Audiovisual como meio interdisciplinar entre as disciplinas de Arte e Português no ensino médio
Resumo
O presente trabalho parte da premissa que a disciplina de Arte dentro do currículo escolar estabelece relação com diferentes linguagens artísticas, entre elas, a linguagem audiovisual. Frente aos recursos da educação interdisciplinar, a linguagem audiovisual pode ser um meio entre as disciplinas Arte e Português, no ensino médio. Pretende investigar as possibilidades desta conexão interdisciplinar, considerando cada um dos seus aspectos individualmente e em conjunto. Os resultados da pesquisa se orientam à pré-produção de um audiovisual, para o qual é necessário elaborar um roteiro utilizando gêneros textuais. Para além da pesquisa realizada, propõe-se reflexão sobre a questão da interdisciplinaridade com os docentes.
Palavras-chave: artes visuais; interdisciplinaridade; português; audiovisual.
Abstract
The present work is based on the premise that the discipline of Art in school curriculum establishes a relation with different artistic languages, among them, the audiovisual language. Before interdisciplinary education resources, audiovisual language can be a medium between the disciplines of Art and Portuguese in high school. It intends to investigate the possibilities of this interdisciplinary connection, considering each of its aspects individually and together. The results of the research are oriented to the pre-production of an audiovisual, for which it is necessary to elaborate a script using textual genres. In addition to the research carried out, reflection is proposed on the issue of interdisciplinarity with the teachers.
Keywords: visual arts; interdisciplinarity; Portuguese; audiovisual.
Resumen
El presente trabajo parte de la premisa que la asignatura Arte dentro del currículo escolar establece relación con diferentes lenguajes artísticos, entre ellos, el lenguaje audiovisual. Frente a los recursos de la educación interdisciplinaria, el lenguaje audiovisual puede ser un medio entre las asignaturas Arte y Portugués, en la educación media. Se pretende estudiar las posibilidades de esa conexión interdisciplinaria, considerando cada uno de sus aspectos en forma individual y en conjunto. Los resultados de la investigación se dirigen a la preproducción de un audiovisual, para lo cual es necesario elaborar un libreto utilizando los géneros textuales. Más allá del estudio realizado, se sugiere una reflexión sobre la cuestión de la interdisciplinaridad con los docentes.
Palabras-clave: artes visuales; interdisciplinaridad; portugués; audiovisual.
Downloads
Referências
ALVES, Marcia N.; FONTOURA, Mara; ANTONIUTTI, Cleide Luciane. Mídia e produção audiovisual: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2012.
BARBOSA, Ana Mae. O dilema das artes no ensino médio no Brasil. PÓS — Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 7, n. 13, maio 2017.
BRASIL. Lei n.o 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 05 abril 2022.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Fundamental, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf. Acesso em: 23 março 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 05 abril 2022.
BRASIL. Lei no 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília: Presidência da República, 2017b.
COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro [recurso eletrônico]: teoria e prática. 5. ed. São Paulo: Summus, 2018.
FAZENDA, Ivani (org.). O que é interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2008.
FIELD, S. Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
LABRE, Juliana. A linguagem audiovisual em sala de aula como possibilidade interdisciplinar para o ensino de geografia. Khóra, Revista transdisciplinar, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 1-24, out. 2015.
MOLETTA, A. Criação de curta metragem em vídeo digital: uma proposta de produção de baixo custo. São Paulo: Summus, 2009.
NASCIMENTO, Vanderléia Santos de Jesus. Ensino de arte: contribuições para uma aprendizagem significativa. In: ENCONTRO POLÍTICAS PARA AS ARTES. INTERAÇÕES ESTÉTICAS EM REDE, 2., 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2012. p. 1-12.
PERUYERA, Matias. Laboratório de artes visuais: audiovisual e animação. 1. ed. Curitiba: InterSaberes, 2020. 199 p.
REGGIANI, Carolina. Pós-produção: O que vem depois da filmagem de vídeos incríveis. Voxel Digital, [s. l.], c2019. Disponível em: https://www.voxeldigital.com.br/blog/pos-producao-filmagem-de-videos/. Acesso em: 29 mar. 2022.
TEIXEIRA, Ivana Siqueira; VASCONSELOS, Jéssica Santos. Gêneros textuais e interdisciplinaridade: Uma abordagem pertinente para o ensino de LP. Revista Ao Pé da Letra, Recife, v. 17, n. 2, p. 61-73, 2015. ISSN: 1984-7408. Disponível em: https://issuu.com/revistaaopedaletra/docs/ebook-aopedaletra-17-2. Acesso em: 25 abril 2022.
THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 39, p. 545-554, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000300010. Acesso em: 06 abril 2022.
ZAGONEL, Bernadete (org.). Metodologia do ensino das artes. Curitiba: InterSaberes, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)
- Francini Souza de Oliveira, Etienne Henklein, Suziane Alves Santana Paixão, A leitura de imagem através das obras de Cândido Portinari , Caderno Intersaberes: v. 10 n. 24 (2021): Práticas culturais e corporais em debate
- Tatiane Berti, Etienne Henklein, Fernanda Yumi Kohatsu Feliciano, O ensino da arte na inclusão de alunos com deficiência intelectual moderada , Caderno Intersaberes: v. 10 n. 24 (2021): Práticas culturais e corporais em debate
- Leonardo Lizardo, Etienne Henklein, Paulo Yutaka Toyoshima Girata, O uso da fotografia nas aulas de Artes Visuais no Ensino Médio , Caderno Intersaberes: v. 11 n. 31 (2022): Competências, tecnologia e inovação
- Etienne Henklein, Jomar Villanova, Multiculturalismo na educação a distância (EAD) , Caderno Intersaberes: v. 11 n. 31 (2022): Competências, tecnologia e inovação
- Ana Hauck, Etienne Henklein, Escola e museu: uma relação possível , Caderno Intersaberes: v. 11 n. 31 (2022): Competências, tecnologia e inovação