Desenvolvimento gerencial: ampliando aptidões e perspectivas na evolução das pessoas nas organizações

Autores

  • Ladislau Antonio Lopes Neto

Palavras-chave:

desenvolvimento, liderança, autoconhecimento, recrutamento, ética.

Resumo

Este artigo apresenta como objetivo a evolução dos servidores e colaboradores como forma de dinamizar o desenvolvimento na instituição. Possui como base a pesquisa bibliográfica com enfoque no estudo exploratório, analisa e discute a transformação da gestão através do desenvolvimento gerencial nas organizações públicas, com foco no servidor. Neste interim, se verifica a importância de novas metodologias serem aplicadas nas instituições, facilitando o gestor na administração de pessoas. Essa cultura é relevante como forma de transformar o servidor em colaborador, buscado com isso a eficiência no serviço público. A pesquisa bibliográfica foi desenvolvida através de revisão bibliográfica, buscando informações em material já publicado, consultado diretamente pelo o autor. No desenho da pesquisa, a coleta de dados é realizada através de documentos, do conhecimento abordado de forma cientifica e pela análise das publicações, já delimitada na pesquisa. Assim sendo verifica-se ser importante a transformação dos servidores em colaboradores, através da implantação do desenvolvimento gerencial, reconhecendo a necessidade de dotar estratégias de comunicação, liderança, aspectos comportamentais e ambientais. Outro fato que não foi discutido neste artigo, mas é de suma importância ser revisto nas suas consequências, é a estabilidade no serviço público, que por vezes interfere na produtividade do servidor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 3ª. ed. Barueri: Manole, 2014.

DIAS, C. A Importância do Autoconhecimento para o Desenvolvimento Pessoal! Administradores.com.br, 2018. Disponivel em: <http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/a-importancia-do-autoconhecimento-para-o-desenvolvimento-pessoal/110976/>. Acesso em: 10 Agosto 2018.

GARBELINI, V. M. P. Negociação e conflitos. 1ª. ed. Curitiba: InterSaberes, 2016.

KNAPIK, J. Gestão de pessoas e talentos. 1ª. ed. Curitiba: Intersaberes, 2012.

RODERMEL, P. M.; SCHIMIDT, M. D. C.; STADLER, A. Desenvolvimento gerencial, estratégia e competitividade. Curitiba: Intersaberes, v. 3, 2012.

SCMIDT, M. D. C. Desenvolvimento gerencial. In: RODERMEL, P. M.; STADLER, A. Desenvolvimento gerencial, estratégia e competividade. Curitiba: Intersaberes, 2012. Cap. Primeira parte.

TEIXEIRA, J. M. B.; RIBEIRO, M. T. F. Gestão de pessoas na Administração Publica teorias e conceitos. Curitiba: InterSaberes, 2017.

Downloads

Publicado

2019-06-17

Edição

Seção

Artigos de Acadêmicos da Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança