RPG e ensino de história medieval: repensando os Vikings
Resumo
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A chamada Era Viking é o recorte da História Medieval escolhido para esta pesquisa, período pouco abordado em sala de aula no ensino básico, associado a estereótipos reducionistas e fantasiosos em jogos, filmes e livros. No mundo ocidental, o viking foi historicamente taxado como “bárbaro”. É necessário repensar essa sociedade em sua complexidade e em seu período específico. O objetivo deste estudo é problematizar a abordagem acerca dos vikings para uma reelaboração crítica do conhecimento. Neste sentido, o Role-Playing Game (RPG) é um inovador aliado, pela possibilidade de recriação de qualquer contexto histórico. Incorporado à didática, o RPG pode incentivar a pesquisa e a produção de textos discentes. Por meio de uma atividade realizada em um colégio estadual localizado em Colombo–PR, com turma do 7º ano do ensino fundamental, averiguou-se o quanto o RPG pode contribuir para analisar e aperfeiçoar o conhecimento dos alunos a respeito dos vikings, suas vantagens pedagógicas e seus limites para a compreensão histórica.
Palavras-chave: RPG. Ensino de História. Vikings.
Abstract
The so-called Viking Age is the cutout of Medieval History chosen for this research, a period little addressed in the classroom in elementary education, and associated with reductionist and fantasy stereotypes in games, movies, and books. In the Western world, the Viking has historically been labeled as a "barbarian". It is necessary to rethink this society in its complexity and specific period. This study objective is to discuss the approach about the Vikings for a critical reworking of knowledge. In this sense, the Role-Playing Game (RPG) is an innovative ally, by the possibility of recreating any historical context. Incorporated into didactics, the RPG can encourage students' research and written production. Through an activity carried out in a state school located in Colombo-PR, with a 7th grade class of an elementary school, it was verified how much the role-playing game can contribute to analyze and improve the students' knowledge about the Vikings, its pedagogical advantages, and limits to the historical understanding.
Keywords: RPG. Vikings. History Teaching.
Resumen
La llamada Era Vikinga es parte de la Historia del Medioevo, escogida para esta investigación; se trata de un período poco tratado en clases de educación básica, asociado a estereotipos reduccionistas y fantasiosos en juegos, películas y libros. En el mundo occidental, el vikingo fue históricamente calificado de “bárbaro”. Es necesario repensar esa sociedad en su complejidad y en su período específico. El objetivo de este estudio es problematizar el enfoque dado a los vikingos para una reelaboración crítica del conocimiento. En ese sentido, el Role Playing Game (RPG) es un innovador aliado, por la posibilidad de recreación de cualquier contexto histórico. Incorporado a la didáctica, el RPG puede estimular la investigación y producción de textos de alumnos. Por medio de una actividad realizada en un colegio estadal ubicado en Colombo-PR, con un grupo de 7o grado de educación básica, se pudo comprobar lo que el RPG puede aportar para el análisis y mejoramiento del conocimiento de los alumnos sobre los vikingos, sus ventajas pedagógicas y sus límites para la comprensión histórica.
Palabras-clave: RPG. Enseñanza de Historia. Vikingos.
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