PARADOXOS: AS REDES SOCIAIS NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NO BRASIL EM 2018

Autores

  • Emanuel Avelino Alves Junior Centro Universitário Internacional - UNINTER
  • Carlos Alberto Simoni Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento, UFPR; Mestre em Sociologia, UFPR; Graduado em Ciências Sociais, UFPR. Professor dos cursos de Ciência Política e Relações Internacionais no Centro Universitário UNINTER desde 2002. Sociólogo, consultor em projetos ou estudos de impactos socioambientais.

Palavras-chave:

Comunicação Política, Redes Sociais, Eleições 2018,

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar como foram utilizadas as redes sociais nas eleições presidenciais em 2018. Além disso, conceituar as redes sociais; identificar o papel da mídia nas eleições políticas e plasmar a influência das redes sociais na toma de decisões políticas. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica. Diante dos resultados encontrados, percebemos que as redes sociais são varias e que a sua distinção se da através dos seus objetivos, ademais, é uma conexão volutária ou não (indução/sedução) entre dois ou mais indivíduos. Em relação ao papel da mídia nas eleições: volta-se para o esclarecimento do eleitor, bem como para informá-lo a respeito do conhecimento da realidade. Finalmente, ao analisar a influencia da mídia, percebemos que ela pode ser demagógica, ou seja, pode conduzir a opinião pública para atender os seus próprios interesses político-partidários, dirimindo a democracia e o pluralismo politico. É importance indicar que este trabalho não se propõe esgotar o tema em questão, mas trazer reflexões e possibilidades a respeito da atuação da mídia nas eleições presidenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuel Avelino Alves Junior, Centro Universitário Internacional - UNINTER

Bacharelando em Ciência Política pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER.

Carlos Alberto Simoni, Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento, UFPR; Mestre em Sociologia, UFPR; Graduado em Ciências Sociais, UFPR. Professor dos cursos de Ciência Política e Relações Internacionais no Centro Universitário UNINTER desde 2002. Sociólogo, consultor em projetos ou estudos de impactos socioambientais.

Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento, UFPR; Mestre em Sociologia, UFPR; Graduado em Ciências Sociais, UFPR. Professor dos cursos de Ciência Política e Relações Internacionais no Centro Universitário UNINTER desde 2002. Sociólogo, consultor em projetos ou estudos de impactos socioambientais.

Referências

CERVI, E.; MASSUCHIN, M. G.; CAVASSANO, F. C. (org.): Internet Eleições no Brasil. In: Curitiba, CPOP, 2016. Disponível em: https://blogempublico.files.wordpress.com/2013/02/cervi_cap1_internet_eleicoes.pdf

Delmazo, Caroline, & Valente, Jonas C.L.. (2018). Fake news nas redes sociais online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques. Media & Jornalismo, 18(32), 155-169. Recuperado em 05 de outubro de 2018, de http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S218354622018000100012&lng=pt&tlng=pt.

DERRIDA, Jacques. História da mentira: prolegômenos. Estudos avançados, v. 10, n. 27, p. 7-39, 1996.

GONZÁLEZ, MARÍA HOLGADO. O papel dos meios de comunicação na campanha eleitoral. Disponível em: http://www.abdconst.com.br/revista13/papelMaria.pdf

PRODANOV, C.C e FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da pesquisa e do trabalho Acadêmico. 2º Ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

QUADROS, DOACIR GONÇALVES DE. O Estado na teoria política clássica: Platão, Aristoteles, Maquiavel e os contratualistas/ Doacir Gonçalves de Quadros. Curitiba: InterSaberes, 2016.

SHOPENHAUER, Arthur, 1788-1860. 38 estratégias para vencer qualquer debate: a arte de ter razão / Arthur Shopenhauer; tradução Camila Werner;com introdução de Karl Otto Edrdmann. – São Paulo : Faro Editorial, 2014.

Downloads

Publicado

2019-11-25