Teologia ao som das batidas de um ogã
Resumo
A simbologia religiosa apresentada no âmbito do jogo marcial da capoeira e em sua relação com os ritos mitológicos das religiões naturais afro-brasileiras são o tema de estudo proposto no presente artigo. Este ensaio busca apresentar as relações religiosas elementais constituídas pelos negros afrodescendentes em paralelo às tradições cultivadas durante o período do Brasil Colônia até a sua contemporaneidade, com a reformulação de arranjos e técnicas de luta ainda mais ousadas, julgadas até então como proibidas, portanto, marginalizadas. O intuito deste artigo foi o de contribuir para que o leitor aprofunde seus conhecimentos a respeito dos fenômenos religiosos implícitos, entretanto, inerentes às diversas áreas da sociedade, assim como o de agregar novos saberes aos demais pesquisadores do campo das Ciências da Religião e Teologias, demonstrando consequentemente as amplas possibilidades de investigação nesse terreno. Para o desenvolvimento deste estudo, foram pesquisadas referências que abordassem a historicidade da matriz africana e a sua contribuição artística em território nacional com o objetivo de produzir sólido conteúdo em torno do assunto, de modo que pudessem proporcionar aspectos teóricos fenomenológicos referentes às expressões rito-sociais praticadas pelos povos negros associadas às religiões já presentes no Brasil, como as tradições religiosas nativas e o cristianismo. Dentre tais expressões está a capoeira, uma mistura de dança, esporte e misticismo utilizada como ferramenta de resistência à dureza dos donos de engenho. Destarte, o aparecimento deste jogo rodeado de simbolismo e sua associação ao candomblé e à umbanda são o ponto alto da referida análise. A pesquisa proporcionou um elevado saber aos pesquisadores a respeito dos fenômenos religiosos, dinamizando a convivência e o diálogo franco com as manifestações citadas.
Palavras-chave: capoeira; religiões afro-brasileiras; simbologia.
Abstract
The religious symbology presented in the context of the martial game of capoeira and its relationship with the mythological rites of Afro-Brazilian natural religions are the themes of study proposed in this work. This essay seeks to present the elementary religious relations constituted by black Afro-descendants in parallel to the traditions cultivated during the period, from Colonial Brazil to contemporary times, with the reformulation of arrangements and struggle techniques that are more daring, judged until then as prohibited and, therefore, marginalized. The aim of this article is to contribute to the deepening of the reader’s knowledge about the implicit religious phenomena, nonetheless, inherent in the various areas of society, as well as to add new knowledge to other researchers in the field of Religion Sciences and Theologies, thus demonstrating the wide possibilities of investigation in this field. For the development of this study, a literature review was carried out that addressed the historicity of the African matrix and its artistic contributions in national territory with the objective of producing solid content around the subject so that they could provide phenomenological theoretical aspects related to the rite-social expressions practiced by black people associated with religions already present in Brazil, such as native religious traditions and Christianity. Among them is capoeira, a mixture of dance, sport and mysticism used as a tool for resistance to the harshness of mill owners. Thus, the appearance of this game, surrounded by symbolism, and much of its association with Candomblé and Umbanda are the highlight of this analysis. The study provided the researcher with extensive knowledge about religious phenomena, stimulating coexistence and frank dialogue with the manifestations in question.
Keywords: capoeira; Afro-Brazilian religions; symbology.
Resumen
La simbología religiosa presentada en el ámbito del juego marcial de la capoeira y en su relación con los ritos mitológicos de las religiones naturales afrobrasileñas son el tema de estudio propuesto en el presente artículo. Este ensayo busca presentar las relaciones religiosas elementales constituidas por los negros afrodescendientes en paralelo a las tradiciones cultivadas durante el periodo del Brasil Colonia hasta su contemporaneidad, con la reformulación de disposiciones y técnicas de lucha aún más audaces, juzgadas hasta entonces como prohibidas, por lo tanto, marginalizadas. El objetivo de este artículo fue el de contribuir para que el lector profundice sus conocimientos respeto a los fenómenos religiosos implícitos, sin embargo, inherentes a las diversas áreas de la sociedad, así como el de agregar nuevos saberes a los demás investigadores de campo de las Ciencias de la Religión y Teologías, demostrando consecuentemente las amplias posibilidades de investigación en ese terreno. Para el desarrollo de este estudio, se investigó referencias que trataran de la historicidad de la matriz africana y de su contribución artística en territorio nacional con el objetivo de producir sólido contenido alrededor del tema, de modo que pudieran proporcionar aspectos teóricos fenomenológicos referentes a las expresiones rito-sociales practicadas por los pueblos negros asociadas a las religiones ya presentes en Brasil, como las tradiciones religiosas nativas y el cristianismo. Entre esas expresiones está la capoeira, una mezcla de danza, deporte y misticismo utilizada como herramienta de resistencia a la dureza de los dueños de ingenio. De esa manera, el aparecimiento de este juego rodeado de simbolismo y su asociación al candomblé y a la umbanda son el punto alto del referido análisis. La investigación ha proporcionado un elevado saber a los investigadores respeto a los fenómenos religiosos, dinamizando la convivencia y el diálogo franco con las manifestaciones mencionadas.
Palabras clave: capoeira; religiones afrobrasileñas; simbología.
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