O João Gilberto é desafinado? a Bossa Nova sob a ótica da análise do discurso

A Bossa Nova sob a ótica da Análise do Discurso

Autores

  • Crisbelli Domingos UNINTER
  • Ana Lia Della Torre UNINTER

Resumo

Neste artigo, realizou-se uma proposta de análise da canção “Desafinado”, de autoria de Tom Jobim e Newton Mendonça (1959) — cantada por João Gilberto —, sob a perspectiva da Análise do Discurso (AD) de orientação francesa, com a fundamentação teórica de Pêcheux (1995) e Orlandi (2005). Com base nos conceitos de interdiscurso, não dito, prosódia, polissemia, formação discursiva (FD) e ideologia, a análise teve como objetivo elucidar a concepção de Bossa Nova na década de 50; demonstrar como um novo estilo musical passou a existir no âmbito da construção de uma formação discursiva (FD); e como a canção mencionada foi peça para o constructo ideológico dos critérios de percepção, aceitabilidade e crítica discursiva do estilo à época. A partir do trabalho analítico de um corpus composto por 11 trechos da canção, chegou-se à conclusão de que a música referida foi uma resposta ao cenário musical crítico da época, e marco do próprio estilo Bossa Nova.

Palavras-chave: bossa nova; análise do discurso; crítica musical.

Abstract

In this paper, it is conducted a proposal for analysis of the song “Desafinado”, by Tom Jobim and Newton Mendonça (1959) — sung by João Gilberto — from the perspective of Discourse Analysis (AD) of French orientation, with the theoretical foundation of Pêcheux (1995) and Orlandi (2005). Based on the concepts of interdiscourse, unspoken, prosody, polysemy, discursive formation (DF) and ideology, the analysis aimed to elucidate the Bossa Nova conception in the 1950s; to demonstrate how a new musical style came to exist within discursive formation construction (DF); and how the song mentioned was part of the ideological construction of the criteria for perception, acceptability and discursive criticism of the style at the time. Based on the analytical work of a corpus composed of 11 excerpts from the song, the conclusion was reached that the referred song was a response to the critical musical scenario of the time, and a landmark of the Bossa Nova style itself.

Keywords: Bossa Nova; discourse analysis; music criticism.

Resumen

En este artículo, se realizó una propuesta de análisis de la canción “Desafinado”, compuesta por Tom Jobim y Newton Mendoza (1959) — y cantada por João Gilberto —, desde la perspectiva del Análisis del Discurso (AD) de orientación francesa, con fundamentación teórica en Pêcheux (1995) y Orlandi (2005). Sobre la base de los conceptos de interdiscurso, no-dicho, prosodia, polisemia, formación discursiva (FD) e ideología, el análisis tuvo como objetivo elucidar el concepto de Bossa Nova en la década de 50; demostrar cómo un nuevo estilo musical pasó a existir en el ámbito de la construcción de una formación discursiva (FD); y cómo la canción mencionada fue pieza para el constructo ideológico de los criterios de percepción, aceptabilidad y crítica discursiva del estilo de la época. A partir del trabajo analítico de un corpus compuesto por 11 extractos de la canción, se concluye que la mencionada canción fue una respuesta al escenario musical crítico de la época, y marco del estilo propio de la Bossa Nova.

Palabras-clave: Bossa Nova; análisis del discurso; crítica musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Crisbelli Domingos, UNINTER

Doutoranda e Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), professora da área de Linguagens e Sociedade, Curso de Letras, do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Ana Lia Della Torre, UNINTER

Mestra em Educação Musical pela Universidade de Campinas (UNICAMP), graduada em Licenciatura em Música pela Universidade de Campinas (UNICAMP), discente do Curso de Bacharelado em Letras Centro Universitário Internacional UNINTER.

Referências

FERREIRA, R. G. F. da et al. Musilinguagem e emoções: pode a música evocar memórias coletivas de longa permanência? Policromias — Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som, v. 6, n. 3, p. 198-222, set.-dez. 2021.

MELLO, Zuza Homem de. Folha explica — João Gilberto. São Paulo: Publifolha, 2001.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 5. ed. Campinas: Pontes, 2005.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni Puccinelli Orlandi et al. 2. ed. Campinas: Unicamp, [1975]1995.

TATIT, Luiz. Cancionistas Invisíveis. Revista Cult, São Paulo, ano 9, n. 105, p. 54-58, 2006.

TINHORÃO, José Ramos. Pequena história da música popular: segundo seus gêneros. 7. ed. São Paulo: Editora 34, 2013.

VINHAS, Luciana Iost. Elementos de ordem prosódica no funcionamento discursivo. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TEXTO, ENUNCIAÇÃO E DISCURSO (SITED). Núcleo de Estudos do Discurso Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2010, Porto Alegre. Anais [...] Porto Alegre: SITED set., 2010.

Downloads

Publicado

2022-07-26