demonstrated the overload and complexity of the conductors’ function, which is not limited to conducting, since their work must be in line with the environment, in this case, the liturgical one, full of normative and guiding documents.
Keywords: conductor; choral singing; liturgical music.
Resumen
Este artículo presenta, por medio de textos de ciencia musical, las actividades atribuidas al director de coro. Consiste em identificar el rol del director em la preparación de un coro litúrgico. El tema se justifica por el creciente interés de religiosos por este estudio, según Lorenzetti (2015), una vez que la iglesia es un ambiente inclusivo sin exigencia de formación en ese contexto. De acuerdo con Geraldo, Fernandes y Rasslan (2021), el director tiene un rol muy complejo; es arreglista, psicólogo, dramaturgo, mediador de conflictos, profesor, técnico vocal, productor de cultura, entre otras características propias de cada realidad. Esta investigación, realizada con procedimientos de revisión bibliográfica, demuestra la sobrecarga y la complejidad de la función del director, que no se limita a dirigir el coro, pues su trabajo debe estar en consonancia con el ambiente, en este caso el litúrgico, repleto de documentos normativos y orientadores.
Palabras-clave: regente; canto coral; música litúrgica.
Downloads
Referências
AMATO, Rita Fucci. O canto coral como prática socio-cultural e educativo-musical. Opus, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 75-96, jun. 2007.
BORNHOLDT, Jeimely Heep. Canto coral com idosos: o que falam os regentes e as rotinas de ensaio. 2019. 149 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, 2019.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P.A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
CNBB. A música litúrgica no Brasil. Doc. 79, 1998. In: Documentos sobre a música litúrgica (1903-2003). 2. ed. São Paulo: Paulus, 2017.
CNBB. Animação da vida litúrgica na igreja. Doc. 43. São Paulo: Paulinas, 2018
CNBB. Pastoral da música litúrgica no Brasil. Doc. 7, 1976. In: Documentos sobre a música litúrgica (1903-2003). 2. ed. São Paulo: Paulus, 2017.
DUARTE, Fernando Lacerda Simões. Rupturas e continuidades na música litúrgica católica do presente no Brasil: restauração, esquecimento e recriação da memoria musical. Opus, Goiânia, v. 22, n. 1, p. 339-362, jun. 2016.
FERNANDES, Ângelo José; KAYAMA, Adriana Giarola; ÖSTERGREN, Eduardo Augusto. O regente moderno e a construção da sonoridade coral. Per Musi, Belo Horizonte, n. 13, p. 33-5, 2006.
FERNANDES, Ângelo José. O regente e a construção da sonoridade coral: uma metodologia de preparo vocal para coros. 2009. 475 f. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP, 2019. Disponível em:
http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284707. Acesso em: 25 out. 2021.
FRANÇA, Marcio Fernando. A música, o canto na liturgia eucarística. São Paulo: Fons Sapientiae, 2015.
GERALDO, Jorge Augusto Mendes; FERNANDES, Ângelo José; RASSLAN, Manoel Câmara. Regência em pauta: diálogos sobre canto coral e regência. Campo Grande – MS: UFMS, 2021.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
JUNIOR, Manuel Vicente Ribeiro Veiga. Religião e música: variações em busca de um tema. Caderno CRH, Salvador, v. 26 n. 69, p. 477-492, set./dez. 2013.
LORENZETTI, Michelle Arype Girardi. Aprender e ensinar música na igreja católica: um estudo de caso em Porto Alegre/RS. 2015. 167 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFMS, Porto Alegre- RS, 2015.
MACHADO, Luiz Henrique Ferreira. A música católica: um olhar sobre a música litúrgica realizada na missa em Uberlândia. 2017. 42 f. Monografia (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, UFU – MG, 2017.
ROSSI, Doriane. Fundamentos de regência coral: a linguagem do gesto, o prazer do canto. Curitiba: Intersaberes, 2020.
VATICANO. Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium sobre a sagrada liturgia. Disponível em: https://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19631204_sacrosanctum-concilium_po.html. Acesso em: 24 out. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)
- Jeimely Heep Bornholdt, Eduardo Luiz Beise Ulrich, Chrome Music Lab como ferramenta de apoio ao ensino de música na educação básica , Caderno Intersaberes: v. 11 n. 31 (2022): Competências, tecnologia e inovação
- Saara Veridiana Santetti Boeno, Jeimely Heep Bornholdt, A influência da música na vida dos bebês de 0 a 18 meses , Caderno Intersaberes: v. 10 n. 24 (2021): Práticas culturais e corporais em debate
- Raquel Resende de Mora Vieira, Jeimely Heep Bornholdt, Musicalização para alunos idosos , Caderno Intersaberes: v. 12 n. 38 (2023): Ciência e formação em Linguagens: cenários, perspectivas e desafios
- Jeimely Heep Bornholdt, Dinamara Pereira Machado , Alexandre Henrique Mascarenhas da Silva, Pedagogia no canto coral , Caderno Intersaberes: v. 13 n. 45 (2024): Artes, cultura e movimento: pesquisa e prática
- Alex Bruno de Oliverira Lima, Jeimely Heep Bornholdt, Desafios encontrados pela escola de música particular no ensino de algumas técnicas vocais em aulas de canto voltadas à música popular brasileira , Caderno Intersaberes: v. 12 n. 38 (2023): Ciência e formação em Linguagens: cenários, perspectivas e desafios