OS REFUGIADOS NO BRASIL: DIREITOS E DESAFIOS

Autores

  • André Martini UNINTER

Palavras-chave:

Direito dos refugiados. Políticas públicas. Desafios sociais.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo central demonstrar os principais direitos relacionados aos refugiados, e a partir daí, demonstrar quais são as problemáticas existentes no Brasil responsáveis por tornar esses direitos relativamente ineficazes. Nesse sentido, apoiados na doutrina de Flávia Piovesan e outros autores, demonstraremos inicialmente as principais fontes de direito positivado que versam sobre os refugiados, no âmbito do Direito Internacional, sobretudo a Convenção de 1951, assim como, destacaremos brevemente as dificuldades que enfrentam no processo de refúgio. Por conseguinte, voltaremos o foco para o âmbito nacional, procurando ressaltar os dispositivos normativos que aqui vigoram, bem como, buscaremos refletir acerca das razões pelas quais se dá a resistência em aplicar as políticas públicas que visem assegurar os direitos dos refugiados, baseados na doutrina de Vanessa Oliveira Batista, Fernando Aith, Andrés Ramirez e outros. Nesta ocasião, perceberemos o grande ponto central do estudo, qual seja a problemática em torno da organização social que culmina na ineficácia dos dispositivos normativos que determinam a atuação do Estado, como bem veremos a partir da visão de Antonio Carlos Wolkmer, oportunidade em que recorreremos aos fundamentos do pluralismo social, como alternativa possível para resolver essa questão. Sendo assim, espera-se que seja possível compreender a relação que há entre o modelo de organização social que rege o Estado e a viabilidade da implantação de políticas públicas que visem promover os direitos dos refugiados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Martini, UNINTER

Bacharel em Direito

Referências

AITH, Fernando. Políticas públicas de Estado e de governo: instrumentos de consolidação do Estado Democrático de Direito e de promoção e proteção dos direitos humanos. In.: Políticas públicas: reflexões sobre o conceito jurídico. São Paulo: Saraiva, 2006.

BASSEGIO, Luiz; UDOVIC, Luciane. Migrações, crise e direitos. In.: Direitos Humanos no Brasil 2010: relatório da rede social de Justiça e Direitos Humanos. São Paulo: Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, 2010.

BATISTA, Vanessa Oliveira. Os avanços da proteção das minorias no Brasil. In.: Direito à diferença: Aspectos de proteção específica às minorias e aos grupos vulneráveis. Vol. III. São Paulo: Saraiva, 2013.

BRASIL. Lei n. 9.474, de 22 de julho de 1997. Brasília, 1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9474.htm. Acesso em 30 mai. 2017.

CINCO anos de conflito na Síria. In: ACNUR. 15 mar. 2016. Disponível em: http://www.acnur.org/portugues/noticias/noticia/cinco-anos-de-conflito-na-siria/ Acesso em 30 mai. 2017.

Convenção relativa ao estatuto dos refugiados de 1951. In.: ACNUR. Disponível em: http://www.acnur.org/t3/fileadmin/Documentos/portugues/BDL/Convencao_relativa_ao_Estatuto_dos_Refugiados.pdf. Acesso em 30 mai. 2017.

Declaração Universal dos Direitos Humanos. In.: ONU. Disponível em: http://www.onu.org.br/img/2014/09/DUDH.pdf. Acesso em 30 mai. 2017.

FUSARO, Karin. Após 4 anos de conflito na Síria, Brasil lidera acolhimento de refugiados sírios na América Latina. In.: ACNUR. 13 mar. 2015. Disponível em: http://www.acnur.org/portugues/noticias/noticia/apos-4-anos-de-conflito-na-siria-brasil-lidera-acolhimento-de-refugiados-sirios-na-america-latina/. Acesso em 30 mai. 2017.

GABURRI, Fernando. As ações afirmativas e as minorias no Brasil: o princípio da igualdade como meio de viabilização do pleno exercício de direitos humanos de minorias e grupos vulneráveis. In.: Direito à diferença: Aspectos de proteção específica às minorias e aos grupos vulneráveis. Vol. III. São Paulo: Saraiva, 2013.

JUBILUT, Liliana Lyra. O Direito internacional dos refugiados e sua aplicação no orçamento jurídico brasileiro. São Paulo: Método, 2007. Disponível em: http://www.acnur.org/t3/fileadmin/Documentos/portugues/Publicacoes/2013/O_Direito_Internacional_dos_Refugiados.pdf. Acesso em 30 mai. 2017.

LEAL, Rogério Gesta. Direitos Humanos e humanismo: uma necessária integração. In.: Humanismo latino e estado no Brasil. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2003.

LÉLLIS, Leonardo. Direito Internacional Público tem falhado em garantir paz e estabilidade no mundo. In.: CONJUR. 14 mai. 2017. Disponível em: http://www.conjur.com.br/2017-mai-14/entrevista-valerio-mazzuoli-especialista-direito-internacional#top. Acesso em: 30 mai. 2017.

PIOVESAN, Flávia. Temas de direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 2016.

Protocolo de 1967 relativo ao estatuto dos refugiados. In.: ACNUR. Disponível em: http://www.acnur.org/fileadmin/scripts/doc.php?file=fileadmin/Documentos/portugues/BD_Legal/Instrumentos_Internacionais/Protocolo_de_1967. Acesso em 30 mai. 2017.

RAMIREZ, Andrés. Fluxo migratórios forçados e os desafios da proteção dos refugiados. In.: Direito à diferença: Aspectos de proteção específica às minorias e aos grupos vulneráveis. Vol. II. São Paulo: Saraiva, 2013.

RAMOS, André de Carvalho. Curso de Direitos Humanos. 4.ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

RAMOS, André de Carvalho; RODRIGUES, Gilberto; ALMEIDA, Guilherme Assis de. 60 anos de ACNUR: perspectivas de futuro. São Paulo: Editora CLA Cultural, 2011.

WOLKMER, Antonio Carlos. Ideologia, Estado e direito. 4.ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2003.

WOLKMER, Antonio Carlos; NETO, Francisco Q. Veras; LIXA, Ivone M.. Pluralismo Jurídico. São Paulo: Saraiva, 2010.

Downloads

Publicado

2019-06-17

Edição

Seção

Artigos de Acadêmicos da Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança