Pedagogia no canto coral
Resumo
Este artigo trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter materialista histórico, protagonizando a pedagogia no canto coral. Tornar o canto uma prática prazerosa e organizada pode ser um problema para regentes de coros amadores e profissionais. O estudo da pedagogia no canto coral é profundamente essencial, pois o regente é um profissional que atua como professor, criando e se apropriando de metodologias que intensificam o contato do corista (aluno) com a música, pelo canto. É possível imaginar o canto coral como uma aula musical coletiva, em que vários fatores devem ser levados em conta para que haja prazer nessa prática, essa experiência, se for bem conduzida, pode levar os participantes ao sentimento de sucesso e, ao contrário, uma má condução pode levá-los ao sentimento de fracasso. A voz é um instrumento musical que o ser humano domina e utiliza durante toda sua vida, usar a música para ensinar o corista a controlar sua voz não é uma tarefa simples, exige conhecimentos específicos e planejamentos. O propósito desta pesquisa é contribuir para a prática eficaz do canto coral, aprofundando-se em conhecimentos e técnicas fundamentais que produzem o prazer e o desenvolvimento musical de forma atualizada e produtiva. O pesquisador, neste trabalho de pesquisa, abordará caminhos que podem ser percorridos por regentes com propostas e ideias de planejamento. Espera-se contribuir para o surgimento de novas compreensões sobre a educação no canto coral.
Palavras-chave: regentes; pedagogia no canto coral; corista; música.
Abstract
This paper is a qualitative research, with characteristics of historical materialism, presenting pedagogy in choral singing. Making singing a pleasurable practice can be a problem for conductors of amateur and professional choirs. The study of pedagogy in choral singing is essential, since the conductor is a professional who acts as a teacher, creating and adopting methodologies that increase the chorister's (student's) contact with music through singing. It is possible to think of choral singing as a collective musical lesson in which many factors must be considered to enjoy this practice. This experience, if well conducted, can lead people to a feeling of success, and on the other hand, a bad conduct can lead the participants to a feeling of failure. The voice is a musical instrument that a human being controls and uses throughout his or her life, so teaching a chorister to control his or her voice through music is not an easy task because it requires specific and planned knowledge. The purpose of this research is to contribute to the practice of efficient choral singing by deepening the knowledge and fundamental techniques that produce pleasure and musical development in an updated and productive way. This research will approach the paths that can be taken by the conductor with planning suggestions and ideas. It is expected that this paper can contribute to the emergence of new understandings of choral education.
Keywords: conductors; choral singing pedagogy; choral singers; music.
Resumen
Este artículo se trata de una investigación cualitativa, de carácter materialista histórico, protagonizando la pedagogía en el canto coral. Volver el canto una práctica placentera y organizada puede ser un problema para regentes de coros amateurs y profesionales. El estudio de la pedagogía en el canto coral es profundamente esencial, pues el regente es un profesional que actúa como profesor, creando y apropiándose de metodologías que intensifican el contacto del corista (alumno) con la música por el canto. Se puede imaginar el canto coral como una clase musical colectiva, en la que se deben tener em cuenta varios factores para que haya placer en esa práctica. Esa experiencia, si bien conducida, puede llevar los participantes al sentimiento de éxito y, en cambio, una mala conducción puede llevarlos al sentimiento de fracaso. La voz es un instrumento musical que el ser humano domina y utiliza durante toda su vida. Usar la música para enseñar el corista a controlar su voz no es una tarea simple, exige conocimientos específicos y planeamientos. El propósito de esta investigación es contribuir para la práctica eficaz del canto coral, profundizándose en conocimientos y técnicas fundamentales que producen el placer y el desarrollo musical de forma actualizada y productiva. El investigador, en este trabajo de investigación, ha de abordar caminos que se pueden recorrer por regentes con propuestas e ideas de planeamiento. Se espera contribuir para el surgimiento de nuevas comprensiones sobre la educación en el canto coral.
Palabras clave: regentes; pedagogía canto coral; corista; música.
Downloads
Referências
BORNHOLDT, J. H. Canto coral com idosos: o que falam os regentes e as rotinas de ensaio. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019. Disponível em: siga.ufpr.br/siga/visitante/trabalhoConclusaoWS?idpessoal=55910&idprograma=40001016055P2&anobase=2019&idtc=42. Acesso em: 25 nov. 2023.
BURTET, L. P. Manual de técnica vocal. Curitiba: Intersaberes, 2022.
OLIVEIRA, J. M. O coral completo: passos para montar, administrar e desenvolver um coral em sua igreja ou escola. Engenheiro Coelho: Unaspress, 2016.
PRUETER, P. B. Com maestria: preparação e estratégias para o canto coral. Curitiba: Intersaberes, 2022.
ROSSI, D. Fundamentos de regência coral. Curitiba: Intersaberes, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)
- Jeimely Heep Bornholdt, Eduardo Luiz Beise Ulrich, Chrome Music Lab como ferramenta de apoio ao ensino de música na educação básica , Caderno Intersaberes: v. 11 n. 31 (2022): Competências, tecnologia e inovação
- Saara Veridiana Santetti Boeno, Jeimely Heep Bornholdt, A influência da música na vida dos bebês de 0 a 18 meses , Caderno Intersaberes: v. 10 n. 24 (2021): Práticas culturais e corporais em debate
- Jeimely Heep Bornholdt, Tainã Spinello, Claudemir Luiz Bissotto, O papel do regente na preparação de um coral litúrgico , Caderno Intersaberes: v. 11 n. 31 (2022): Competências, tecnologia e inovação
- Raquel Resende de Mora Vieira, Jeimely Heep Bornholdt, Musicalização para alunos idosos , Caderno Intersaberes: v. 12 n. 38 (2023): Ciência e formação em Linguagens: cenários, perspectivas e desafios
- Dinamara Pereira Machado, Adriano Sousa Lima, Gisele do Rocio Cordeiro, Fernanda Gusso Rosa Meller, Karyn Liane Teixeira de Lemos, Viviane Schueda Stacheski, Reconfigurações pedagógicas sob a luz da Psicopedagogia, da Educação Especial e da Pedagogia , Caderno Intersaberes: v. 12 n. 42 (2023): Reconfigurações pedagógicas sob a luz da Psicopedagogia, da Educação Especial e da Pedagogia
- Aline Conceição Nascimento, Dinamara Pereira Machado, Gisele do Rocio Cordeiro, O saber e o fazer da Etnomatemática nas diretrizes curriculares nacionais , Caderno Intersaberes: v. 12 n. 44 (2023): Práticas Contemporâneas no Ensino de Física, Química e Matemática
- Elinéia Siva Vasco Arnone, Dinamara Pereira Machado, Educação de Jovens e Adultos: desafios e superações na modalidade , Caderno Intersaberes: v. 12 n. 41 (2023): Políticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
- Bruna Caroline de Macedo, Dinamara Pereira Machado, Uma abordagem psicopedagógica sobre coaching educacional e afetividade , Caderno Intersaberes: v. 12 n. 42 (2023): Reconfigurações pedagógicas sob a luz da Psicopedagogia, da Educação Especial e da Pedagogia
- Victor Fellipe Silva de Oliveira, Dinamara Pereira Machado, A política nacional de participação social à luz da teologia pública e suas interlocuções , Caderno Intersaberes: v. 12 n. 43 (2023): Humanidades em Perspectiva: Pós-verdade, Teologia e Religião
- Adriano Sousa Lima, Dinamara Pereira Machado , Marcos Ruiz da Silva, Tatiane Calve, Editorial , Caderno Intersaberes: v. 10 n. 24 (2021): Práticas culturais e corporais em debate