Uso de jogos e brincadeiras como ferramenta de inclusão de autistas nas aulas de Educação Física Escolar: uma proposta de pesquisa-ação na rede Municipal de Ensino de Curitiba/PR
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição caracterizada por dificuldade na comunicação e interação social, associada a padrões de comportamento restritivos e repetitivos em relação com objetos. Entre as inúmeras possibilidades de intervenção com estudantes com necessidades educativas especiais — como os autistas — está a aplicação de jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física Escolar, uma vez que essas atividades lhes proporcionam oportunidades de conhecimento de seu corpo e das possibilidades de sua movimentação, para desenvolver autonomia, identidade corporal e vínculos afetivos com os demais estudantes. Para inferir que os jogos e as brincadeiras são eficazes no processo de inclusão e desenvolvimento dos estudantes com TEA, é necessário que haja pesquisa sobre o tema. Por essa razão, o presente estudo é uma proposta de pesquisa-ação sobre os benefícios da aplicação de jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física Escolar, com o objetivo de auxiliar no processo de inclusão de estudantes com TEA em uma escola regular do município de Curitiba/PR e, ainda, verificar a melhora do seu comportamento motor e socioafetivo. Para isso, será realizada uma pesquisa quanti-qualitativa com revisão de literatura para embasamento teórico e pesquisa de campo com avaliação do desempenho motor com a ferramenta TGMD-2, além de observação e relato do comportamento socioafetivo dos estudantes com TEA durante as aulas. Assim sendo, a proposta do projeto é conscientizar a comunidade escolar e familiares sobre a importância dos jogos e brincadeiras como acesso às práticas pedagógicas relacionadas à inclusão e desenvolvimento motor e socioafetivo de autistas na rede regular de ensino.
Palavras-chave: lúdico; autistas; ambiente escolar; construção.
Abstract
Autism Spectrum Disorder (ASD) is a condition characterized for communication and social interaction difficulties, associated with restrictive and repetitive behavior patterns in relation to objects. Among the numerous intervention possibilities with special educational needs students — such as autistic students — there is the use of games and play in gym class, since these activities provide them with opportunities to know their bodies and movement capacity, to develop autonomy, body identity, and emotional bonds with other students. In order to infer that games and play are effective in the inclusion and development process of students with ASD, it is necessary to have research on the subject. For this reason, this study is an action research proposal on the benefits of games and play in gym classes, aiming to assist in the inclusion process of students with ASD in a regular school in the city of Curitiba/PR, and also to verify the improvement of their motor and social-affective behavior. To this end, a quantitative and qualitative research will be carried out with a literature review for theoretical foundation and field research with motor performance evaluation using the TGMD-2 tool, as well as observation and reporting of the socio-affective behavior of students with ASD during classes. Therefore, the project proposal is to raise awareness among the school community and family members about the importance of games and play as access to pedagogical practices related to inclusion and motor and socio-affective development of autistic students in regular education.
Keywords: ludic; autistic; school environment; construction.
Resumen
El Trastorno del Espectro Autista (TEA) es una condición caracterizada por dificultad en la comunicación e interacción social, asociada a patrones de comportamiento restrictivos y repetitivos en relación con objetos. Entre las muchas posibilidades de intervención con estudiantes con necesidades educativas especiales — como los autistas — está el uso de juegos en las clases de Educación Física Escolar, una vez que esas actividades les ofrecen oportunidades de conocimiento de su cuerpo y de las posibilidades de sus movimientos, para desarrollar autonomía, identidad corporal y vínculos afectivos con los demás estudiantes. Para comprobar que los juegos son eficaces en el proceso de inclusión y desarrollo de los estudiantes con TEA, son necesarias investigaciones sobre el tema. Por esa razón, el presente estudio es una propuesta de investigación-acción sobre los aportes de los juegos en las clases de Educación Física Escolar, con el propósito de ayudar en el proceso de inclusión de estudiantes con TEA en una escuela regular del municipio de Curitiba/PR y de verificar mejoras en su comportamiento motor y socioafectivo. Para ello, se realizará investigación cuali-cuantitativa con revisión de literatura para la fundamentación teórica e investigación de campo con evaluación del desempeño motor con la herramienta TGMD-2, además de observación y relato del comportamiento socioafectivo de los estudiantes con TEA durante las clases. Así, la propuesta del proyecto es concientizar a la comunidad escolar y familiares sobre la importancia de los juegos como acceso a las prácticas pedagógicas relacionadas con la inclusión y desarrollo motor y socioafectivo de autistas en la red regular de educación.
Palabras-clave: lúdico; autistas; ambiente escolar; construcción.
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