Desenvolvimento gerencial: ampliando aptidões e perspectivas na evolução das pessoas nas organizações
Palavras-chave:
desenvolvimento, liderança, autoconhecimento, recrutamento, ética.Resumo
Este artigo apresenta como objetivo a evolução dos servidores e colaboradores como forma de dinamizar o desenvolvimento na instituição. Possui como base a pesquisa bibliográfica com enfoque no estudo exploratório, analisa e discute a transformação da gestão através do desenvolvimento gerencial nas organizações públicas, com foco no servidor. Neste interim, se verifica a importância de novas metodologias serem aplicadas nas instituições, facilitando o gestor na administração de pessoas. Essa cultura é relevante como forma de transformar o servidor em colaborador, buscado com isso a eficiência no serviço público. A pesquisa bibliográfica foi desenvolvida através de revisão bibliográfica, buscando informações em material já publicado, consultado diretamente pelo o autor. No desenho da pesquisa, a coleta de dados é realizada através de documentos, do conhecimento abordado de forma cientifica e pela análise das publicações, já delimitada na pesquisa. Assim sendo verifica-se ser importante a transformação dos servidores em colaboradores, através da implantação do desenvolvimento gerencial, reconhecendo a necessidade de dotar estratégias de comunicação, liderança, aspectos comportamentais e ambientais. Outro fato que não foi discutido neste artigo, mas é de suma importância ser revisto nas suas consequências, é a estabilidade no serviço público, que por vezes interfere na produtividade do servidor.
Downloads
Referências
CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 3ª. ed. Barueri: Manole, 2014.
DIAS, C. A Importância do Autoconhecimento para o Desenvolvimento Pessoal! Administradores.com.br, 2018. Disponivel em: <http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/a-importancia-do-autoconhecimento-para-o-desenvolvimento-pessoal/110976/>. Acesso em: 10 Agosto 2018.
GARBELINI, V. M. P. Negociação e conflitos. 1ª. ed. Curitiba: InterSaberes, 2016.
KNAPIK, J. Gestão de pessoas e talentos. 1ª. ed. Curitiba: Intersaberes, 2012.
RODERMEL, P. M.; SCHIMIDT, M. D. C.; STADLER, A. Desenvolvimento gerencial, estratégia e competitividade. Curitiba: Intersaberes, v. 3, 2012.
SCMIDT, M. D. C. Desenvolvimento gerencial. In: RODERMEL, P. M.; STADLER, A. Desenvolvimento gerencial, estratégia e competividade. Curitiba: Intersaberes, 2012. Cap. Primeira parte.
TEIXEIRA, J. M. B.; RIBEIRO, M. T. F. Gestão de pessoas na Administração Publica teorias e conceitos. Curitiba: InterSaberes, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob modalidade de licença Creative Commons (Atribuição- Não Comercial- Sem Derivações 2.0 Brasil (CC BY-NC-ND 2.0 BR))
(https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.0/br/),
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.